BMW lança nova GS espetacular no Salão de Milão

Versão de produção do novo modelo de baixa cilindrada da marca alemã surge por lá e interessa muito ao nosso mercado

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Roberto Dutra
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"Com a nova F 450 GS, a BMW Motorrad apresenta uma genuína GS para a categoria A2 de 48 cv. A moto tem a essência das GS: suba, acelere e divirta-se". Foi desta forma que Markus Flasch, CEO da BMW Motorrad alemã, apresentou a novíssima F 450 GS no Salão de Milão (EICMA), lá na Itália. A menção à "categoria A2" refere-se a um tipo de habilitação na Europa, voltada para motociclistas recém-habilitados e com menos experiência.

A esperada trail de baixa cilindrada da marca alemã foi apresentada por lá em sua esperadíssima versão de produção. Até agora, só tinha sido vista em teasers e publicações da marca em redes sociais, mas sempre na "versão conceito".

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A nova BMW F 450 GS foi lançada no Salão de Milão e deverá chegar ao Brasil em 2026
Crédito: Divulgação
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Há diferenças entre o conceito e a versão final. Na frente, por exemplo, o farol não copia o visual da R 1300 GS, que tem projetor central e luzes de rodagem diurnas no entorno, formando uma estrela. Era assim no conceito, mas não é assim na versão final. A inspiração, contudo, está lá: na F 450 GS, são dois faróis sobrepostos e luzes de rodagem diurnas no entorno, porém não tão afiladas.

A F 450 GS de produção é uma moto muito interessante, inclusive para o mercado brasileiro - onde esse segmento, nessa faixa de cilindrada, tem crescido progressivamente.

A nova F 450 GS, aliás, não deverá aposentar de imediato a F 310 GS, que inclusive já é vendida por aqui e em outros países. Pelo menos num primeiro momento, ambas vão conviver e compor uma família mais extensa, que mais acima tem os modelos F 800 GS e R 1300 GS em duas diversas versões.

O farol não repete o da R 1300 GS, mas assume a inspiração: aqui, são dois sobrepostos mais as luzes de rodagem diurnas
Crédito: Divulgação
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E não tenha dúvidas: essa moto certamente será vendida no mercado brasileiro em algum momento - mais provavelmente, claro, lá para o segundo semestre do ano que vem. Até porque já nasce adequada às regras de emissões Euro 5+, similares ao nosso Promot atual. Resta saber como será a homologação para emissões de ruídos aqui, algo que sempre é um obstáculo.

A moto pode não ter o mesmo visual dianteiro da irmã maior, mas tem lá seus quitutes. Caso do Easy Ride Clutch (ERC), um sistema que dispensa o uso do manete da embreagem durante a pilotagem. Não é exatamente um quickshifter: segundo a BMW, é uma evolução da embreagem centrífuga tradicional. Esse sistema será de série na versão topo de linha Trophy e opcional nas outras três versões. Aliás, serão quatro: Basic, Exclusive, Sport e Trophy.

A pegada da nova BMW F 450 GS é autenticamente trail, mas esse banco reto é acessório
Crédito: Divulgação
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Já o motor da F 450 GS é um novo bicilíndrico de exatos 420 cm³ com refrigeração líquida. Seus números são bons: rende 48 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 4,3 kgfm a 6.750 rpm. A transmissão tem seis marchas, com secundária por corrente.

Segundo a BMW, o consumo médio é de 26,3 km/l, com a gasolina europeia. Com isso, a autonomia poder superar os 350 quilômetros - o tanque pega 14 litros.

A suspensão dianteira é Kayaba com tubos invertidos de 43 mm. Já a traseira é monochoque Kayaba. As versões Sport and GS Trophy usam uma variação chamada de "sports suspension", com ajustes na compressão e no retorno. Já o monochoque traseiro tem regulagens de pré-carga e retorno em todas as versões.

A moto também tem manetes de freio e embreagem ajustáveis, riser de guidão e alavancas de câmbio e freio ajustáveis ​​em altura. Nas pedaleiras do piloto, as borrachas podem ser retiradas para ficar apenas com os trilhos serrados de metal e obter mais grip para a prática do off-road. Mas pedaleiras "wider enduro", mais largas, são de serie na versão Exclusive e opcionais para as outras versões.

O motor bicilíndrico rende 48 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 4,3 kgfm a 6.750 rpm
Crédito: Divulgação
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O banco padrão da F 450 GS é dividido em duas partes e fica a 84,5 cm do solo, na versão standard. Mas há uma opções "low black", mais baixa, a 83 cm do solo, e "Rallye", mais alta, a 86,5 cm do solo - ambas acessórios. Outra escolha que o comprador poderá fazer é sobre o para-brisa, mais alto ou mais baixo.

O painel é uma tela de TFT de 6,5 polegadas com conectividade - como mandam as necessidades dos dias atuais: conectado, permite atender chamadas, ouvir música e navegar por GP. Dentro da carenagem também há uma tomadinha USB-C.

Confira abaixo as principais especificações da nova BMW F 450 GS:

  • Iluminação full-LED
  • Tanque para 14 litros de combustível
  • Intervalos de manutenção a cada 10 mil quilômetros
  • Até quatro modos de condução: Road, Rain, Enduro e Enduro Pro
  • Freios com ABS Pro
  • Controle dinâmico de freio (DBC)
  • Controle de tração (DTC)
  • Controle de torque do motor (MSR)
  • Shift Assistant Pro para trocas de marcha rápidas para cima e para baixo, sem uso do manete de embreaem
  • Novo chassi com componentes tubulares
  • Suspensão dianteira Kayaba com tubos invertidos de 43 mm
  • Suspensão traseira monochoque Kayaba
  • Balança traseira de alumínio
  • Rodas de alumínio raiadas
  • Pneus sem câmara nas medidas 100/90 R19 na frente e 130/80 R17 atrás
  • Freio dianteiro Brembo com disco de 310 mm, quatro pistões e cáliper fixo, e traseiro ByBre de 240 mm, com um pistão e cáliper flutuante
  • Peso em ordem de marcha de 178 quilos
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