O canal de notícias da Webmotors

Entenda a importância das luvas para os motociclistas

Você tem dimensão da importância de suas mãos? Claro que sim, para chegar aqui nesta página foi preciso usar os dedos e teclar alguns dados no seu com

por Geraldo Tite Simões



Perder os movimentos das mãos, mesmo que por apenas um período, já causa um transtorno nas nossas vidas. Sei bem disso porque fiquei três meses com o braço esquerdo imobilizado, teclando apenas com cinco dedos!

Por isso, e dando sequência à série de artigos sobre os equipamentos de segurança dos motociclistas, é hora de falar das luvas. Apesar de ignorada pela maioria dos motociclistas, as luvas estão em segundo lugar na escala de importância, logo atrás do capacete. O simples fato de termos nas mãos a nossa subsistência já evidencia a importância da luva.

E por ser uma região com movimentos delicados e muita flexibilidade, um grave dano nas mãos e dedos se torna de difícil recuperação a ponto de provocar sequelas irreversíveis. Especialmente aquela pele que fica por cima dos dedos. Pela natureza flexível dessa pele, em caso de perda de material é muito provável que os dedos perderão a capacidade de compressão e extensão. Imagine um motociclista que não consegue apertar a manete de freio ou embreagem!

Outro motivo para usar luvas é o conforto. Sem elas rapidamente o motociclista ganhará calos na palma das mãos e dedos. Algo assim como um trabalhador rural que pega na enxada todo dia!

Um dos primeiros passos para escolher uma luva é observar os seguintes itens:

Costura - o ideal é ter costura dupla, que são mais resistentes no caso de abrasão.

Ventilação - alguns modelos tem entradas de ar na parte de cima dos dedos, o que ajuda muito o conforto no versão.

Fechos - as luvas de couro de cano longo normalmente tem dois fechos de velcro. O maior serve para ajustar o cano no diâmetro do casaco e o segundo é uma tira que serve para segurar as luvas nas mãos. Essa tira é muito importante porque é ela que impede a luva sair da mão em caso de abrasão no asfalto.

Conforto - escolha uma luva que permita boa flexibilidade das mãos, sem comprometer a sensibilidade dos dedos. Algumas luvas específicas de motovelocidade tem uma ligação que prende o dedo mínimo ao anelar. Isso é para evitar uma lesão grave no dedinho, que é o mais frágil de todos.

Proteções - verifique se a luva tem proteção tento na palma da mão quanto na parte superior e nos dedos.

Dicas - No caso de chuva, pode-se usar uma luva de borracha - de médico - por cima da luva convencional, porque não existe luva de moto 100% impermeável.

Material - o couro é insubstituível, nenhum outro material oferece as mesas características de proteção e flexibilidade. Algumas luvas misturam couro com tecido, que pode ser boa opção para uso urbano. Mas evite as luvas de material sintético, geralmente de esquiador, porque esse material não resiste à abrasão.

O segundo passo é determinar o tipo de uso. Que podem ser basicamente estes:

Urbano/fora-de-estrada - quem roda quase exclusivamente na cidade pode escolher uma luva curta, de couro com tecido, normalmente usada pelos pilotos de motocross. Elas oferecem boa margem de proteção com a vantagem de serem ventiladas.

Estrada - para melhor conforto o ideal é uma luva de couro de cano longo. O cano da luva deve ficar por cima do punho do casaco para evitar que o vento entre pela manga!

Competição/esportiva - quem usa motos de alto desempenho ou costuma praticar track-days em autódromos aí não tem opção nem economia. Esta luva deve ser a mais profissional possível, com costura dupla, proteções de material sólido no punho e por cima dos dedos. Não são baratas, mas custam bem menos do que uma cirurgia de enxerto de pele!

E se por acaso não usar luva de jeito nenhum, pelo menos não use anéis nem pulseiras. Os anéis podem amassar ou engatar em algum obstáculos e provocar o desluvamento, que é a perda da pele do dedo de forma irrecuperável. O único remédio é a amputação!

Comentários

Carregar mais