Confira abaixo 10 dicas de manutenção básica que vão reduzir muito os riscos da sua moto dar algum problema. Além disso, farão a moto proporcionar sua melhor performance sem deixar de lado a economia de combustível, a redução nos custos da própria manutenção (peças e serviços) e, também, sua segurança.
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10 cuidados para sua moto não te deixar na mão
1. Lubrifique a corrente
Em teoria, toda corrente deve ser lubrificada a cada 500 quilômetros rodados, no mínimo, e esse é um dos cuidados básicos com a sua moto. Quanto mais tempo você rodar sem lubrificá-la, mais esforço ela fará e menor será sua vida útil. Quem tem paciência para fazer isso uma vez por semana pode ter certeza: a relação da moto vai durar muito! Mais que frequência, fique ligado nos imprevistos - se pegar chuva e muita sujeira de pista, antecipe a lubrificação.Além de lubrificar, mantenha o conjunto bem regulado: dê aquela esticadinha na corrente quando apresentar folga maior que a ideal. E nunca é demais lembrar que trocar o conjunto corrente, coroa e pinhão não é barato - ainda mais com frequência excessiva.
2. Calibre os pneus
Pode parecer bobagem, mas calibrar os pneus toda semana é importante. Faça-o com esta regularidade, de preferência no mesmo posto e no mesmo calibrador - e sempre com os pneus "frios" - quando esquentam, a pressão interna sobe, o que pode te enganar na hora da calibragem.Pneus descalibrados aumentam o consumo de combustível, reduzem a eficiência da frenagem e exigem mais do motor, já que a aderência ao piso é alterada (a moto fica mais "pesada"). Bote sempre a pressão indicada no manual da moto, e siga as medidas para uso sozinho ou com garupa.
3. Troque óleo e filtros de óleo e de ar
Óleo do motor, filtro de óleo e filtro de ar: esses três componentes de desgaste são os "órgãos vitais" da sua moto. Trocá-los nos intervalos adequados tem de estar entre os cuidados para fazer com que a moto funcione com a correta lubrificação das partes internas e com o fluxo ideal de ar na admissão. O resultado? Sua moto vai te oferecer a melhor performance possível e apenas a manutenção normal, sem que seja preciso fazer algum conserto inesperado (e eventualmente caro).Siga as especificações do manual da moto, mas você sempre pode botar lubrificantes ou peças com especificações superiores - nunca inferiores. E não faça economia boba: ao trocar o óleo, troque também o filtro de óleo (não siga a regrinha de "dois pra um"). Pense assim: de que adianta botar um óleo novo se o filtro está contaminado com impurezas do óleo velho?
4. Verifique os apertos dos parafusos
Não importa qual é a sua moto: a cada revisão, peça para verificar os apertos de todos os parafusos acessíveis. Toda moto vibra e, a longo prazo, isso pode gerar folgas nos parafusos e porcas, com risco até de deixar peças pelo caminho. Na melhor das hipóteses, parafusos e porcas frouxas podem fazer com que algum sistema pegue folga e não funcione corretamente.5. Cuide das suspensões
s garfos telescópicos trabalham com óleo dentro, que é comprimido e descomprimido continuamente. São peças feitas para isso, mas com o tempo perdem suas propriedades - e está ai mais um cuidado que você deve ter com sua moto.Quando a peça perde suas propriedades, a suspensão dianteira começa a "bater", o que pode causar estouro de retentores e até arranhar o cromo das bengalas. Aí, é mais serviço a fazer e mais custo. Então, não economize se precisar trocar o óleo das bengalas: é um serviço relativamente simples e ficará mais barato do que trocar óleo e também retentores - ou, pior, ter que refazer o cromo.
6. Lubrifique os cabos de freio e de embreagem
Nada pior do que estar naquele passeio ou na ralação e um cabo de acelerador ou de embreagem se partir. Gambiarras podem resolver, mas sair do planejado é sempre muito ruim. A prevenção é sempre manter os cabos lubrificados e ter certeza de que os conduítes externos estão passando por onde devem, sem estar "mordidos" ou pressionados.E mais: se um cabo começar a apresentar uma folga incômoda, troque-o imediatamente. Por falar em troca, não espere o fim de sua vida útil e faça-o periodicamente. Assim, é garantido que você não ficará na mão por causa de qualquer cabo. Dica extra: sempre que parar - em um semáforo, por exemplo -, bote o câmbio no neutro e solte o manete de embreagem.
7. Lave a moto
Manter a moto limpa é importante para que ela funcione bem. Mas não basta apenas jogar água e sabão sempre. Aproveite a lavagem para, depois da secagem, adotar outros cuidados com a sua moto: lubrificar as partes móveis, aplicar um desengripante em alguns componentes e verificar contatos elétricos - inclusive os menos acessíveis. Para isso, tire pelo menos o banco e confira o estado de terminais e dos bornes da bateria. Se eventualmente pegou chuva, muita sujeira de pista ou até estrada de terra ou lama, isso é mais importante ainda.8. Obedeça às especificações da moto
Toda moto tem suas próprias especificações e, por tabela, seus limites. A capacidade de carga, por exemplo, é importante: não tente levar 200 quilos em uma moto que só admite 150 quilos. Isso poderá acarretar danos como estouro de amortecedores, comprometimento da caixa de direção e até quebra do quadro. Além disso, use pneus adequados à sua moto - os pneus também têm especificações, como índice de velocidade e capacidade de peso.9. Faça manutenção nos freios
Moto é feita para andar, mas também precisa parar. Então a(s) pastilha(s) de freio têm que estar em bom estado, assim como discos de freio e o próprio óleo dos sistema. A dica, aqui, é não esperar dar problema para resolver.Troque a(s) pastilha(s) assim que estiverem mais próximas do fim do que da metade da vida útil, troque o disco se ele estiver arranhado (compromete a frenagem e a pastilha) e, pelo menos uma vez por ano, substitua o óleo de freio, para evitar acúmulo de sujeira no sistema (burrinho, êmbolo, pinça, pistão etc) e o comprometimento da eficiência da frenagem. Mais uma vez: é barato e evita danos maiores e mais caros de resolver.
10. Use combustível bom e pilote civilizadamente
Claro que é difícil verificar a qualidade do combustível toda vez que você vai abastecer, mas reduza seus riscos tendo entre os cuidados do dia a dia o de colocar gasolina em sua moto sempre em postos que você conheça ou dos quais tenha boas referências. Combustível ruim pode causar danos sérios no motor e em seus periféricos - carburador, injeção etc -, o que gera custos elevados e compromete até a vida útil do propulsor.Por fim, pilote civilizadamente: motos conduzidas da forma correta, com uso adequado da aceleração, da embreagem e dos freios, dão muito menos problemas que as conduzidas sem qualquer cuidado. Sem contar que quem pilota assim só faz papel de ridículo, embora acredite estar tirando a maior onda...
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