Ducati lança versão Pikes Peak da Multistrada V4

A mais esportiva das big trails mantém os 170 cv, mas ganhou diversas melhorias de altíssimo nível e ficou incrível!

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Roberto Dutra
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A Ducati Multistrada V4 acaba de ganhar, na Itália, a versão mais esportiva de toda a sua história. É a Pikes Peak - o sobrenome alude à montanha da Cordilheira Front, no estado do Colorado, condado de El Paso, Estados Unidos, onde já foram realizadas muitas competições de regularidade com motocicletas e automóveis.

My22 Ducati Multistrada V4 Pikespeak 109 Uc347851 High
A Pikes Peak é a mais  esportiva de todas as Multistrada. O motor mantém os 170 cv de potência
Crédito: Divulgação
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Embora seja uma big trail de nascença - dentro dos atuais conceitos das big trails, mais voltadas para o asfalto -, a nova versão quer mesmo é impressionar quem gosta de performance nervosa e especificações do mais alto nível. Por isso, tem pintura e grafismos especiais, modificações mecânicas importantes em relação à Ducati Multistrada V4 normal e um desempenho capaz de rivalizar com os de muitas motos realmente esportivas.

A eletrônica inclui controle anti-empinamento, mas é só contra a roda levantada acidentalmente...
Crédito: Divulgação
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Esteticamente, a Pikes Peak exibe pintura exclusiva, que mescla as cores vermelha - predominante - e branca, esta nas carenagens laterais como se fossem "number plates". A inspiração veio da superbike Desmocedici que compete na temporada deste ano do MotoGP. Mais abaixo, as saídas de ar para trás são na cor preta, o que reforça a aura esportiva da moto. O para-brisa é menor que nas outras Multistrada.

O visual bem-resolvido ficou incrementado com a pintura nas cores vermelha e branca
Crédito: Divulgação
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Isso se deve a uma de duas alterações bem importantes feitas para diferenciar esta versão das outras: o uso de roda dianteira de liga leve com aro de 17 polegadas - a outra foi a substituição da balança traseira tradicional por uma monobraço. As rodas, aliás, são de alumínio e fornecidas pela grife conterrânea Marchesini, e calçam pneus esportivos nas medidas 120/70 R17 na frente e 190/55 R17 atrás. Elas são 2,7 quilos mais leves que as liga leve usadas na Ducati Multistrada V4 S e ajudam a moto a ser 4 quilos mais leve que a versão "normal".

Atrás, uma das mudanças mais importantes: uma balança monobraço substituiu a tradicional
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E há outras mudanças. Segundo a Ducati, o chassi foi revisado para trabalhar "em torno" da nova frente com roda de 17" e proporcionar uma performance mais responsiva e precisa. Os ângulos de trail e a geometria do entre-eixos também mudaram um pouco, em busca de uma proposta mais esportiva, e a moto é nitidamente mais baixa na frente. Assim, o piloto vai em posição efetivamente mais inclinada à frente e esportiva, fato reforçado pelas mudanças ergonômicas: as pedaleiras ficaram em posição mais alta e recuada e o guidom, mais baixo, estreito e curvo.

A frente da moto com peça em fibra de carbono: se vir isso no seu retrovisor, saia da frente!
Crédito: Divulgação
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A suspensão dianteira é fornecida pela grife sueca Öhlins, e tem garfos pintados na cor dourada. A traseira também é da Öhlins, modelo Smart EC 2.0 - o mesmo usado na superbike Panigale V4 S e na recém-lançada hypernaked Streetfighter V4 S. Para quem não lembra, é eletrônica e ajusta-se automaticamente de acordo com o set-up escolhido pelo piloto nos modos de pilotagem.

As suspensões são fornecidas pela grife sueca Öhlins. A traseira é a mesma da superbike Panigale V4 S
Crédito: Divulgação
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Os freios Brembo da Pikes Peak têm a melhor especificação possível: são os mesmos da superbike Panigale V4. Na frente, dois discos e cálipers monobloco Stylema. Atrás, disco simples com cáliper Brembo flutuante.

O escape exclusivo - feito em titânio e com o silencioso em carbono - é fornecido pela grife Akrapovič
Crédito: Divulgação
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A Pikes Peak também tem vários componentes feitos em fibra de carbono, escape exclusivo - de titânio e com silencioso em carbono - fornecido pela grife Akrapovič e banco do garupa com linda capa nas cores preta e vermelha e o emblema "V4" estampado na parte superior.

Bossa visual: o banco do garupa tem capa nas ores vermelha e preta e a estampa  "V4" na parte superior
Crédito: Divulgação
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O Motor Granturismo é o mesmo da versão V4 S "normal": o quatro cilindros em linha de 1.160 cm³, que rende 170 cv de potência e torque de 12,7 kgf.m a 8.750 rpm. A novidade, aqui, vem da eletrônica: a adoção de mais um modo de pilotagem, não por acaso batizado de "race" (corrida). Junto, a moto ganhou um quickshifter recalibrado e uma resposta de aceleração mais imediata quando está no modo "high power" de entrega de potência.

Nas laterais do tanque, as carenagens têm pintura que simulam os "number plates" das motos de competição
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A Ducati Multistrada V4 Pikes Peak ainda é equipada com o sistema de radares dianteiro e traseiro, controle automático adaptativo de velocidade, detector de pontos, ABS com atuação em curvas e controles de tração e anti-empinamento, entre outros recursos. O painel é aquela linda tela de TFT colorida com 6.5 polegadas - completo, inclui até conexão com smartphone para exibir informações de navegação por satélite GPS.

O painel é uma linda tela de TFT colorida com 6,5 polegadas, completa e conectável ao smartphone do piloto
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As vendas da nova versão começam em dezembro, com preço inicial de 28.990 Euros - cerca de R$ 189.000. Para comparar, a versão V4 S custa 22.340 Euros - uns R$ 146.000. Por enquanto não há previsão de chegada da Pikes Peak ao Brasil.

Confira o vídeo de apresentação da nova Multistrada V4 Pikes Peak. As imagens são espetaculares:

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