A Can-Am revelou os modelos que irão marcar o retorno da empresa canadense ao mercado de duas rodas com o lançamento das elétricas Origin e Pulse, suas primeiras motos em 35 anos. Sim, um dos nomes é o mesmo utilizado pela Fiat aqui no Brasil com um utilitário compacto.
Para quem não sabe, a Can-Am - de propriedade da Bombardier Recreational Products (BRP) -, fez motocicletas durante as décadas de 1970 e 1980, ganhando sua reputação nas costas de modelos de motocross e off-road que alcançaram sucesso no cenário das corridas norte-americanas. A marca foi "reduzida" em 1987 antes de ser revivida pela BRP em 2006 como parte de uma linha de triciclos.
Com o mercado de motocicletas dando os primeiros passos para a transição para a eletrificação, a BRP anunciou em março de 2022 seus planos de ressuscitar a Can-Am como marca de motocicletas de motores elétricos.
Agora a Can-Am finalmente revelou os primeiros modelos - Origin e Pulse -, com uma linguagem de design atraente que, pelo menos aos nossos olhos, esconde as baterias tradicionalmente volumosas com mais sucesso quando comparadas com outros modelos, como o LiveWire Del Mar da Harley e modelos da Zero.
Embora o estilo neo-contemporâneo e as amostras de cores possam fazer com que os advogados da Husqvarna se mexam, a carenagem volumosa, os detalhes esportivos e o farol estilizado fazem com que ambos os modelos, especialmente a Pulse, se destaquem, ao mesmo tempo em que são bem discretas no que diz respeito à bateria.
A Can-Am Origin é uma moto de proposta mista com pegada off-road. Inspirada nas raízes "Track 'n' Trail" da marca, a Origin foi projetada para oferecer boa capacidade off-road e desempenho rápido na estrada sem altos custos de operação.
Já a roadster Can-Am Pulse tem o cenário urbano em sua proposta e parece destinada a ser uma rival da nova LiveWire Del Mar - e que foi projetada para oferecer uma experiência de pilotagem responsiva e divertida no trajeto.
As especificações técnicas não foram compartilhadas, mas a fabricante canadense aproveitou ao máximo a propriedade parcial da BRP dos estimados fabricantes de motores Rotax - que já trabalharam com Aprilia e BMW - para desenvolver o "Rotax E-Power", que diz ter focado em extrair "bastante" desempenho e torque.
Os modelos Pulse e Origin devem ser lançados somente em 2024.