Ducati apresenta, na Itália, a Multistrada V2

Na prática, é a 950 de antes, mas com outro sobrenome, peso reduzido, banco mais baixo e aprimoramentos importantes

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Roberto Dutra
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A Ducati prometeu seis lançamentos em curto prazo neste segundo semestre de 2021. E a "leva" já começou: a marca italiana acaba de apresentar, na Itália, a Multistrada V2. O modelo chega para integrar a linha de big trails e, na prática, substitui a Multistrada 950 - apesar de ser quase a mesma coisa. Ou seja, continuará como modelo de entrada, cuja linha 2022 tem, até o momento, as versões V2, V2 S, V4, V4 S e V4 S Sport.

Ducati Multistrada V2 (2)
A Multistrada V2 em ação: embora seja uma big trail, a moto tem mais vocação para rodar no asfalto
Crédito: Divulgação
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O motor é o conhecido Testastretta bicilíndrico de 937 cm³ com quatro válvulas por cilindro e refrigeração a água, que rende 113 cv de potência e cerca de 10 kgf.m de torque máximo. Haverá uma versão com potência reduzida na Europa, para que a moto possa ser pilotada por portadores da carteira de habilitação A2 (para motos com até 47 cv). A Ducati diz que a Multistrada V2 tem aprimoramentos em componentes como bielas, embreagem e transmissão e que, como resultado, a entrega da força é mais linear e suave do que na antecessora.

Os bancos da Multistrada sempre foram confortáveis e bem-acabados. Agora, o do piloto está mais baixo
Crédito: Divulgação
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A pilotagem, aliás, promete ser mais confortável por vários motivos. Por exemplo, o banco ficou mais estreito e baixo, a 83 cm do solo, o que facilitará a vida de pilotos de baixa estatura - e haverá um banco opcional ainda mais baixo, a 79 cm do solo. Além disso, os pedais da moto passam a ser iguais aos da V4 e o peso total da moto foi reduzido em cerca de 5 quilos - dois deles no conjunto motor e embreagem!

Uma das bossa estéticas da Multistrada: os piscas com LEDs embutidos nos protetores de mãos
Crédito: Divulgação
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As Multistrada são big trails, mas com uso mais voltado para o asfalto. Apesar disso, a performance no fora de estrada promete ser facilitada um pouco pela roda dianteira com aro de 19 polegadas e pela suspensão semi-ativa.

Os baús são opcionais que devem ser encomendados no ato da compra da moto. Ficam bonitos!
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A moto terá duas versões, a Tourer e a S. De acordo com a versão, tem ABS atuante em curvas, auxílio às paradas e partidas em ladeiras, controle de tração, quatro modos de condução - Sport, Touring, Urban, Enduro - personalizáveis e brake-light que acende automaticamente nas frenagens de emergência. E ainda iluminação full-LED com luzes de rodagem diurnas (DRLs), faróis adaptativos em curvas, quickshifter e piloto automático.

O painel é uma tela de TFT colorida com 5 polegadas cuja exibição das informações pode ser personalizada
Crédito: Divulgação
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Nas duas, o painel é uma tela de TFT colorida com 5 polegadas, que exibe não apenas as informações tradicionais mas também, em telas diferentes, todos os ajustes que podem ser feitos na moto (suspensão, modos de pilotagem etc). Os opcionais para ambas são baús laterais, aquecimento de punhos e cavalete central.

A cor cinza estará disponível apenas para a versão S, aqui apoiada no cavalete central - que é item opcional
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Como de hábito, a cor principal proposta para a moto é a Ducati Red (vermelha), disponível para as duas versões. E haverá uma segunda opção, chamada de "Street Grey" (cinza), mas apenas para a versão S. A moto chega às lojas europeias em novembro e os preços por lá ainda não foram revelados. Podemos esperá-la no Brasil no primeiro semestre do ano que vem.

Veja o vídeo de apresentação da Ducati Multistrada V2:

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