Aprilia SMV 750 Dorsoduro, diversão em duas rodas

Supermotard, que começa a ser vendida na Europa; se destaca pelo visual arrojado e pela tecnologia embarcada
  1. Home
  2. Motos
  3. Aprilia SMV 750 Dorsoduro, diversão em duas rodas
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Pura diversão. Foi assim que a italiana Aprilia definiu sua supermotard recém-chegada ao mercado europeu de duas rodas, a SMV 750 Dorsoduro. A apresentação do modelo aconteceu no ano passado, durante o Salão de Milão, mas só agora ela começou a ser comercializada. Entre seus principais atrativos estão o visual arrojado e a tecnologia embarcada no conjunto. O preço sugerido é de cerca de US$ 12,6 mil.

Todo o projeto da Dorsoduro teve como inspiração os modelos de competição da marca que participam do mundial de Supermoto. Seguindo a filosofia “diversão na pilotagem”, a equipe de projetistas da Aprilia tinha como objetivo fabricar um modelo que pudesse oferecer o máximo em desempenho, agilidade e design, qualidades que todo piloto sonha ter em sua moto.

Na parte dianteira o destaque fica por conta do pára-lamas, alto e levemente angulado para baixo, característica típica das supermotards. O painel é bastante simplificado e tem um mostrador analógico para as rotações do motor e um outro, digital, para a velocidade e outras informações de funcionamento da moto. Um dos diferenciais da Dorsoduro é a utilização dos protetores de mãos, muito usados em modelos off-road.

Olhando a moto de frente, chama a atenção a grande área ocupada pelo radiador, localizado logo embaixo do tanque de combustível 12 l de capacidade. Como todo modelo de sua categoria, a altura do assento 870 mm é um item que deverá desagradar um pouco os pilotos de menor estatura. Na traseira os escapes duplos ficam logo abaixo da rabeta e têm desenho bastante interessante, que deu um ar mais agressivo ao conjunto. Mas não só de visual “vive” a Dorsoduro. A mecânica da moto também impressiona.

Mecânica

Um dos destaques, nesse sentido, é o sistema de gestão eletrônica “Tri Map” do propulsor, que permite ao piloto escolher entre três modos de condução: sport, touring e rain. Na primeira opção, o motor bicilindrico em “V” a 90º de 750 cm³ e quatro válvulas por cilindro, derivado do da estradeira Shiver 750, oferece a máxima performance, ou seja, libera os 92 cv a 8.750 rpm de uma só vez na roda traseira.

Já na opção touring, a entrega de potência é um pouco mais branda, facilitando a vida dos pilotos menos experientes. Por fim, a configuração rain do inglês “chuva” torna-se ideal para os pisos com baixa aderência, já que a força do motor cai ainda mais, não deixando a roda desgarrar em uma saída de curva, por exemplo.

Outra novidade na Dorsoduro é o sistema de aceleração eletrônica “ride-by-wire”, sem fios interligando a manopla e a borboleta do carburador. Gerenciado por uma central eletrônica que analisa diversos parâmetros da moto, como velocidade e faixa de rotação, seu objetivo é otimizar ao máximo o desempenho para o condutor. Completa a parte mecânica da moto o câmbio de seis velocidades e a transmissão final por corrente.

Suspensão e freios

Na parte ciclística, nenhuma grande novidade. O quadro em treliça formado por tubos de aço fica quase totalmente à mostra. O conjunto de suspensões usa um sistema upside-down com tubos de 43 mm e curso de 160 mm na dianteira. Atrás, a balança é fabricada em liga de alumínio fixada a monoamortecedor hidráulico com 160 mm de curso e regulável na pré-carga da mola. Os freios são de dois discos com 320 mm de diâmetro na frente e disco simples de 240 mm na parte de trás. As rodas em liga de alumínio de 17” estão calçadas por pneus 120/70 ZR na dianteira e 180/55 ZR traseira. O peso a seco é de 186 kg.

A nova Aprilia SMV 750 Dorsoduro já está disponível no mercado europeu e promete ser a nova sensação entre os modelos supermotard, que, diga-se, vêm se tornando uma verdadeira febre no mundo inteiro. Algumas de suas principais concorrentes incluem Husqvarna SM610, KTM 690 Supermoto e Yamaha XT 660X. Qualidade para encarar suas rivais a Aprilia garante que a Dorsoduro tem; resta saber se o modelo cairá nas graças do consumidor em um mercado tão novo e competitivo como o das supermotards.

Gosta das supermotard e de motos trail?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas para estas motos:

Husqvarna SM 610

Yamaha XT 600 E

Sundown STX

Yamaha DT 180 Z Trail

Yamaha DT 200

Yamaha DT 200 R

Yamaha XT 225

Honda NX 150

Honda XLX 250 R

Honda XLX 350 R

Honda XR 200 R Honda XR 250 Tornado

Suzuki DR

Leia também:

Yamaha V-Max

Bimota BD6R Delírio, exclusiva e artesanal

Bimota desembarca no Brasil com quatro modelos

BMW R 1200 GS, uma alemã revigorada, chega ao Brasil

MV Augusta Brutale 1078RR, la più bella moto a Milano

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors