A maior e melhor edição do Festival Interlagos - Motos terminou ontem, mas tudo o que aconteceu lá continuará repercutindo por muito tempo. Isso porque vários modelos lançados e/ou apresentados por lá ainda vão demorar um pouco para chegar ao mercado. E, até que isso aconteça, continuarão cercados de expectativas.
E se o termômetro é expectativa, talvez a grande estrela do Festival tenha sido a CFMoto Ibex 450. Os motivos: a moto era muito aguardada, tem um conjunto extremamente interessante, design bacana e cilindrada média - o que certamente contribuirá para que tenha um preço razoavelmente acessível, ali pela faixa dos R$ 40 mil. Além disso, vem de uma marca que é muito forte no exterior e que, se for bem gerenciada no Brasil, poderá ganhar muito espaço.
A concorrência no evento, que teve muitos lançamentos, estava forte. Mas o estande da CFMoto esteve quase sempre lotado, comprovando que a 450 Ibex - e outros modelos da marca expostos por lá - atraíram a atenção do público.
Como por enquanto a 450 Ibex é a única confirmada para o mercado brasileiro, vamos falar dela. Primeiro, sobre o curioso nome: Ibex é um tipo de cabra selvagem que habita regiões montanhosas da Europa, Ásia e África. É um bicho robusto, com grossa pelagem marrom ou cinza, ágil, escalador, saltador.
O nome, então, foi escolhido em alusão a essas características - a moto seria algo parecido, com características de robustez e versatilidade. Além disso, claro, o uso do nome original - 450 MT - talvez causasse problemas, pois a sigla "MT" já é usada no Brasil pela Yamaha, em modelos como MT-03 e MT-07.
A moto é movida por um motor de dois cilindros em linha, injetado e refrigerado a água. Tem 449 cm³ de cilindrada e rende 44 cv a 8.500 rpm e torque de 4,4 kgfm a 6.250 rpm. O câmbio tem seis marchas e a transmissão secundária é por corrente.
O modelo vendido na Europa tem suspensão dianteira invertida Kayaba com tubos de 41 mm de diâmetro, enquanto a traseira, também Kayaba, é monochoque com ajustes. Os freios são a disco, com ABS, e os pneus têm medidas 90/90 R21 na frente e 140/70 R18 atrás - o aro 21 na frente é uma vantagem para o uso no fora-de-estrada. As rodas são raiadas.
A CFMoto 450 Ibex 2,21 metros de comprimento, 87 cm de largura e 1,39 m de altura, com 1,50 m de entre-eixos. O banco fica a 80/82 cm de altura do solo, o tanque pega excelentes 17,5 litros de combustível e o peso em ordem de marcha é de 175 quilos. Para completar, a moto tem painel de TFT e iluminação full-LED, entre outros quitutes.
Hoje a CFMoto Ibex brigaria com modelos como a Royal Enfield Himalayan 450, que custa entre R$ 30 mil e R$ 32 mil e tem motor bicilíndrico refrigerado a água que entrega 40 cv de potência e 4 kgfm de torque. A Hima não é tão sofisticada quanto a 450 Ibex e tem um pouco menos de potência e torque, mas é bem mais barata - e tem forte aptidão para o off-road.
Além dela, a Honda NX 500 - que também foi lançada no Festival Interlagos - Motos e que vai substituir a CB 500X - seria outra concorrente. O motor é o mesmo bicilíndrico refrigerado a agua da CB 500X, com 49,6 cv e 4,5 kgfm de torque, e o preço anunciado no evento foi de R$ 45.800. Ou seja, a moto da Honda é mais potente e torcuda, mas é mais cara na largada - e certamente esse preço vai bater nos R$ 50 mil quando a moto chegar às concessionarias, o que está previsto para ainda este mês.
Se a CFMoto 450 Ibex chegar com preço competitivo e for eficiente como parece ser, a briga no segmento das crossovers médias promete esquentar.



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