A moda, agora, é botar radar na moto

Dispositivo que estreou na Ducati Multistrada V4, e logo estará em modelos KTM e BMW, agora entra na mira da Honda

  1. Home
  2. Motos
  3. A moda, agora, é botar radar na moto
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Ducati Multistrada V4 foi lançada recentemente e, entre vários atrativos, estreou mundialmente uma espécie de radar na moto. São pequenos sensores com 7 cm de comprimento, 6 cm de largura, 2,8 cm de altura e 190 gramas de peso, instalados na dianteira e na traseira da moto.

Na frente, serve ao "piloto automático", mantendo a moto em uma velocidade constante pré-definida e também a uma distância segura do veículo que vai à frente. Atrás, monitora pontos cegos e alerta sobre outros veículos se aproximando em alta velocidade.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Pois bem, o sistema parece ser a estrela da vez em termos de tecnologia para motocicletas. A KTM já anunciou que equipará sua 1.290 Super Adventure com dispositivo similar, e o mesmo acontecerá com a BMW R 1.250 RT. Agora, vazaram na internet imagens revelando que a Honda estuda fazer o mesmo na touring GL 1.800 Gold Wing

2. Honda Gold Wing (1)
O novo radar na moto da Honda seria instalado apenas na parte frontal da Gold Wing
Crédito: Divulgação
toggle button

E mais: a Honda estaria avaliando a aplicação do equipamento em outros modelos, como a big trail CRF 1.100L Africa Twin. As imagens vazadas, porém, só revelam onde o sensor seria instalado na Gold Wing - apenas na frente, e nada atrás.

Mas curioso, mesmo, é que as imagens revelam o que seria uma nova patente. Esse tipo de radar de moto é patenteado pela Bosch alemã - que, não por acaso, é a fornecedora das outras marcas. A Bosch também é velha parceira da Honda (fornece, por exemplo, radares para os automóveis da marca japonesa). Então, resta o mistério: que patente seria essa da Honda, agora?

3. Honda Gold Wing (1)
A imagem vazada sugere que o sensor ficaria entre os faróis, bem no meio da estrutura da carenagem dianteira
Crédito: Divulgação
toggle button

Ao que tudo indica, tem a ver, especificamente, com sua posição na moto, e não com o radar, exatamente. É que, nos automóveis, os radares costumam ficar atrás das grades frontais ou em outros lugares que não vão atrapalhar seu funcionamento. Na moto é mais complicado achar um lugar onde fiquem escondidos e, ao mesmo tempo, não percam eficiência.

O estudo da Honda parece querer resolver isso. Sugere que o espaço entre o sensor de radar e a carroceria seja preenchido com algum material esponjoso para evitar que as vibrações da carenagem sejam transmitidas para o próprio sensor de radar - a peça "enxerga" através de várias superfícies, mas funciona melhor se tiver pela frente materiais macios e planos.

Felizmente para a Honda a parte entre os faróis é plana e quase "vazia". Assim, o radar ficaria logo ali atrás do painel.

4. Honda Gold Wing (1)
A grande dúvida é sobre quais funções terá o radar a ser instalado na Gold Wing
Crédito: Divulgação
toggle button

A Gold Wing deverá ter o dispositivo até no máximo 2022. Se for incorporar mais funções que as atuais, aí a espera pode ser mais longa. A moto foi escolhida para ser a primeira Honda a receber o dispositivo pelo motivo habitual - sempre foi a vitrine de tecnologia da marca.

Sendo assim, é natural que novidades modernosas sejam aplicadas primeiramente no modelo. Muitas vezes a Gold Wing até teve papel pioneiro - mas, no caso do radar, comeu poeira das concorrentes e agora vai tentar equilibrar o jogo.

Comentários