O mercado brasileiro de motocicletas continua aquecido e fechou o mês de abril com nova alta nas vendas. Foram emplacadas 182.676 unidades, volume 10% superior às 166.013 unidades vendidas em março.
As vendas em abril também corresponderam a uma alta de 7,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. Para completar, o número de emplacamentos no acumulado deste ano já atingiu 656.600 unidades, volume 8,9% maior que as 602.592 unidades entregues nos quatro primeiros meses do ano passado.
Caso continue no mesmo ritmo, com uma média de 164 mil unidades emplacadas mensalmente, o mercado brasileiro de motocicletas poderá chegar a 1,96 milhão de unidades até o fim do ano.

No mês de abril a Honda manteve sua liderança disparada, com 66,7% de participação, seguida de longe pela Yamaha, que ficou em segundo lugar com 13,7%.
Nas posições seguintes, mais uma vez podemos ver que o mercado brasileiro de motocicletas vive uma nova realidade. Hoje, marcas que outrora ocuparam as primeiras posições ficaram bem para trás, e foram substituídas por outras, que investem em modelos de baixa cilindrada e preço acessível.
Na terceira posição ficou a Shineray, com 5,8% de participação. Em quarto lugar veio a Mottu, com 5,6 de market share. Com operações concentradas na grande São Paulo, a Mottu aluga e/ou vende o modelo Sport 110i, que é montado em Manaus (AM) com kits fornecidos pela gigante indiana TVS. Também aluga os modelos Pop 110i, que é Honda, e Mottu E, um scooter elétrico. Ou seja, a Sport 110i é seu principal produto.
Em quinto ficou a Avelloz, marca com atuação mais focada nas regiões Norte e Nordeste, e que tem um line-up enxuto, com apenas três modelos. Por fim, todas as outras marcas presentes no país somaram os 7% restantes.
No acumulado do ano as posições se repetem. Há apenas leves variações na participação de mercado de cada marca: Honda com 68%; Yamaha com 14,4%; Shineray com 5,7%; Mottu com 3,5%; e Avelloz com 1,4%. Mais uma vez todas as outras marcas presentes no país somaram os 7% restantes.
O ranking de vendas por marca em abril, ficou da seguinte forma (em unidades):
Já no acumulado do ano, o ranking de vendas por marca está da seguinte forma (em unidades)