Motocicletas elétricas já são uma realidade em muitos países do mundo, inclusive no Brasil. Ainda não são tão populares nem tão vendidas quanto as movidas por motores a combustão, mas a constante e incrivelmente rápida evolução nos motores elétricos e nas baterias aponta para um futuro mais eletrificado do que a derivados de petróleo. Agora surge a Scrambler elétrica.
A novidade vem da Nova Zelândia, onde a Switch Motorcycles dá os aprontos finais em sua primeira moto elétrica. Mas não se trata de uma motoquinha sem graça ou voltada para o trabalho: a eScrambler é cheia de estilo, que une o futurismo sempre presente na elétricas mais modernosas com o passado elegante e aventureiro das Scramblers.
Com visual retrô, a eScrambler tentará convencer que esse futuro elétrico das motocicletas pode acontecer com charme e bossa através de um modelo relativamente minimalista. O belo design da moto foi desenvolvido por Michel Riis Eriksen, um ex-campeão de competições de Flat Track, em parceria com o engenheiro de motos elétricas Matthew Waddick.
A moto tem chassi de alumínio com duplo berço inferior, balança também em alumínio, suspensão dianteira invertida e traseira monochoque, ABS nos freios e lindas rodas de alumínio com aros de 18 polegadas pintados na cor reta, mas com raiação em cor de metal. O banco é curto e quase todo plano, como convém às Scramblers.
O motor elétrico não fica direto na roda, como em muitas motos do tipo: vai no meio do quadro, junto com a bateria de polímero desenvolvida pela Panasonic, o que abre caminho para uma transmissão secundária por correia.
Segundo o fabricante, a eScrambler vai de zero a 100 km/h em apenas 3,2 segundos - aceleração de moto esportiva - e atinge a velocidade máxima de 170 km/h. A autonomia é de até 150 km com cada carga de bateria, que precisa de cinco horas para ser recarregada 100%. A moto pesa apenas 140 quilos, algo próximo de um modelo tradicional com motor de 250 cm³.
A Scrambler elétrica tem todos aqueles recursos que tornam uma moto um produto de alto nível. Estão a bordo iluminação full-LED, painel de TFT, modos de pilotagem, regeneração de energia, piloto automático, chave presencial, tomada USB e conectividades Wi-Fi e Bluetooth. Segundo o fabricante, as vendas devem começar em 2022.