Ducati apresenta a incrível big trail DesertX

É tempo de aventura: moto tem belo visual que remete às trail dos anos 90, apenas 202 quilos e motor de 937 cm³ e 110 cv

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Roberto Dutra
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De tempos em tempos aparece uma moto que faz o mundo parar e prestar especial atenção. A Ducati já havia criado grandes expectativas em 2019, quando mostrou ao mundo uma concept bike com o mesmo nome. Depois, anunciou que a moto se tornaria modelo de produção e que seria lançada neste início de dezembro. Agora, surge a Ducati DesertX definitiva: uma big trail que realmente justifica o nome.

Ducati Desertx (24)
A Ducati DesertX nasce como uma big trail raiz: pronta para encarar dunas, desertos e montanhas
Crédito: Divulgação
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A DesertX é outra conversa. Eis aqui uma big trail legítima, para encarar qualquer viagem no asfalto como se fosse um passeio no parque, mas que quer mesmo é a adrenalina das estradas menos convidativas, com dunas, montanhas, desertos, vales e afins.

O design já é encantador: a frente ovalada na qual sobressaem dois faróis redondos remete imediatamente às motos de enduro dos anos 80 e a alguns modelos de produção que seguiram essa linha nos anos 90, como as big trail Yamaha XTZ 750 Super Ténére ou Cagiva Explorer 900.

Ducati Desertx (16)
O visual remete às motos criadas para provas de enduro nos anos 80 e às big trails de produção dos anos 90
Crédito: Divulgação
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E o que dizer da sacada de botar luzes de rodagem diurnas (DRLs) com pequenos intervalos no contorno dos faróis com LEDs? Até a opção pela combinação de cores do lançamento - predominante branca com grafismos vermelhos - lembra aquelas motos.

Ducati Desertx (15)
Corpo esguio, para-brisa quase reto, banco em curva e pedaleiras largas: aqui, pilotar em pé é tranquilo
Crédito: Divulgação
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Ducati DesertX é esguia como manda o figurino

Dali pra trás a moto é esguia como manda o figurino. Nada de carenagens laterais exageradas: há apenas abas que abraçam o tanque. Nada de tampas laterais, também. E na rabeta apenas o acabamento necessário, uma alça de segurança e a lanterna de LED embutida sob o banco. Para-brisa quase reto, protetores de mãos e um lindíssimo painel também sobressaem no belíssimo visual da "macchina" italiana.

Ducati Desertx (17)
A longa distância do para-lama traseiro para o pneu ajudará a enfrentar caminhos pouco convidativos
Crédito: Divulgação
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Os mais atentos devem ter reparado que a moto tem dois bocais de tanque de combustível. Pois bem, na frente há o tanque normal, que leva 21 litros. Mas opcionalmente a moto pode ser um segundo tanque, na parte traseira, para mais oito litros.

Ducati Desertx (22)
Opcional, o segundo tanque com capacidade para oito litros pode ser instalado na traseira da moto
Crédito: Divulgação
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O motor é o mesmo dos modelos Monster e Multistrada V2: o bicilíndrico em V Testastretta de 937cm³ e refrigeração líquida, que rende 110 cv a 9.250 rpm e torque de 9,3 kgf.m a 6.500 rpm. Ótimos números para uma moto que tem quadro de treliça em aço, 202 kg de peso a seco e capacidade de carga de 240 quilos. A DesertX também terá, na Europa, uma versão com potência limitada para que possa ser pilotada por condutores com habilitação A2.

Ducati Desertx (20)
As luzes de rodagem diurna (DRLs) foram aplicadas no entorno dos dois faróis redondos. Ficaram lindas!
Crédito: Divulgação
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A transmissão secundária é por corrente e o câmbio de seis marchas teve as relações encurtadas, especialmente na primeira e na segunda. O objetivo foi facilitar a condução em baixa velocidade em certas condições específicas no off-road. A sexta, porém, é longa, para proporcionar conforto e baixa vibração no uso em estradas.

