O canal de notícias da Webmotors

Buell Motorcycles retoma atividades nos EUA

Marca de motos que um dia pertenceu à Harley-Davidson renasce com grandes ambições: lançar dez modelos até 2024!

por Roberto Dutra

Hoje é dia de uma boa notícia para quem gosta de motocicletas "especiais", cheias de personalidade e que marcaram época: a Buell Motorcycles voltou à vida! A marca retomou as atividades capitaneada por Bill Melvin, que inclusive foi um dos executivos que participaram do processo de fechamento das portas da empresa.

Confira as motos Buell do estoque da Webmotors!
E a Buell ressurgiu cheia de ambições. Em comunicado à imprensa americana, a empresa anunciou que pretende lançar nada menos que 10 novos modelos em um prazo curtíssimo: até 2024. O foco inicial será em esportivas, que sempre foram a principal vocação da marca, mas há planos para investir em outros segmentos - afinal, a marca já fez modelos como a outrora admirada Ulysses, uma on/off-road.

A Buell já nomeou 19 concessionários em solo americano e pretende ampliar essa rede. E quem visitar o reativado site da marca (www.buellmotorcycles.com) já poderá ver quatro destas novidades - algumas ainda na forma de projeção feita em computador: a esportiva 1190RX, a naked 1190SX, a maxitrail 1190 Super Touring e a super off-road 1190HCR.

Todas terão o mesmo motor V2 de 1.190 cm³ e gloriosos 185 cv de potência. Em sintonia com os novos tempos, a empresa também desenvolve uma moto elétrica, que poderá até vir a ser uma atualização da Fuell Flow desenvolvida pelo próprio Erick Buell (e jamais lançada).

Uma pitada de história

A marca foi fundada em 1983 por Erick Buell e seu primeiro modelo foi lançado no ano seguinte. Chamava-se RW750 e nasceu para competir em provas de motovelocidade na categoria F1 do AMA Motorcycle. Entre 1985 e 1993, a empresa viveu seu auge, época em que lançou motos esportivas equipadas com motores fornecidos pela Harley-Davidson.
O sucesso naquela época levou a marca de Milwaukee a comprar 49% das ações da Buell, em 1998. Cinco anos depois, a Harley comprou o resto das ações e passou a ser dona da companhia. Mas, em 2009, resolveu encerrar suas operações.
Erick Buell, porém, não se deu por vencido. Criou a empresa Erick Buell Racing e tentou voltar ao mercado com novas motos, mas não teve êxito e faliu em 2018. A história recomeça agora com Bill Melvin no cargo de CEO e com grandes planos. Estamos na torcida!

Comentários

Carregar mais