Banco da moto: o centro do seu conforto

Veja os cuidados que você deve ter com os assentos da sua companheira, o que não deve fazer e opções para melhorá-lo

  1. Home
  2. Motos
  3. Banco da moto: o centro do seu conforto
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O banco é um dos componentes que mais variam nas motocicletas. Modelos, desenhos, textura da capa e densidade e quantidade da espuma são projetados de acordo com o tipo, o estilo e a proposta de uso. Por isso, vemos bancos tão diferentes nas motos trail, custom, naked, sport e city, entre outras. Mas em todas há algo em comum: o banco sempre será um dos componentes mais importantes para o conforto do piloto e do garupa - ou, pelo menos, deveria ser.

Yamaha Xt 660r
Yamaha Xt 660R: uma boa moto, mas que tem um banco original quase plano e fino
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Nas motos trail, por exemplo, os bancos costumam ser mais retos e finos, com pouca espuma, porque não raro são conduzidas com o piloto em pé. Já nas esportivas são diminutos e anatômicos, já que ali o piloto ficará bem inclinado à frente, e a parte destinada ao garupa é sempre mínima. Nas custom, a ideia é que sejam macios e mais largos, para proporcionar conforto em longas distâncias. Mas nem sempre é assim...

Kawasaki Versys 1.000 Tourer: nesta moto, o banco original não precisa ser substituído
Crédito: Divulgação
toggle button

Há exceções, e muitas vezes são incompreensíveis. O nível de conforto das big trails atuais é surpreendente, ao passo que algumas custom têm bancos de passar vergonha - ainda mais na parte destinada ao garupa. Mas nem tudo está perdido: há opções para melhorar bancos ruins.

As Honda Shadow 750 de 2011 a 2014 vinham com um banco razoável para o piloto, mas para o garupa...
Crédito: Divulgação
toggle button

Antes, porém, é importante saber os dois cuidados básicos com os bancos: primeiro, mantê-lo sempre limpo com o uso de algum produto adequado, que não agrida sua capa de napa ou couro. Segundo, ficar ligado em eventuais furinhos, que podem abrir passagem para a água e, sem que o dono da moto perceba, estragar progressivamente a espuma interna - que se desintegra aos poucos.

Em esportivas como a Suzuki GSX-R 1.000 R, o banco do garupa é mera licença poética
Crédito: Divulgação
toggle button

Para melhorar o conforto do banco da moto, há algumas opções. A mais barata é simplesmente comprar uma almofadinha ortopédica aderente específica para bancos de motos. Esses modelos costumam ser presos por cintas e, embora esteticamente a coisa não fique muito bonita, funcionam bem.

Almofada de gel é uma das alternativas para deixar o banco da moto mais confortável
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Outra opção que exige investimento relativamente baixo é soltar a capa do banco e aumentar a quantidade de espuma até um nível que fique satisfatório. Mas esse serviço deve ser muito bem feito, sob pena do banco ficar desnivelado, o que compromete o conforto ao fazer o condutor pilotar em posição "torta". Na dúvida, encomende o serviço a um bom capoteiro.

Honda Shadow 750 recebeu boas camadas de espuma no banco - trabalho da Gilberto Bancos
Crédito: Divulgação
toggle button

Quem pode gastar mais, contudo, deve investir na simples substituição do banco. Existem, no Brasil, várias lojas e profissionais especializados na confecção de bancos para motos. Alguns usam o próprio conjunto assento-base original da moto, e outros tem projetos próprios, com pronta-entrega ou sob encomenda. Erê Bancos, no Rio (RJ); Pedrinho Bancos, em São Paulo (SP); MotoBox, na mesma capital paulista; Gilberto Bancos, em Mirassol (SP); e Ray Bancos, em São Bernardo do Campo (SP), são alguns dos mais conhecidos.

Esta Dyna Super Glide Custom da Harley-Davidson recebeu um modelo da Pedrinho Bancos
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

Nesses casos é importante fazer uma boa escolha, para não trocar o ruim pelo pior. Ao encomendar um banco para a moto, a melhor dica é levar em conta altura e peso para selecionar um assento bem adequado - e que não destoe esteticamente da moto, embora nem sempre seja possível atender a esses dois critérios.

Nesta Suzuki Intruder 125, saiu o banco duro original e entrou um modelo conforto da Erê Bancos
Crédito: Roberto Dutra
toggle button

Por fim, é importante ficar atento à deficiência da peça original para saber exatamente o que se busca compensar: algumas vezes a instalação de encostos para as costas do piloto e do garupa já resolvem. Mas é fato que muitas motos vêm com bancos duros ou estreitos ou finos demais, e o segredo é justamente compensar uma ou mais destas limitações, juntas ou separadas. Por exemplo, um banco com desenho feito para motos custom instalado em uma trail não ficará bonito, mas certamente entregará mais conforto.

Honda NC 750 X ganhou banco com suas seções e ótimas camadas de espumas feito pela Ray Bancos
Crédito: Reprodução da internet
toggle button

Por outro lado, embora pareça obvio, raramente vale a pena substituir um banco bom ou ruim por algo pior, como é relativamente comum de se ver em customizações. Um banco tipo sela ou selim realmente fica lindo em certas motos custom, mas o conforto sempre será limitado. Aí, é o caso de escolher: a moto é para exibição, desfile ou passeios? A escolha de um bom assento também passa por essa questão!

Comentários
Wid badge