Com nova realidade, mercado de motos está aquecido

Setor fechou abril com nova alta e mantém boas expectativas para este ano. Ranking de vendas consolida marcas "novatas"

  1. Home
  2. Motos
  3. Com nova realidade, mercado de motos está aquecido
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O mercado brasileiro de motocicletas continua aquecido e fechou o mês de abril com nova alta nas vendas. Foram emplacadas 182.676 unidades, volume 10% superior às 166.013 unidades vendidas em março.

As vendas em abril também corresponderam a uma alta de 7,2% na comparação com o mesmo mês de 2024. Para completar, o número de emplacamentos no acumulado deste ano já atingiu 656.600 unidades, volume 8,9% maior que as 602.592 unidades entregues nos quatro primeiros meses do ano passado.

Caso continue no mesmo ritmo, com uma média de 164 mil unidades emplacadas mensalmente, o mercado brasileiro de motocicletas poderá chegar a 1,96 milhão de unidades até o fim do ano.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Loja De Motos
As vendas de motos no Brasil este ano já passam das 160 mil unidades mensais, em média
Crédito: Divulgação
toggle button

Participação das marcas

No mês de abril a Honda manteve sua liderança disparada, com 66,7% de participação, seguida de longe pela Yamaha, que ficou em segundo lugar com 13,7%.

Nas posições seguintes, mais uma vez podemos ver que o mercado brasileiro de motocicletas vive uma nova realidade. Hoje, marcas que outrora ocuparam as primeiras posições ficaram bem para trás, e foram substituídas por outras, que investem em modelos de baixa cilindrada e preço acessível.

Na terceira posição ficou a Shineray, com 5,8% de participação. Em quarto lugar veio a Mottu, com 5,6 de market share. Com operações concentradas na grande São Paulo, a Mottu aluga e/ou vende o modelo Sport 110i, que é montado em Manaus (AM) com kits fornecidos pela gigante indiana TVS. Também aluga os modelos Pop 110i, que é Honda, e Mottu E, um scooter elétrico. Ou seja, a Sport 110i é seu principal produto.

Em quinto ficou a Avelloz, marca com atuação mais focada nas regiões Norte e Nordeste, e que tem um line-up enxuto, com apenas três modelos. Por fim, todas as outras marcas presentes no país somaram os 7% restantes.

No acumulado do ano as posições se repetem. Há apenas leves variações na participação de mercado de cada marca: Honda com 68%; Yamaha com 14,4%; Shineray com 5,7%; Mottu com 3,5%; e Avelloz com 1,4%. Mais uma vez todas as outras marcas presentes no país somaram os 7% restantes.

Com apenas um modelo, a Sport 110i, a Mottu é a quarta marca que mais vende no país
Crédito: Reprodução/Webmotors
toggle button

O ranking de vendas por marca em abril, ficou da seguinte forma (em unidades):

  1. Honda - 121.875
  2. Yamaha 25.057
  3. Shineray - 10.687
  4. Mottu - 10.241
  5. Avelloz - 2.644
  6. Royal Enfield - 2.325
  7. Bajaj - 2.084
  8. Haojue - 1.843
  9. Triumph - 1.211
  10. BMW - 1.135
  11. Kawasaki - 968
  12. Zontes - 553
  13. Dafra - 486
  14. Suzuki - 289
  15. Bull - 196
  16. Harley-Davidson - 168
  17. Ducati - 140
  18. GCX - 120
  19. VMoto - 94
  20. Watts - 79
  21. Já no acumulado do ano, o ranking de vendas por marca está da seguinte forma (em unidades)

    1. Honda - 446.698
    2. Yamaha - 94.937
    3. Shineray - 37.398
    4. Mottu - 23.547
    5. Avelloz - 9.108
    6. Royal Enfield - 8.688
    7. Bajaj - 7.549
    8. Haojue - 6.857
    9. BMW - 4.096
    10. Triumph - 3.795
    11. Kawasaki - 2.946
    12. VMoto - 2.078
    13. Dafra - 1.981
    14. Zontes - 1.671
    15. Suzuki - 949
    16. Bull - 749
    17. Harley-Davidson - 522
    18. GCX - 431
    19. Ducati - 386
    20. Watts - 232
    21. Comentários