Confira as ofertas de motos BMW zero km na Webmotors!
A esperada trail de baixa cilindrada da marca alemã foi apresentada por lá em sua esperadíssima versão de produção. Até agora, só tinha sido vista em teasers e publicações da marca em redes sociais, mas sempre na "versão conceito".
Há diferenças entre o conceito e a versão final. Na frente, por exemplo, o farol não copia o visual da R 1300 GS, que tem projetor central e luzes de rodagem diurnas no entorno, formando uma estrela. Era assim no conceito, mas não é assim na versão final. A inspiração, contudo, está lá: na F 450 GS, são dois faróis sobrepostos e luzes de rodagem diurnas no entorno, porém não tão afiladas. A F 450 GS de produção é uma moto muito interessante, inclusive para o mercado brasileiro - onde esse segmento, nessa faixa de cilindrada, tem crescido progressivamente.
A nova F 450 GS, aliás, não deverá aposentar de imediato a F 310 GS, que inclusive já é vendida por aqui e em outros países. Pelo menos num primeiro momento, ambas vão conviver e compor uma família mais extensa, que mais acima tem os modelos F 800 GS e R 1300 GS em duas diversas versões.
E não tenha dúvidas: essa moto certamente será vendida no mercado brasileiro em algum momento - mais provavelmente, claro, lá para o segundo semestre do ano que vem. Até porque já nasce adequada às regras de emissões Euro 5+, similares ao nosso Promot atual. Resta saber como será a homologação para emissões de ruídos aqui, algo que sempre é um obstáculo.
A moto pode não ter o mesmo visual dianteiro da irmã maior, mas tem lá seus quitutes. Caso do Easy Ride Clutch (ERC), um sistema que dispensa o uso do manete da embreagem durante a pilotagem. Não é exatamente um quickshifter: segundo a BMW, é uma evolução da embreagem centrífuga tradicional. Esse sistema será de série na versão topo de linha Trophy e opcional nas outras três versões. Aliás, serão quatro: Basic, Exclusive, Sport e Trophy.
Já o motor da F 450 GS é um novo bicilíndrico de exatos 420 cm³ com refrigeração líquida. Seus números são bons: rende 48 cv de potência a 8.750 rpm e torque de 4,3 kgfm a 6.750 rpm. A transmissão tem seis marchas, com secundária por corrente.
Segundo a BMW, o consumo médio é de 26,3 km/l, com a gasolina europeia. Com isso, a autonomia poder superar os 350 quilômetros - o tanque pega 14 litros.
A suspensão dianteira é Kayaba com tubos invertidos de 43 mm. Já a traseira é monochoque Kayaba. As versões Sport and GS Trophy usam uma variação chamada de "sports suspension", com ajustes na compressão e no retorno. Já o monochoque traseiro tem regulagens de pré-carga e retorno em todas as versões.
A moto também tem manetes de freio e embreagem ajustáveis, riser de guidão e alavancas de câmbio e freio ajustáveis em altura. Nas pedaleiras do piloto, as borrachas podem ser retiradas para ficar apenas com os trilhos serrados de metal e obter mais grip para a prática do off-road. Mas pedaleiras "wider enduro", mais largas, são de serie na versão Exclusive e opcionais para as outras versões.
O banco padrão da F 450 GS é dividido em duas partes e fica a 84,5 cm do solo, na versão standard. Mas há uma opções "low black", mais baixa, a 83 cm do solo, e "Rallye", mais alta, a 86,5 cm do solo - ambas acessórios. Outra escolha que o comprador poderá fazer é sobre o para-brisa, mais alto ou mais baixo.
O painel é uma tela de TFT de 6,5 polegadas com conectividade - como mandam as necessidades dos dias atuais: conectado, permite atender chamadas, ouvir música e navegar por GP. Dentro da carenagem também há uma tomadinha USB-C.
Confira abaixo as principais especificações da nova BMW F 450 GS:
- Iluminação full-LED
- Tanque para 14 litros de combustível
- Intervalos de manutenção a cada 10 mil quilômetros
- Até quatro modos de condução: Road, Rain, Enduro e Enduro Pro
- Freios com ABS Pro
- Controle dinâmico de freio (DBC)
- Controle de tração (DTC)
- Controle de torque do motor (MSR)
- Shift Assistant Pro para trocas de marcha rápidas para cima e para baixo, sem uso do manete de embreaem
- Novo chassi com componentes tubulares
- Suspensão dianteira Kayaba com tubos invertidos de 43 mm
- Suspensão traseira monochoque Kayaba
- Balança traseira de alumínio
- Rodas de alumínio raiadas
- Pneus sem câmara nas medidas 100/90 R19 na frente e 130/80 R17 atrás
- Freio dianteiro Brembo com disco de 310 mm, quatro pistões e cáliper fixo, e traseiro ByBre de 240 mm, com um pistão e cáliper flutuante
- Peso em ordem de marcha de 178 quilos
Comentários