Para começar, é importante escolher a bateria certa para a sua moto - ou seja, com tamanho, amperagem e voltagem adequadas - e sem partir pra gambiarras, como usar bateria de no-break. Além disso, claro, a escolha deve levar em conta a qualidade, pois muitas vezes baterias baratas não compensam pela menor durabilidade e maior possibilidade de dar problemas. Aliás, uma bateria problemática pode danificar outros componentes elétricos da moto, e causar prejuízos dolorosos.
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Comprada a bateria certa, aí basta usá-la corretamente. Ou seja, nas baterias que não são seladas deve-se conferir o nível interno da água periodicamente - e, quando este estiver baixo, completá-lo com a água específica para baterias. Já nas seladas a dica é ficar sempre de olho em alguma inconformidade, como estufamento ou dificuldade para manter carga, mesmo que a bateria não seja muito usada.
Nos dois tipos também é preciso ficar ligado no surgimento de zinabre nos polos - é aquela sujeira meio preta, meio verde, que se acumula ali - que pode causar falhas no carregamento e no próprio uso da bateria. Por fim, outra medida importante é usar a moto com boa frequência: baterias de motos que ficam paradas por muito tempo ou são usadas apenas esporadicamente costumam ter a vida útil reduzida.
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