O tempo passou e a Chopper continuou sua trajetória de sucesso, embora seu preço tenha subido (hoje é quase o dobro). Mas a Haojue não se fez de rogada e duplicou sua presença no segmento ao lançar, em agosto do ano passado, a Master Rider 150.
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Sua trajetória foi mais acidentada: ainda na ressaca do auge da pandemia, a moto, cuja chegada já tinha sofrido atrasos, desembarcou em volume limitado, teve todas as unidades disponíveis vendidas rapidamente e... sumiu das lojas. Mas as entregas devem ser normalizadas já no próximo mês de março.
Disputa de Haojue: Chopper Road x Master Ride
E quando o interessado nessas duas motos chega na loja, como faz? São dois modelos da mesma marca, com o mesmíssimo motor e preços não muito distantes. O que determina a escolha? Vamos comparar as duas para chegar tentar chegar a uma conclusão...A Chopper Road custa, atualmente R$ 13.686 (sem frete nem seguro). Tem 1,99 m de comprimento, 1,11 m de altura máxima, entre-eixos de 1,28 m, 18,5 cm de vão livre, banco a 74,5 cm do solo, 130 quilos em ordem de marcha e tanque para 9,5 litros.
Já a Master Ride custa R$ 16.155 (sem frete nem seguro) e tem 2,10 m de comprimento, 1,10 m de altura máxima, entre-eixos de 1,39 m, 1,54 cm de vão livre, banco a 72,5 cm do solo, 146 quilos em ordem de marcha e tanque para 10,7 litros. Ou seja, é mais comprida, pouco coisa mais baixa, tem entre-eixos maior, menor distância do solo, banco mais baixo, é mais pesada e tem tanque um pouco maior.
O motor de ambas é o mesmo monocilíndrico de 149 cm³ refrigerado a ar. A diferença é que, na Chopper, é alimentado por carburador, rende 11,2 cv a 8.000 rpm e torque de 1,1 kgf.m a 6.000 rpm. Já na Master Ride é injetado, e alcança 12,1 cv e o mesmo torque de 1,1 kgf.m nas mesmas faixas de rotação.
Mas, então, a Haojue vende duas motos praticamente iguais? A resposta é não. O que vai determinar a escolha entre uma ou outra são dois aspectos: o estilo e a posição de pilotagem preferida.
A Chopper tem visual mais clássico e conservador. Nada de invencionices ou firulas. Farolzão redondo, piscas idem, painel à frente do guidom com dois relógios tradicionais, para-lamas envolventes, rodas de liga leve simples, guidom comum, tanque levemente arredondado, escape comprido, banco em uma peça com duas alturas e bagageiro tipo grelha devidamente cromado compõem seu visual.
Já a Master Ride é uma aposta no estilo "power custom" - claramente inspirado na extinta Harley-Davidson V-Rod, entre outras menos votadas.
Tem farol em forma de diamante, piscas pequeninos, guidom preso a risers, um painel junto ao guidom e outro sobre o tanque, com informações adicionais, tanque esculpido e recortado nas laterais para encaixe de abas com entradas de ar, para-lamas também envolventes, rodas de liga leve mais sofisticadas, escape mais grosso, banco em duas peças, sissy-bar (encosto de garupa), protetores de motor e um par de pequenos baús laterais de fibra pintados na cor da moto. É uma moto mais completa e requintada.
Na Chopper, as pedaleiras do piloto estão em posição convencional, quase na reta dos quadris. Isso proporciona uma posição de pilotagem correta e reta, mas comum.
Na Master Ride, estão um pouco avançadas, o que resulta em uma posição com as pernas mais esticadas. É algo a que muitos fãs de motos custom dão grande valor. Porém, isso, junto com o entre-eixos mais comprido, torna a Master Ride um pouco menos ágil nas manobras em baixa velocidade. Serpentear com a Chopper por entre os carros é mais fácil - e, sem ilusões, ambas são motos urbanas.
No fim das contas, a Chopper Road 150 é mais indicada para quem prefere um modelo com visual mais tradicional, que seja mais curto e ágil, e também para quem usa a moto para trabalhar, já que seu comportamento no trânsito é mais arisco.
Já a Master Ride 150 é mais interessante para quem pode pagar um pouco mais e vai usar a moto principalmente para sua mobilidade urbana e em passeios, onde inclusive os baús para levar pequenos objetos e o sissy-bar de série são uma vantagem - muito embora seja fácil instalar encosto de garupa e alforjes na Chopper, ao adquiri-los como acessórios. Empate técnico, cujo desempate estará no gosto do comprador e no uso que dará à moto.
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