A hora da verdade para a Honda XRE 190

Posicionada entre a NXR 160 Bros e a XRE 300 Sahara, moto chega à linha 2025 com mudanças e fica ainda mais interessante

  1. Home
  2. Motos
  3. A hora da verdade para a Honda XRE 190
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Honda lançou, oficialmente, a linha 2025 da XRE 190. O modelo já até aparecia no site oficial da marca no Brasil, mas somente agora foi apresentado oficialmente à imprensa. E fomos a Indaiatuba (SP) conhecê-la de perto.

Muita gente critica a XRE 190, a ponto de dizer que esse modelo nem deveria existir. Afinal, embora seja posicionada entre a NXR 160 Bros e a XRE 300 Sahara, fica bem mais próxima da primeira - em especificações e preços.

No geral, os brasileiros que gostam de reclamar costumam dizer que a XRE 190 é apenas "uma Bros um pouco melhorada e com motor pouca coisa maior". Quer saber? Eles têm razão. Mas isso não é demérito e, pelo contrário, é aí que residem as peculiares virtudes dessa moto.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
A Honda XRE 190 2025 foi aprimorada e tornou-se uma opção melhor ainda de trail de baixa cilindrada
Crédito: Divulgação/Caio Mattos
toggle button

A XRE 190 é uma Bros melhorada?

A XRE 190 é uma Bros melhorada? Sim. Só que são upgrades que fazem diferença. No design a XRE 190 sempre foi mais bonita, encorpada e elegante. Nesta linha 2025, o visual ficou mais bacana, com carenagens encorpadas, farol bonito e um aspecto geral mais sofisticado.

O design da Honda XRE 190 ficou mais encorpado, bonito e elegante
Crédito: Divulgação
toggle button

A moto ainda ganhou novo banco mais anatômico, iluminação full-LED, painel de instrumentos blackout mais completo, novo escapamento, novas alças de garupa, pedaleiras do garupa em alumínio, tomadinha USB-C e suspensão dianteira com telescópios de 33 mm (antes, tinham 31 mm).

A Bros, embora seja uma excelente moto e ótima opção de trail de baixa cilindrada que topa tudo, sempre foi magricela e com aparência de moto espartana. E, mesmo na linha 2025, que também teve melhorias, ainda mantém essa impressão.

AXRE 190 ganhou tomadinha USB-C na linha 2025: detalhe útil nos dias de hoje
Crédito: Divulgação
toggle button

Ou seja, mesmo levando-se em conta que ambas compartilham, veja só, vários componentes - caso de rodas e chassi, entre outros -, no visual a distância entre as duas aumentou.

Na condução, a XRE 190 também sempre foi melhor. Mais agradável e gostosa de pilotar, e um pouco mais confortável. E, também, mais "sólida", dando ao piloto a sensação de estar conduzindo uma moto mais encorpada.

São três cores na linha 2025: a discreta azul, a exclusiva cinza Adventure e a tradicional vermelha
Crédito: Divulgação
toggle button

Na Bros, a sensação é de estar pilotando uma moto levíssima, bem básica e até frágil - coisa que, claro, sabemos que não é. Mas que parece, parece. Novamente há uma boa distância entre as duas.

Na mecânica, as duas são próximas - até porque o motor de 160 cm³ da Bros "deu origem" ao de 190 cm³ da XRE. É o mesmo motor, apenas com capacidade cúbica aumentada.

Na Bros, o monocilíndrico flex, injetado e refrigerado a ar entrega 14,2/14,3 cv de potência a 8.000 rpm e 1,44/1,45 kgf.m de torque a 5.500 rpm (gasolina/etanol).

Na XRE 190, são 15,9/16 cv de potência a 8.000 rpm e 1,65/1,66 kgf.m de torque a 6.000 rpm (gasolina/etanol).

O motor de 190 cm³ deriva do de 160 cm³ da Bros e da CG. Apenas tem mais capacidade cúbica
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas esses números tão próximos fazem diferença? Sim, fazem. Porque, na cidade, no anda-e-para, qualquer torque a mais faz diferença. E na estrada qualquer pocotó a mais, principalmente em giros altos, também muda a sua vida.

Nesse meu test-ride com a XRE 190 2025, aliás, peguei bastante estrada. E vi uma moto desinibida, que responde com vigor - dentro de suas limitações, claro -, e que chegou a 120 km/h sem parecer que vai explodir. Porém, acima disso, em velocidade real, só nas descidas, com vento a favor e se o segundo sol chegar para realinhar as órbitas dos planetas.

O banco ficou mais anatômico, mas a espuma continua mais densa que o desejável
Crédito: Divulgação
toggle button

Sob condução civilizada, porém até forte e buscando diversão, a XRE 190 não mostrou ruídos do motor ou vibrações excessivas. Me incomodaram apenas o banco, que apesar de mais anatômico continua duro, e o ruído aerodinâmico do ar passando pelos vincos da nova carenagem, que é relativamente larga. Num primeiro momento cheguei a pensar que era aquele "rrrrrrrrr" de rolagem dos pneus mistos no asfalto. Mas não era.

As novas carenagens são bacanas, mas geram ruído aerodinâmico em altas velocidades
Crédito: Divulgação
toggle button

Além desses dois aspectos, é preciso falar do novo painel blackout: assim como em outros modelos da Honda, é bonito mas tem a visibilidade prejudicada em certas situações: sob sol forte, com acúmulo de poeira ou simplesmente se o piloto estiver de óculos escuros.

O painel ficou mais completo e tem fundo blackout, mas nem sempre é fácil de enxergar
Crédito: Divulgação
toggle button

Fora isso, nada a ponderar. A XRE 190 anda bem, curva bem, freia bem e transmite prazer na pilotagem - algo que a Bros, uma moto valente, mas de "batalha", efetivamente não consegue.

Quanto custa a Honda XRE 190?

Agora vamos aos preços. A NXR 160 Bros 2025 custa, atualmente, R$ 20.490 com freios CBS e R$ 21.390 com ABS. Já a XRE 190 linha 2025 parte de R$ 22.006 na versão standard e R$ 22.496 na versão Adventure, que se diferencia apenas pela cor cinza e por grafismos exclusivos.

Então, se você comprar a XRE 190 standard, de R$ 22.006, vai pagar meros R$ 616 por uma moto realmente superior. Aliás, porque esses R$ 6, dona Honda?

A que conclusão chegamos? Que sim, vale a pena pagar um pouco a mais pela XRE 190 - e você levará para casa uma moto mais bonita, elegante, completa e potente. A diferença nos preços é menor do que a diferença entre as motos.

No test-ride, a XRE 190 exibiu comportamento digno e seguro - andou, curvou e freou bem
Crédito: Divulgação/Caio Mattos
toggle button

Para quem a XRE 190 é boa opção?

Naturalmente para quem vai comprar uma moto para trabalhar em delivery ou entregas variadas a NXR 160 Bros é melhor opção. É mais barata e sua manutenção também tem custo um pouco mais baixo.

Mas quem pensa em uma trail de uso misto de baixa cilindrada apenas para mobilidade urbana e/ou lazer, a XRE 190 é bem mais interessante.

A NXR 160 Bros compartilha componentes com a XRE 190 e é melhor opção para trabalhar
Crédito: Divulgação
toggle button

Já quem quer uma trail de uso misto com desempenho mais forte deve investir na XRE 300 Sahara, que obviamente é mais cara - parte de R$ 28.170 - mas já encara estradas com mais desenvoltura do que a dupla Bros/XRE 190.

E, por fim, vale destacar que quem quer uma trail casca-grossa para andar na cidade ignorando buracos, valetas e quebra-molas, e também curtir umas estradinhas de terra e trilhas nos finais de semana deve esquecer isso tudo aí em cima e partir para a XR 300L Tornado 2025. É diversão garantida.

Com a XR 300L Tornado, a conversa é outra: aqui é topa-tudo mesmo, para se divertir...
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

Anuncie seu carro ou moto na Webmotors

Faça o anúncio do seu carro ou moto na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.

Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. Clique aqui e crie seu anúncio com desconto!

Comentários
Wid badge