Brasileiro vai disputar mundial de motociclismo

Jovem Ton Kawakami irá pilotar uma Yamaha R3 na categoria SuperSport 300 do Mundial de Superbike em 2019

  1. Home
  2. Notícias
  3. Brasileiro vai disputar mundial de motociclismo
Agência Infomoto
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O piloto brasileiro de 18 anos, Ton Kawakami, irá disputar a categoria Supersport 300cc no Campeonato Mundial de Superbike em 2019. Com o suporte da Yamaha Brasil, Kawakami irá representar o país na disputada categoria ao guidão de uma YZF-R3.

Kawakami foi escolhido pelo seu bom desempenho nas pistas, apesar da pouca idade. Em 2016 e 2017, Ton foi campeão nacional da categoria R3 Cup e, neste ano, venceu oito das dez etapas do Superbike Brasil na categoria Supersport 600cc e faturou mais um título. Os bons resultados já lhe renderam uma vaga no VR46 Master Camp. Durante uma semana, ele participou, na Itália, do Programa de treinamento criado pela Yamaha e Valentino Rossi, que abrange desde pilotagem de kart, motocross, flat track, até aulas de como trabalhar corretamente o condicionamento físico.

 Ton Kawakami já se destacou nas pistas durante o VR 46 Master Cam
Legenda: Ton Kawakami já se destacou nas pistas durante o VR 46 Master Cam
Crédito: Divulgação

“O suporte ao Ton é fruto da estratégia da Yamalube R3 Cup no Brasil, que é formar em alto nível jovens pilotos. Continuaremos a investir na R3 Cup para que novos talentos surjam e, com isso, possamos ter o Brasil competindo no mais alto nível do motociclismo mundial”, declarou Helio Ninomiya, Gerente Executivo de Marketing e Produto da Yamaha Brasil.

O campeonato de Supersport 300

O Campeonato Mundial de Supersport 300 (SSP 300), uma categoria dentro do Mundial de Superbike, surgiu em 2017 para atrair jovens pilotos. Criada como uma escada acessível para a Superbike, na qual competem motos de 1.000cc, e com uma igualdade mecânica que permita que todos os pilotos tenham as mesmas opções chances de vencer, participam do certame motos “miniesportivas”, como a Yamaha R3, Kawasaki Ninja 300 (agora 400cc), Honda CBR 500R e KTM RC 390.

Neste ano, serão sete etapas e a primeira delas acontece no circuito de Aragón, na Espanha, entre 5 e 7 de abril. Hsverá outras cinco etapas na Europa e uma na Argentina, juntamente com o circo do Mundial de Superbike.

 Ton Kawakami à direita de Valentino Rossi durante o VR 46 Master Camp deste ano
Legenda: Ton Kawakami à direita de Valentino Rossi durante o VR 46 Master Camp deste ano
Crédito: Divulgação

O brasileiro Ton Kawakami vai ser integrante da MS Racing, equipe com suporte oficial de fábrica mais bem-sucedida dentre as equipes que utilizam a Yamaha YZF-R3. O primeiro campeão da categoria em 2017, o espanhol Marc García, fazia parte da MS Racing e, a equipe teve a melhor classificação entre aquelas que correram de Yamaha em 2018 no Mundial de SSP300.

icon photo
Legenda: Piloto brasileiro de 18 anos vai disputar campeonato mundial de
Crédito: Divulgação

Ton utilizará uma Yamaha YZF-R3 equipada com o kit GTYR (Genuine Yamaha Technology Racing), ou seja, o kit oficial de fábrica para preparar a R3 para as pistas. Composto por suspensões Ohlins com amortecedores invertidos na dianteira, freio dianteiro com disco Brembo de 298 mm, sistema de escapamento Akrapovic, radiador racing de maior volume, e ainda um kit de performance para o motor desenvolvido pela GTYR que cumpre todas as normas e regulamentos da FIM (Federação Internacional de motociclismo) para a categoria.

icon photo
Legenda: Ton Kawakami venceu oito das dez etapas do Superbike Brasil 2018 na categoria Supersport 600
Crédito: Divulgação

“A oportunidade é um sonho, precisei de um tempo para entender e me dar conta do que estava acontecendo. Ainda que o nível do mundial seja altíssimo, tenho a meu favor a grande experiência com a Yamaha R3, o suporte da Yamaha Motor do Brasil e também o da equipe MS Racing, que conquistou a vitória e um terceiro lugar na última corrida de 2018”, afirmou o confiante Ton Kawakami. Segundo o jovem, ele irá se dedicar de corpo e alma. “Farei valer o esforço de todos os envolvidos, desde a minha família, aos meus patrocinadores”.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors