Conheça o scooter elétrico que alcança 100 km/h

Modelos foram construídos para o primeiro campeonato que envolve esse tipo de transporte no mundo

  1. Home
  2. Motos
  3. Conheça o scooter elétrico que alcança 100 km/h
Marcus Celestino
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os patinetes são adorados por crianças e, dependendo do modelo, também servem como modais eficientes no caos das grandes cidades. Embora cheios de vantagens, a velocidade não está entre os predicados do veículo. Isso até você conhecer os modelos desta matéria, já considerados os scooters elétricos mais rápidos do mundo.

Scooter elétrico - scooters
YCOM S1-X atinge velocidade máxima de 100 km/h
Crédito: Divulgação
toggle button

O YCOM S1-X é feito de fibra de carbono, pesa apenas 35 kg e tem dois propulsores que rendem pouco mais de 16 cv. Além disso, o scooter elétrico tem um botão especial que pode dar 20% a mais de potência ao veículo em linhas retas. Segundo o fabricante, o “brinquedo” atinge velocidade máxima de 100 km/h.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O modelo dispõe ainda de bateria de 1,5 kWh armazenada sob o deck. Com uma bateria tão pequena e velocidade máxima tão elevada, deverá ter autonomia longe de saltar aos olhos. A tendência é que o YCOM S1-X dê mais ou menos uma quinzena de voltas em um pequeno circuito fechado. E, de fato, este é o objetivo do fabricante.

O S1-X foi construído para disputar o eSkootr Championship (eSC). A competição de nome descolado, “xóvem”, é a primeira do mundo na qual correm apenas scooters elétricos. Sua primeira temporada tem previsão de início para o ano que vem. As disputas serão realizadas em pistas especialmente construídas para os veículos. Os circuitos terão entre 400 e 800 metros.

eSkootr Championship tem início previsto para o ano que vem
Crédito: Divulgação
toggle button

Até o momento, a YCOM fabricou 10 scooters elétricos para o eSC e mais 20 modelos devem ser produzidos. Eles serão distribuídos entre as equipes, que ainda não foram definidas.

Nos testes iniciais, com limitação da potência a 70%, os pilotos reclamaram muito de cansaço. Eles alegaram que há muito esforço físico para guiar o S1-X, principalmente nas curvas com maior inclinação.

A YCOM diz que, conforme os testes progredirem, os pilotos ganharão maior condicionamento físico e irão se adaptar ao scooter elétrico. O fabricante espera que os competidores não encontrem problema na utilização de 100% da potência, mais os 20% de boost nas retas. É como diz o outro: vamos aguardar.

Scooter elétrico da YCOM é feito em fibra de carbono e pesa apenas 35 kg
Crédito: Divulgação
toggle button
Comentários