O caro leitor naturalmente não vê quadriciclos - ATVs e UTVs - rodando nas cidades. Afinal, esses veículos não são emplacáveis e seu uso é restrito a atividades de lazer e trabalho. Mas se você for a alguma cidade turística, certamente verá "quads" em uso ou para alugar.
É um mercado crescente e, por isso, a CFMoto tem fortalecido seus line-up de modelos. Agora, aproveita o São Paulo Boat Show, o maior salão náutico da América Latina, para mostrar o novo modelo CForce 1000. O evento começou no dia 19 e termina na terça, dia 24 de setembro.
Mas o que quadriciclos têm a ver com barcos? Bem, com frequência esses veículos são usados para manobrar as embarcações, quando estão em cima de reboques.
O novo CForce será vendido em duas versões - standard e LX. Ambas têm o mesmo motor com dois cilindros em V, 963 cm³, refrigeração líquida, oito válvulas e comando simples. A potência máxima é de 90 cv a 7.500 rpm e o torque chega a 9 kgf.m a 6.500 rpm. A transmissão, por sua vez, é do tipo CVT. Batizada de OmniDrive e desenvolvida pela própria CFMoto, tem as posições Park, Neutral, Rear, High e Low.
O quadriciclo ainda tem freios a disco ventilado nas quatro rodas (que têm aros de 14 polegadas), acelerador eletrônico, iluminação full-LED, direção com assistência elétrica e tração 4x4 com acionamento eletrônico. Para completar, pode rodar em três modos de condução (Sport, Normal e Work), suspensões com reservatórios externos de gás (piggy-back).
As diferenças na versão LX são a pintura exclusiva Zircon Black, o painel de com tela de TFT de sete polegadas sensível ao toque com conectividade (tem conexão com Apple Car Play!). Mas as duas versões têm as mesmas dimensões - 2,34 m de comprimento e 1,48 m de entre-eixos - e o mesmo peso de 460 quilos. A capacidade de reboque é de 820 quilos e o tanque de combustível leva 26 litros. Com garantia de três anos, o CForce 1000 custa iniciais R$ 100.800.