Em março último, a Bajaj emplacou 785 motocicletas no país. Foi seu melhor resultado histórico - e bem superior ao "recorde" anterior, de 468 exemplares de setembro de 2023. Claro que é um pingo no oceano quando comparamos, por exemplo, às milhares de motos que Honda e Yamaha vendem no Brasil todo mês. Porém, é mais um sinal claro de que a Bajaj não está no Brasil a passeio, nem por temporada.
Aliás, já já dissemos isso aqui. A Bajaj está no Brasil com operação própria - nada de representantes ou importadores - e é uma empresa gigantesca. É uma das maiores fabricantes de motocicletas do mundo, a maior exportadora de veículos de duas ou três rodas da Índia e está presente em cerca de 90 países.
No Brasil, Bajaj já está montando suas motocicletas em Manaus (AM), em parceria com a Dafra, mas deverá operar com sua fábrica própria já em maio - com capacidade inicial para até 20 mil motos por ano. Além disso, continua ampliando sua rede de concessionários.
Atualmente a Bajaj tem cinco concessionários no Estado de São Paulo, além de lojas em Florianópolis (SC), Taguatinga (DF), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG). E pretende abrir mais uma na capital paulista e também showrooms em Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), Recife e Caruaru (PE), Maceió (AL), Belém e Marabá (PA) e em Manaus (AM). Não é pouca coisa.
Quer mais? A Bajaj diz que vai triplicar o resultado de vendas de 2023 e fechar este ano de 2024 com 12 mil motos emplacadas. O resultado, segundo a marca, será impulsionado justamente pelo início das operações da fábrica própria. Além disso, a unidade também permitirá a ampliação do line-up, atualmente restrito a apenas três modelos - as Dominar 160, 200 e 400.
Curiosamente a maior delas é a que mais vende. Em março, das 785 unidades emplacadas, 472 foram da Dominar 400. Isso se explica por vários motivos. Por exemplo, enquanto as Dominar 160 e 200 sofrem concorrência forte de modelos das duas principais marcas presentes no país - Honda e Yamaha -, entre outras, a Dominar 400 tem poucas rivais.
Como é o motor da Bajaj Dominar 400?
Além disso, a Dominar 400 tem um bom conjunto e preço muito atraente -, que resultam em um custo/benefício imbatível. Por R$ 24.990 (sem frete) leva-se para casa uma naked com toques de crossover bem equipada e com um motor que permite uso fácil no dia a dia com sobras para passeios na estrada nos fins de semana.A moto tem iluminação full-LED, para-brisa, protetores de mãos, de motor e de cárter, banco bipartido, um pequeno encosto para garupa, bagageiro com suporte para baú, freios a disco com ABS nas duas rodas e embreagem deslizante e assistida.
O motor é um monocilíndrico com quatro válvulas e comando no cabeçote, com refrigeração líquida e três velas (!). Seus 373 cm³ entregam 40 cv de potência a 8.800 rpm e torque de 3,5 kgf.m a 6.500 rpm. São números comportados, mas que correspondem à proposta da moto: predominantemente urbana, mas com alguma força para pistas expressas e estradas. O câmbio tem seis marchas, com secundária por corrente.
Outras especificações importantes são as rodas de liga leve, os pneus sem câmara nas medidas 110/70 R17 na frente e 150/60 R17 atrás, as suspensões invertidas na frente e monochoque atrás, e o peso de 192 quilos em ordem de marcha.
Com 2,15 m de comprimento, a Dominar 400 tem ainda 1,45 m de entre-eixos, 86,3 cm de largura e 1,24 m de altura máxima. A distância do solo é de bons 15,7 cm, enquanto o tanque leva apenas razoáveis 13 litros de combustível.
Como é pilotar a Dominar 400?
A Dominar 400 não impressiona, mas também não decepciona. É uma moto comportada, mas que transmite a impressão de atender bastante bem no uso diário e também em passeios mais longos, nos fins de semana, sem sofrer.A posição de pilotagem é muito cômoda: quase de moto touring, com corpo apenas levemente inclinado à frente e pernas discretamente dobradas para trás. "Vesti" a moto como se já estivesse acostumado com essa Bajaj há tempos.
O banco, inclusive, é muito confortável. Comandos e botões estão em posições habituais, sem surpresas, e o painel, embora seja de LCD em tempos de TFT, é agradável de ver e fácil de consultar.
Aliás, são dois. Lá à frente do guidão vai o maior e principal, com velocímetro, conta-giros em barra, nível de combustível e consumo médio. Mais abaixo, na extremidade do tanque, um segundo, com indicador de marcha engatada, relógio e hodômetros total e parciais.Com trocadilho, dominar a Dominar 400 (bá-dum-tss!) é bem fácil. Não é uma moto tão "levinha", mas você também não sente o peso te jogando pros lados. A indiana contorna curvas fechadas ou abertas com suavidade e sem dar sustos.
Nas retas, é preciso dar gás e subir marcha para obter bons ganhos de velocidade. Pois bem: você não sente o peso da moto, mas o motor sente. O ronco é um pouco sofrido, de um monocilíndrico que parece estar fazendo força para levar a moto adiante. Mas a velocidade vem e logo se está a 100 km/h.
A embreagem é muitíssimo macia e não pede esforço em seu acionamento. O câmbio, por outro lado, poderia ser mais macio e preciso. Não incomoda, mas não tem aquele "clic-clic" justinho de alguns modelos "made in Japan".
Já as suspensões exibem comportamento honestíssimo. Mesmo nas curvas mais fechadas, nada de instabilidades ou reboladas. E os freios, que fiz questão de testar exaustivamente, com acionamento severo seguidas vezes, mantiveram sua eficácia mesmo depois de "quentes" - sem decepcionar ou impressionar.
Conclusão: vale a pena comprar a Bajaj Dominar 400?
Analisando especificamente a moto: sim, vale a pena. É um conjunto honesto por um preço idem. Ainda que os R$ 24.990 batam em R$ 26 mil para que a moto chegue emplacada na sua garagem, nunca é demais lembrar que os modelos básicos do mercado brasileiro, com 150 cm³ ou 160 cm³, raramente custam menos de R$ 20 mil, no final das contas.Aqui você paga uns 30% a mais e leva para casa uma moto maior, mais completa, mais versátil - e, dependendo do seu gosto, mais bonita. Em resumo, no critério custo/benefício a Bajaj Dominar 400 é inquestionável. Eu curti!
Então, escolha entre as cores verde Savanna ou preta Charcoal e aposte. Como a Dominar 400 está há pouco tempo no mercado, ainda não podemos avaliar aspectos como resistência, robustez, durabilidade e certos custos de manutenção.
Você compraria a Bajaj Dominar 400? Pelo custo/benefício, a moto é bem atraente!
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