Ducati Desertx (21)
A suspensão traseira monochoque com amortecedor bem inclinado é fornecida pela Kayaba e tem 22 cm de curso
Crédito: Divulgação
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As suspensões são da Kayaba: garfos dianteiros com 23 cm de curso e ajustáveis na compressão, na extensão e na pré-carga. Atrás, um monochoque com 22 cm de curso e apoiado na balança de alumínio. Juntas, proporcionam uma distância mínima do solo de 25 cm. Mas o banco está a 87,5 cm de altura do solo, o que vai dificultar a vida de pilotos de baixa estatura. Mas haverá um kit para reduzir essa distância.

Já as rodas têm aros de 21 polegadas na frente e de 18 polegadas atrás e, apesar de raiadas, usam pneus Pirelli Scorpion Rally STR sem câmara. As medidas são 90/90 R21 e 150/70 R18. Os freios, por sua vez, são da Brembo. Na frente, disco duplo e pinças radiais M50 monobloco com quatro pistões. Atrás, disco simples com pinça flutuante de dois pistões.

O painel é uma tela de TFT de 5 polegadas e mais parece um tablet vertical
Crédito: Divulgação
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O painel é uma tela de TFT de 5 polegadas que mais parece um tablet vertical. É rico em informações e que pode ser conectada ao smartphone pelo Ducati Multimedia System, o que permite ao piloto ativar funções como música, chamadas e navegação por GPS. O comprador escolhe entre dois Info Modes: standard ou rally. A primeira fornece informações para estrada: conta-giros e o velocímetro são mais visíveis, bem como a marcha engatada e o nível de combustível. A rally simula o funcionamento do trip master usado nas motos de rali e permite ajustar manualmente a indicação do hodômetro com o uso dos botões do punho esquerdo.

A lanterna tem o Ducati Brake Light, nome pomposo para ao dispositivo que, em caso de frenagem súbita, acende automaticamente a luz de freio traseira para alertar os veículos que vêm atrás. É uma luz de freio de emergência.

Seis modos de pilotagem

Na parte eletrônica, a DesertX tem seis modos de pilotagem - sport, touring (potência reduzida para 95 cv), urban (75 cv), wet (75 cv), rally e enduro (ambos com 110 cv). Os modos de pilotagem enduro e rally são novos. O enduro permite ao condutor enfrentar estradas de terra difíceis com segurança, e facilita a vida dos pilotos menos experientes. Já o modo rally despeja toda a potência do motor e reduz a interferência dos controles eletrônicos - ou seja, este é para pilotos experientes.

A lanterna tem aspecto de meia-lua e vai embutida na discreta traseira da moto
Crédito: Divulgação
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Estes modos se combinam com quatro "power modes": full, para as respostas mais rápidas; high, para acelerações um pouco mais suaves; medium, para respostas rápidas mas como menor potência total; e low, para suavidade também com menor potência. Na prática, alteram o mapa de entrega da força do motor.

Tudo é monitorado por Unidade de Medição Inercial (IMU) de seis eixos, que controla o freio-motor (que tem quatro ajustes), os controle de tração (oito ajustes) e anti-empinamento (quatro ajustes), o quickshifter e o ABS atuante em curvas (três ajustes ou desligado).

Vamos passear no parque? Na DesertX, isso quer dizer enfrentar caminhos que as outras motos evitam
Crédito: Divulgação
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A moto terá alguns acessórios vendidos nas concessionárias: descanso central, punhos aquecidos, dois escapes Termignoni (na opção racing, aumenta potência e torque em 7%) e malas e top case de alumínio com capacidade de carga total de 117 litros.

Por fim, os intervalos de manutenção da DesertX serão a cada 15.000 quilômetros ou 24 meses, com a verificação da folga das válvulas a cada 30.000 km. A DesertX tem preço inicial de 16.240 euros, cerca de R$ 102.000 em conversão direta. Por enquanto não há previsão de chegada ao mercado brasileiro - mas já estamos na torcida!

Vídeo completo de apresentação da Ducati DesertX: