O tipo de moto seminova
Existe uma infinidade de categorias no mercado de duas rodas e a primeira pergunta é: qual uso você fará da moto? Se você quer mobilidade no trânsito da cidade e economia, modelos de baixa cilindrada e scooters são os mais indicados. Se a intenção é ter mais desempenho, mesmo para uso urbano, as esportivas podem ser a pedida.Gosta de viajar e pega rodovias com frequência? A opção de moto seminova, nesses casos, é uma touring. Agora, se pega muita estrada de terra ou com asfalto irregular e sem pavimentação, as trail se mostram como mais versáteis.
Pintura
Dê uma olhada com calma na moto seminova do seu interesse, de preferência em um lugar com luz natural e de dia. Veja com atenção o estado da carenagem e da pintura, se não há raspas ou pequenos amassados - o que pode indicar se o antigo dono tinha cuidado ou não com a motocicleta.Pedaleiras e manetes
São peças que costumam ter desgaste pelo tempo de uso e são bons indicativos da quilometragem anunciada da moto seminova. Ou seja, se os manetes e pedaleiras têm muitas marcas, arranhões e sinais de tempo de uso, e o km informado é baixo, desconfie.Será que tombou?
Inspecione também se espelhos, escapamento, pedaleiras, lanternas e outras partes da moto têm arranhões, raspas, amassados ou trincas. Pode ser sinal de que a moto já teve alguma queda mais severa. Lembre-se que isso pode afetar o alinhamento das rodas e da suspensão do modelo.Dê uma volta
Ande na moto seminova antes de fechar negócio. Dê uma olhada se o guidom apresenta folgas, se está bem alinhado e se as rodas obedecem aos comandos. Veja também se a moto inclina demais para um dos lados, o que pode significar problemas na suspensão ou quadro empenado.Verifique o comportamento dos principais comandos. Acelerador e freios muito duros e que exigem força além do normal para serem acionados são sinais de problemas nos componentes. Embreagem e câmbio também não podem estar rígidos, nem exigir esforço por parte do condutor.
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