Dafra lançará nova naked urbana. Veja qual será

Marca encerrou parceria com a TVS indiana e investirá na SYM taiwanesa. Com isso, Apache RTR dará lugar a novo modelo

  1. Home
  2. Motos
  3. Dafra lançará nova naked urbana. Veja qual será
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Dafra comunicou hoje que encerrou oficialmente a produção de modelos da TVS indiana. Iniciada em 2010, a parceria resultou em mais de 40 mil motos e scooters montados pela marca nacional em Manaus (AM).

Com a decisão, a Apache, único modelo TVS que ainda era feito pela Dafra no Polo Industrial de Manaus (PIM) sai de linha definitivamente. A Dafra, porém, diz que continuará fornecendo peças de reposição e garantindo assistência técnica para as Apache RTR 150 e RTR 200 em suas concessionárias.

Apache Rtr 200 Abs Dafra Motos Brasil Foto Galeria 01
Com o fim da parceria Dafra/TVS, a Apache RTR 200 sai de linha no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Dafra lançará naked nova urbana. Veja qual será

Os outros modelos atualmente vendidos pela Dafra no mercado brasileiro são todos originariamente feitos pela SYM Sanyang de Taiwan. São os scooters Cruisym 150 e 300, Citycom 300 CBS e HD 300, e ainda o Maxsym 400, assim como as motocicletas NH 190 e NH 300.

Há 14 anos a Dafra monta em Manaus (AM) modelos da SYM Sanyang, e agora essa parceria será ampliada. A marca nacional diz que vi atualizar seu lineup "nos próximos anos" e que já tem um lançamento previsto para este ano - que ocupará o lugar da Apache RTR 200. Então, podemos esperar uma naked urbana nessa faixa de cilindrada, de origem SYM Sanyang.

A SYM Sanyang NH X é a principal candidata a ocupar o lugar da TVS Apache RTR 200
Crédito: Reprodução
toggle button

Qual será o novo modelo Dafra no Brasil?

No site da SYM, aparecem apenas duas motocicletas. Uma é a SYM NH T, crossover que dá origem às nossas NH 190 e NH 300 - lá a moto existe, ainda, com motor de 125 cm³. A outra é a naked SYM NH X, uma naked urbana com visual bacana e bom recheio.

A moto tem farol de LED dividido em duas seções horizontais, rabeta curtinha, painel de LCD, duas entradas USB, rodas de liga leve e até distribuição de peso 50/50 %. As suspensões são tradicionais, com telescópios dianteiros e monochoque traseiro, os dois freios são a disco com ABS no dianteiro, e os pneus têm medidas 110/70 R17 na frente e 130/70 R17 atrás. A moto pesa 143 quilos e tem tanque para 11 litros.

A SYM NH X tem visual bacana e boas especificações, mas precisará de outro motor para ser competitiva
Crédito: Reprodução
toggle button

Ou seja, o visual é interessante - bem mais até que o da TVS Apache RTR -, e as especificações básicas são coerentes. O problema aí é o motor, que tem apenas 125 cm³ e rende modestos 10,7 cv de potência a 9.000 rpm com torque de 0,9 kgf.m a 7.500 rpm. São números insuficientes para fazer frente aos modelos de baixa cilindrada que reinam no mercado brasileiro, que têm motores com 150 cm³ ou 160 cm³.

Pelo menos esse motor já atende à norma de emissões Euro 5, equivalente à nossa norma Promot 5, que entrou em vigor ano passado. Ou seja, a moto poderia ser homologada no Brasil atualmente.

Uma solução aí seria montar a moto em Manaus (AM) com o motor de 190 cm³ que já equipa a nossa NH 190. Como as duas motos - SYM NH T e SYM NH X - compartilham o chassi e vários outros componentes, não seria algo tão complicado. E ainda facilitaria a logística e o pós-venda por aqui. Neste momento, nossa aposta para o próximo lançamento da Dafra por aqui é esta. A conferir.

Uma pitada de história

Muita gente não sabe, mas a taiwanesa Sanyang Motor Co. é uma empresa consolidada no setor de suas rodas. Fundada em 1954, em Taipei, como Sanyang Electric Machinery Plan, começou a produção de motociclos em 1961, em colaboração com a Honda.

Em 1995, a marca SYM foi criada especificamente para a comercialização de veículos de duas rodas. Atualmente a empresa tem sede na cidade de Hukou e é dona de três grandes fábricas de motos e scooters - em Taiwan, na China e no Vietnã.

As operações com a Dafra brasileira já têm 14 anos. As motos e scooters vêm desmontadas de Taiwan e são montadas na fábrica da Dafra, em Manaus. Em 2023, a SYM vendeu em todo o mundo mais de 500 mil motocicletas e scooters.