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Ducati Panigale V4 tem 214 cv e pesa só 198 kg

Com o mesmo desenho da MotoGP, inédito propulsor de quatro cilindros produz 214 cv para “empurrar” apenas 198 kg

por Agência Infomoto

Com 198 kg pronta para girar seu motor de quatro cilindros em “V” e 214 cv, a nova Ducati Panigale V4 chega com a melhor relação peso/potência entre as superesportivas de série: 0,9 kg/cv! Ou seja, cada “cavalo” carrega menos de 1 kg.



Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a nova superesportiva da Ducati já está nas lojas europeias como substituta da antiga Panigale 1299 e seu motor de dois cilindros. Criada sob a mesma filosofia que os engenheiros italianos utilizam para desenvolver as motos de competição, a Panigale V4 é quase um protótipo da MotoGP, mas construído para oferecer, além de um excelente desempenho na pista, uma pilotagem prazerosa em ruas e estradas.


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Primeiro motor de quatro cilindros a equipar uma motocicleta de série da Ducati, o V4 da nova Panigale foi baseado no propulsor da Desmosedici de MotoGP, máquina vice-campeã mundial com o piloto Andrea Dovizioso em 2017. O novo V4 herda a arquitetura de quatro cilindros em “V” dispostos a 90° e também o diâmetro de 81 mm dos pistões da moto de corrida. Mas ganhou um curso maior – 53,5 mm – para melhorar o torque em baixos e médios giros, além de ter sua rotação máxima reduzida de forma a tornar a potência mais “domável”. 




O propulsor da nova Panigale V4 pesa 64,9 kg, 2,2 kg a mais que o bicilíndrico de 1.285 cm³ da aposentada 1299


O Desmosedici Stradale emprega o tradicional comando de válvulas desmodrômico, com embreagem multidisco em banho de óleo, antiderrapante e servo-assistida. O câmbio tem seis velocidades com Quickshifter de série, que permite passar as marchas sem o uso da embreagem.


POTENTE, PORÉM LEVE



O propulsor da nova Panigale V4 pesa 64,9 kg, 2,2 kg a mais que o bicilíndrico de 1.285 cm³ da aposentada 1299. Para conter o inevitável aumento de peso dos cilindros a mais, a Ducati desenvolveu um quadro “dianteiro” (front frame) inédito, no qual o motor faz parte da estrutura. Mais leve e compacto que os perimetrais, permitiu a Ducati manter o peso em ordem de marcha em apenas 198 kg (195 kg na versão “S” que usa rodas forjadas).


VÍDEO



A nova família de superesportivas da Ducati é composta pelo Panigale V4 e pela Panigale V4 S. A versão “S” se diferencia pelas suspensões eletrônicas Öhlins com uma nova interface de ajustes e componentes nobres, como alumínio forjado nas rodas e bateria de íons de lítio. Completa a família a Panigale V4 Speciale, uma edição limitada e numerada com uma roupagem exclusiva e sistema de escapamento de titânio.



AJUDAS ELETRÔNICAS


Como toda superbike moderna, a Panigale V4 traz tecnologia de última geração. Graças ao potencial do sensor de medição inercial (IMU) da Bosch de seis eixos, o pacote eletrônico da nova superesportiva traz alguns recursos inéditos que define novos padrões de segurança ativa e de controle de veículo em todas as situações de condução. 



 


As primeiras unidades da Panigale V4 e V4S já estão sendo entregues nas concessionárias europeias. A versão de entrada tem preço sugerido de 22.590 euros (R$ 90.000); e a mais sofisticada V4S sai por 27.890 euros (R$ 110.000). Já a Panigale V4 Speciale com pintura nas cores italianas e limitada vai ser vendida por 39.900 euros (R$ 158.000). Questionada, a Ducati do Brasil afirmou que a nova superesportiva de 214 cv só chega ao País no início de 2019.



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