Depois de um longo tempo, Suzuki aponta para cima

Marca obteve melhor resultado em cinco anos no mês de maio, e as vendas também cresceram no acumulado do ano

  1. Home
  2. Motos
  3. Depois de um longo tempo, Suzuki aponta para cima
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Todo mundo sabe que a Suzuki Motos já teve dias melhores que os atuais, no mercado brasileiro. Muitos anos atrás, esteve entre as cinco marcas que mais vendiam motocicletas no país - até porque habia muito menos concorrentes.

Mas depois que a J. Toledo da Amazônia, representante da Suzuki no Brasil, deu uma guinada, tudo mudou. O grupo enxugou o lineup da Suzuki e passou a focar apenas em motos de média e alta cilindrada.  Ao mesmo tempo, o grupo passou a representar no país as marcas Haojue, dedicada a modelos de baixa cilindrada, e Kymco, focado em scooters.

Com modelos médios e grandes em linha, obviamente a Suzuki passou a emplacar volumes bem menores do que nos tempos em que a linha tinha modelos como Yes 125, Intruder 125, GSR 150 e similares.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Suzuki Gsx 8r Divulgação (10)
A ótima esportiva GSX-8R foi uma das motos lançadas pela Suzuki neste primeiro semestre de 2025
Crédito: Divulgação
toggle button

No ano passado, por exemplo, a Suzuki foi apenas a 13ª marca vendedora de motos no país. Com apenas 2.370 emplacamentos no ano inteiro, ficou atrás, obviamente, das onipresentes Honda e Yamaha lá na frente, e também de marcas premium como BMW e Triumph, e até das "newcomers" Royal Enfield e Bajaj.

Mas agora a Suzuki voltou a apontar para cima. A marca vendeu, em maio, 296 motocicletas. É um número ainda modesto e que ainda a deixa lá atrás no ranking. Porém, esse volume foi o melhor em cinco anos. Além disso, no acumulado deste ano a Suzuki já emplacou 1.245 motocicletas, volume que representou um crescimento de 57% na comparação com o mesmo período do ano passado.

Esses resultados mostram que a Suzuki tem mercado no país. E que há potencial ara crescer - até porque o mercado brasileiro de motocicletas está bombando, com o melhor cenário em 14 anos.

A crossover GSX-S1000 GX foi lançada mais recentemente, no Festival Interlagos - Motos 2025
Crédito: André Deliberato/Webmotors
toggle button

"Nós temos crescido ano a ano e nossa expectativa é que 2025 seja o nosso melhor ano na década", afirma, otimista, a diretora executiva do grupo J. Toledo, Fernanda Toledo. "E esperamos que 2026 seja ainda melhor", completa ela.

Os bons resultados também são reflexo dos investimentos em novidades. No primeiro semestre deste ano, a Suzuki lançou três modelos importantes: a esportiva GSX-8R, a crossover GSX-S1000 GX e uma segunda versão da trail média V-Strom 800, com rodas de liga leve. Com estas novidades, a marca passou a ter 12 modelos no lineup. Agora, é esperar para ver se o mercado vai continuar respondendo bem.

Aproveite também!

    Comentários