Crise dos pneus: quais alternativas para as motos?

Preços subiram e alguns modelos para motos médias e, principalmente, grandes, estão em falta. Veja o que você pode fazer

  1. Home
  2. Motos
  3. Crise dos pneus: quais alternativas para as motos?
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

No Brasil, o cenário de crise dos pneus para motos é agravado porque praticamente todos os pneus para motos grandes e a maioria para as motos médias são importados - a fabricação no país contempla, predominantemente, pneus para motos pequenas. Diante disso tudo, o que fazer?

A primeira medida é a de sempre: pesquisar, pesquisar e pesquisar. Há muitas lojas que vendem através de sites próprios, e não é preciso necessariamente recorrer às lojas físicas. Inclusive, muitas vezes a compra pela internet implica em preços mais baixos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Mas, no caso da compra pela internet, é preciso ficar atento à idoneidade do vendedor. Tanto em sites próprios quanto em sites de vendas variadas - como Mercado Livre e Shopee -, é preciso ver as qualificações dos vendedores e as avaliações feitas por quem já comprou. E vale a pena pesquisar se os sites próprios são de lojas que realmente existem: há muitos golpes na praça! Você faz a compra, paga e o pneu nunca chega.

Outro ponto importante quando for comprar um pneu novo, para não comprar gato por lebre, é saber "ler" as especificações gravadas no pneu (veja abaixo) e conferi-las com as recomendadas para a sua moto.

Leitura Pneu

É possível substituir pneus de motos?

Se o pneu da sua moto está em falta e você não o encontra em lugar nenhum, pode recorrer à estratégia de comprar um de medidas parecidas, mas não rigorosamente iguais. O ideal é sempre optar por pneus com as medidas originais, mas em muitas motos, na falta de opções, é possível instalar pneus um pouco mais estreitos ou mais largos. Mas, nesse caso, é imprescindível ter certeza de que o pneu entrará no aro e, mais importante ainda, verificar se os índices de peso e velocidade são compatíveis (veja abaixo a tabela dos índices de velocidade).

Tabela De Velocidade pneus motos

Por exemplo, é óbvio que um pneu com 180 mm de largura não pode ser substituído por um outro com 150 mm de largura. A diferença é muito grande. Mas provavelmente não haverá problema em substituí-lo por um de 170 ou de 190, desde que o tamanho do ar seja o mesmo (R16, R 17, R18, R19 etc) e que os índices de peso e velocidade sejam similares. No caso dos pneus mais largos, também é preciso investigar se não encostarão na balança traseira.

Outro aspecto a ser visto é o perfil do pneu. Perfil é a altura lateral do pneu e sua medida é indicada em proporção à largura. Por exemplo, em um pneu 180/55 R17, a largura é de 180 mm (18 centímetros) e o perfil, de 55% da largura - ou seja, pouco mais de 90 mm ou 9 centímetros. Quando a largura varia, o perfil também muda. Mas, na proporção, pode até ser exatamente igual à do pneu original. É preciso fazer as contas!

Outro recurso é comprar um pneu de uso diferente do original. Mas não muito - em casos emergenciais, pode-se instalar um pneu de uso misto em uma moto urbana ou custom, por exemplo.

Mas isso não é recomendável em motos de alta performance, caso das naked e esportivas muito potentes. Nestas motos, é importante usar os pneus originais, que terão compostos e desenhos na banda de rodagem adequados à proposta e ao desempenho da moto. Ou vice-versa: pode-se instalar pneus de asfalto em modelos de uso misto - só não vá rodar na terra nem fazer trilhas com eles.

Por fim, quando for comprar um pneu novo para sua moto, preste atenção ao DOT. Ou seja, a data de fabricação. Muitas vezes os pneus são anunciados por preços abaixo da média porque já estão perto ou passaram dos cinco anos de validade para estocagem. Sempre pergunte ao vendedor qual é o DOT do pneu, que aparece estampado na lateral sempre com quatro números - por exemplo, 2518 alude à fabricação na 25ª semana de 2018.

Dot Copia Pneus motos
O DOT é a data de fabricação do pneu. No exemplo acima, foi na 9ª semana de 2007
Crédito: Reprodução da internet
toggle button
Comentários