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BMW S 1.000 RR versão M é lançada no Brasil

Moto custa R$ 118.750, tem rodas e baterias mais leves, banco e pintura exclusivos e mais ajustes na suspensão traseira

por Roberto Dutra

A BMW lança no mercado brasileiro a variante mais nervosa da superesportiva S 1.000 RR. É a versão M - mesma nomenclatura usada nos automóveis da marca que já saem preparados pela fábrica. A S 1.000 RR M chega às concessionárias no dia 21 de setembro por R$ 118.750.
A moto tem várias diferenças em relação à S 1.000 RR "normal". Mas seu grande barato é mesmo a redução de peso obtida através do uso de rodas feitas em fibra de carbono e da bateria de lítio. Só as rodas são 1,7 kg mais leves que as normais, de liga leve.
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A bateria, por sua vez, é 2 kg mais leve que a usada nas demais versões. No total, a M é 3,7 kg mais leve que a versão "convencional". Sendo assim, tem uma relação peso/potência melhor. Pintura exclusiva, banco esportivo M e kit chassi M com opção de ajuste da balança e amortecedor traseiro complementam as novidades.

O kit chassi da divisão esportiva da marca alemã permite que o usuário faça ajustes mais precisos na balança e no amortecedor traseiro. Já o banco esportivo M é mais aderente e firme. E a pintura Motorsport tricolor é exclusiva da versão.
O motor é o mesmo do restante da gama: um furioso quatro-em-linha que rende inebriantes 207 cv de potência a 13.500 rpm e 11,5 kgf.m de torque. Vale destacar que o conjunto tem o sistema BMW ShiftCam. Trata-se, na prática, de um comando de válvulas variável, que permite extrair máxima potência e torque não apenas em rotações elevadas, mas também em médias e baixas.

Para domar essa cavalaria, a eletrônica aparece com força. A moto tem cinco modos de pilotagem - Rain, Road, Dynamic, Race e Pro, este último para ser usado em pistas e track days. Permite três configurações adicionais de pilotagem (Race Pro 1, 2 e 3) e interfere em sistemas como controles de largada e de tração.
Essa nova versão ainda tem iluminação full-LED e sistema quickshift bidirecional, que permite trocar as marchas sem aliviar o acelerador e sem usar a embreagem. Por fim, incorpora um sensor de inclinação de seis eixos, que facilita ajustes do ABS e do controle de tração em sintonia fina, com interferência, inclusive, em curvas.

O painel é de TFT, com 6,5 polegadas. Há opções de telas personalizadas para diferentes usos e necessidades - a Pure Ride, por exemplo, mostra as informações para o uso regular na estrada. Já as três telas Core são projetadas para uso em pistas de corrida, com o conta-giros exibido em forma analógica ou por gráfico de barras.

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