Yamaha recria a primeira moto de sua história

Criada em parceria com a customizadora Bendita Macchina, a Red Dragonfly de 1955 foi refeita em cima de uma Factor 125

  1. Home
  2. Motos
  3. Yamaha recria a primeira moto de sua história
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Yamaha comemorou, no último dia 10 de novembro, 50 anos de atuação no Brasil. Para comemorar e relembrar a sua trajetória, a marca resolveu recriar no país um ícone de sua história: a Red Dragonfly - a primeira Yamaha feita no mundo.

Thumbnail 2. Yamaha Red Dragonfly
O estilo da réplica é completamente fiel ao modelo original de 1955
Crédito: divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A Red Dragonfly, ou Libélula Vermelha, foi criada em 1955 no Japão Pós-Guerra. Foi uma espécie de símbolo de esperança para o futuro da indústria no país. Tinha motor dois tempos refrigerado a ar, com 125cm³. A cor vermelha também era um diferencial, já que na época quase todas as motos eram pintadas somente na cor pretas.

Thumbnail 3. Yamaha Red Dragonfly
Detalhes no tanque: pintura bicolor, porta-luvas e tampa do bocal cromada
Crédito: divulgação
toggle button

Pouco depois de ser lançada, a Red Dragonfly venceu a Corrida de Subida do Monte Fuji - uma das mais importantes do país. No final do trajeto, sete dos 10 finalistas pilotavam uma Red Dragonfly.

Thumbnail 4. Yamaha Red Dragonfly
O assento é solo, estilo selim. E o motor é o flex da Factor 125
Crédito: divulgação
toggle button

Essa história levou a Yamaha Motor do Brasil, em parceria com a customizadora Bendita Macchina, a reviver todo esse legado japonês em uma réplica brasileira. O projeto usou como base uma Yamaha Factor 125 Blueflex produzida por aqui

Thumbnail 5. Yamaha Red Dragonfly
Charme: o velocímetro vai embutido na cuba do farol
Crédito: divulgação
toggle button

Essa réplica foi feita de forma totalmente manual, desde a montagem da carenagem até a escolha da cor que mais se aproximava da usada no modelo original. E nasceu a Red Dragonfly Brasileira.

Para divulgar a iniciativa, a Yamaha produziu um vídeo que resume o processo de construção do projeto e exibe detalhes da transformação da Factor 125 Blueflex no modelo histórico da Yamaha. Confira abaixo:

Comentários