BMW F 800 GS, a alemã com cara de aventura

Apresentada durante o Salão de Milão, na Itália, a nova BMW F 800 GS chega ao Brasil ainda no primeiro semestre; destaque para seu visual
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Agência Infomoto
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- Durante a última edição do Salão de Milão Eicma 2007, realizado em outubro último, o público pôde conferir uma série de lançamentos de diferentes montadoras. No entanto, uma das que mais chamou a atenção foi a BMW, com nada menos que cinco novos modelos apresentados no maior evento motociclístico do planeta. Um das novidades foi a F 800 GS, versão off-road da já conhecida F 800 S. Com algumas modificações no visual e na parte ciclística e mecânica, a F 800 GS deve chegar ao Brasil no final do primeiro semestre como uma nova aposta do fabricante alemão para o mercado on/off-road.

A F 800 GS segue basicamente os mesmos traços da linha GS dos modelos BMW. O único diferencial está em seu aspecto mais compacto, se comparado com o da big-trail R 1200 GS. Na dianteira, chama a atenção o grupo ótico formado por dois faróis, marca quase que registrada dos modelos BMW. O painel tem boa visualização e conta, à direita, com um pequeno mostrador digital, com as principais informações de funcionamento do conjunto; à esquerda estão o velocímetro e o marcador das rotações, ambos analógicos e sobrepostos.

O tanque, apesar das linhas compactas, é amplo e tem capacidade para 16 l de combustível. Para os aventureiros de plantão, a boa notícia é que na F 800 GS também é possível fixar nas laterais maletas rígidas feitas em alumínio da grife BMW, úteis para se guardar pequenos objetos como malas e capacetes.

Mecânica e ciclística

Na parte mecânica o motor utilizado pela F 800 GS é um bicilíndrico em linha com 798 cm³, DOHC Double Overhead Camshaft, capaz de desenvolver 85 cv a 7.500 rpm de potência máxima e torque de 8,3 kgm a 5.750 rpm. O cambio é de seis marchas, com a transmissão final feita por corrente. Apesar de a base mecânica ser praticamente a mesma da F 800 S, a BMW informa que o motor recebeu leves modificações em sua estrutura interna, que o diferenciam do motor de sua irmã.

Se na mecânica a F 800 GS é basicamente a mesma que os outras versões da linha, na ciclística é praticamente outra moto. Em razão de seu apelo off-road, as modificações estiveram focadas no novo quadro tubular em aço e nas suspensões reforçadas.

Com isso, na frente o conjunto está equipado com um garfo telescópico invertido com tubos de 45 mm de diâmetro e suspensão com curso de 230 mm. A roda de aro 21” está calçada por pneus de piso misto, com medida 90/90-21. Na traseira, monoamortecedor progressivo com curso de 215 mm, rodas de aro 17” e pneus 150/70- R17. Para parar a F 800 GS, o piloto conta com freios de disco duplo de 300 mm de diâmetro na dianteira e simples de 265 mm na traseira.

Entre os opcionais, ABS, manoplas aquecidas, computador de bordo, GPS e alarme. No Brasil, o modelo deverá estar disponível no final do primeiro semestre. O preço por aqui ainda não foi definido, mas quando se toma como base o modelo F 800 S, à venda em São Paulo, o valor deve ficar próximo dos R$ 55 mil.

DERRAPAMOS: ao contrário do que informamos, o motor da F 800 GS é um dois-cilindros em linha, e não um boxer. O texto já está corrigido.


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