Avaliação da MVK Spyder - estilo Easy Rider em 270 cm³

De origem chinesa, o modelo chopper traz como principais características garfo alongado, motor de dois cilindros paralelos de 21 cv e custa R$ 15.580
  1. Home
  2. Motos
  3. Avaliação da MVK Spyder - estilo Easy Rider em 270 cm³
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- O filme Easy Rider Sem Destino, estrelado por Peter Fonda, Dennis Hopper e Jack Nicholson, completou 40 anos em 2009. Ícone entre os motociclistas, a película transformou a motocicleta em símbolo de liberdade e ousadia sobre duas rodas. Para testar a exótica MVK Spyder é preciso “incorporar” a irreverência dos hippies dos anos 60. Construída no estilo chopper pela marca chinesa Regal-Raptor, o modelo conta com garfo bastante alongado e grande ângulo de cáster, muitos cromados, tanque decorado com labaredas flames prateadas, freio a disco em ambas as rodas e motor de dois cilindros paralelos de quase 21 cv de potência. O preço sugerido é de R$ 15.580.

À primeira vista, a MVK Spyder parece que foi feita de forma artesanal. A moto impressiona pelo comprimento - 2.580 mm - e pela grande distância entre-eixos – 1.880 mm. Só para comparar, a Harley-Davidson Rocker tem 1.760 mm e a Yamaha Midnight Star 950 conta com 1.685mm. Os números mostram dois lados de uma mesma moeda, já que com esta configuração a moto roda com mais desenvoltura em estradas retas e bem pavimentadas. Em trechos muitos sinuosos, manobras em baixa velocidade ou para o simples ato de estacionar, o motociclista sofre um pouco para realizar as operações.

Quando o piloto sobe na Spyder e liga o motor, o som grave que se propaga pelos dois escapamentos - um cano de cada lado - lembra as motos de maior cilindrada e potência. Com o modelo em movimento, braços e pernas ficam bem à frente. Isso em função da adoção de um guidão reto T-Bar e também pelas pedaleiras avançadas, que em curvas muito fechadas podem raspam no asfalto. Já no trânsito urbano – piso irregular e corredores apertados, a maneabilidade desta moto fica muito prejudicada.

Motor e ciclística

A MVK Spyder está equipada com motor de dois cilindros paralelos, quatro tempos, comando simples no cabeçote OHC, que gera 20,8 cv a 8.000 rpm de potência máxima e torque máximo de 1,85 kgf.m a 6.500 rpm. Com 270 cm³, 180 kg a seco, falta um pouco mais vigor ao propulsor fabricado pela chinesa Regal-Raptor, que gosta de trabalhar em médias e altas rotações. A configuração do motor de dois cilindros gêmeos lembra a utilizada nas saudosas Honda CB 400/450, na década de 80. A alimentação anda é feita por dois carburadores. Outro ponto negativo, além do baixo desempenho, é a vibração.

No conjunto ciclístico, a moto traz na parte dianteira garfo telescópico de 120 mm de curso e dois discos de freio de 240 mm de diâmetro. Na traseira, balança com duplo amortecimento com 60 mm de curso, que ficam instalados sob a Spyder –similar ao utilizado em alguns modelos Harley-Davidson - e freio a disco também de 240 mm de duplo pistão.

A chopper da MVK apresenta suspensão mais macia que as tradicionais custom, isso em virtude de seu “exagerado” ângulo de cáster. No caso específico da Spyder, quanto mais rígida a suspensão dianteira, mais susceptível a torção nas bengalas. O conjunto traseiro se apresentou eficiente, de acordo com sua proposta.

Na avaliação, o acionamento do freio dianteiro se apresentou um pouco “duro” e os pequenos freios a disco apresentaram comportamento “borrachudo”, porém temos que levar em consideração que a moto testada tinha pouquíssimos quilômetros rodados. Já o freio traseiro teve o desempenho esperado para uma motocicleta da categoria. Apesar de sua origem chinesa, a MVK Motos optou em calçar o modelo com pneus Pirelli MT 66, nas medidas 80/90 - 21 D e 160/80 - 16 T. Ou seja, pneus de qualidade refletem em um maior equilíbrio e melhor dirigibilidade, além de auxiliarem o conjunto de suspensão.

Desenho

O estilo desta chooper é do tipo “ame ou odeie”: garfo à frente, muitos cromados, pintura em flames, rodas em liga leve e baixa altura do assento apenas 660 mm. Exótica, a moto conta com banco em dois níveis e sissy-bar encosto para a garupa. Neste questio, piloto e passageiro rodam bem acomodados.

Os comandos são simples e bem posicionados. O painel de instrumentos, composto por velocímetro, hodômetros total e parcial, além das lâmpadas-espia – ficam sobre o tanque de combustível de 12,5 litros. Segundo a MVK, a Spyder faz 23 km/l e, consequentemente, oferece uma autonomia de cerca de 280 km. Segundo a MVK Motos, a Spyder modelo 2010 deverá ter motor com injeção eletrônica. Sua capacidade cúbica vai ser aumentada para 320 cm³ e a cavalaria, para 22,8 cv de potência máxima. A marca ainda revela planos de montar o modelo em sua futura planta em Manaus AM. Porém isto só deve acontecer quando a fábrica for instalada, o que, segundo a marca, deve acontecer neste primeiro semestre.

FICHA TÉCNICA - MVK Spyder

MOTOR OHC comando de válvulas no cabeçote, 4 tempos, 2 cilindros paralelos, 2 válvulas por cilindro, refrigeração líquida, 270 cm³
POTÊNCIA20,8 cv a 8.000 rpm
TORQUE1,85 kgm a 6.500 rpm
SISTEMA DE PARTIDAElétrica
TRANSMISSÃO FINALCorrente
CÂMBIOcinco marchas
RODAS DIANTEIRA – 21 e TRASEIRO – 16
PNEUS DIANTEIRA 80/90 – 21 e TRASEIRO 160/80 – 16
CHASSI E SUSPENSÃO Berço duplo em aço, com 2.580 mm de comprimento, 840 mm de largura, 660 mm de altura do assento, 1.110 mm de altura total, 1.820 mm de distância entre-eixos e 180 kg. Tanque de 12,7l
FREIOS DIANTEIRO por disco duplo com 240 mm e duplo pistão. TRASEIRO com disco simples com 240 mm e duplo pistão
CORESPreta
PREÇO R$ 15,58 mil



_________________

Twitter
_________________

Gosta de motos superesportivas?

Então veja aqui no WebMotors as ofertas de motos com esse estilo:

Ducati 1098

Ducati 999

Honda 1000 RR Fireblade

Kawasaki ZX Ninja

Yamaha YZF R1

Suzuki 1300R Hayabusa

Leia também:

Suzuki GSX 1300R Hayabusa Rodamos com a MV Agusta Brutale 910S

Suzuki B-King 1300: veja como anda a moto do ano de 2008

Ducati Monster 1100, uma big naked italiana

Nova Yamaha YZF-R1 2009 utiliza DNA de MotoGP

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors