Feliz aniversário: Honda faz 50 anos de Brasil!

Confira a história, alguns detalhes curiosos e os modelos mais importantes da principal marca de motocicletas no país

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Roberto Dutra
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A Honda completou, esta semana, 50 anos de atividades no Brasil. Para celebrar o meio século em estradas nacionais, a marca lançou um selo especial e uma campanha em suas redes sociais, na qual relembra os principais fatos históricos que marcaram sua trajetória no país.

O filmete também procura mostrar a visão de futuro da marca para a mobilidade. Escolhido a partir de um concurso interno feito com os colaboradores Honda em todo país, o slogan da campanha é "Sonhos que Movem Gerações".

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A "celebração" continuará até o final do ano nos canais digitais. Neles, o selo será exibido em forma de animação e mostrará a evolução da empresa ao longo destas cinco décadas. Além disso, as páginas corporativas da Honda no Facebook e no Linkedin - facebook/hondabrasil e linkedin/hondabrasil - também apresentarão uma série de conteúdos especiais sobre a trajetória da empresa no Brasil.

Confira o filme da campanha:

A Honda chegou ao Brasil em 1971. O primeiro passo concreto foi a abertura de um pequeno escritório no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo. Ali surgiu a Honda Motor do Brasil Ltda. Já as primeiras motocicletas vieram importadas via Porto de Santos (SP). Em 1976, a Honda inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia, em Manaus (AM).

Primeiro Escritório Honda No Brasil 1971
Em algum lugar do passado: eis o segundo andar do primeiro Escritório Honda, na Pompéia, bairro de São Paulo
Crédito: Divulgação
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"Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental", relembra Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado CEO da empresa na América do Sul (cargo que ocupou entre abril de 2014 e março de 2021).

Inauguração Moto Honda Da Amazônia 1976
A fábrica de Manaus é de 1976. Em suas linhas de montagem uma moto fica pronta a cada 22 segundos
Crédito: Divulgação
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A fábrica de Manaus já tem 45 anos e vai muito além da mera montagem de motocicletas. Tornou-se a mais verticalizada em produção de motos Honda no mundo e de suas linhas sai uma moto a cada 22 segundos. Também passou a fazer embalagens metálicas, moldes, ferramentas, tubos estruturais e até diversos componentes que integram o produto final - como escapamentos, rodas, guidões, chassis e outras peças.

A primeira moto feita pela Honda em Manaus - e consequentemente nos seus 50 anos de Brasil - foi a CG, que inclusive virou uma espécie de precursora da popularização da mobilidade em duas rodas. Desde então, dezenas de modelos de motos passaram a ser produzidos por lá. Além deles, a Honda também produz lá dois tipos de motores estacionários e três modelos de motobombas. Já equipamentos como roçadeiras, geradores e cortadores de grama ainda são importados.

Depois vieram os automóveis

O sucesso com as motos abriu caminho para a Honda investir também em automóveis nessa história que completa 50 anos. Em 1992, o sedã Honda Accord desembarcou no porto de Santos (SP) - foi o primeiro automóvel importado pela marca. Apenas cinco anos depois, em 1997, a marca inaugurava sua fábrica de automóveis na cidade de Sumaré, no interior de São Paulo. No começo, a unidade fazia 20 unidades por dia do Civic (que, então, estava em sua sexta geração mundial).

Honda Civic Fabricado No Brasil
Honda Civic era muito cobiçado quando começou a ser fabricado no Brasil, em 1997
Crédito: Divulgação
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Em 2008, nascia o setor de PowerTrain, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores. E mais recentemente, em 2019, veio a fábrica de Itirapina (SP). Hoje já são mais de 2 milhões de automóveis vendidos no país.

Nesse meio tempo a marca ainda criou o Banco Honda, os depósitos de peças de Sumaré (SP), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Manaus (AM), o jato executivo Honda Jet (que é fabricado pela Honda Aircraft Company, nos Estados Unidos) e por aí vai.

De volta às motos...

Hoje, 50 anos após o início de sua história, a divisão de motocicletas Honda tem mais de 1.300 concessionários no país - é a maior rede no segmento de motos. E a marca ainda tem o pioneirismo da criação do Centro Educacional de Trânsito Honda em Indaiatuba (CETH-SP), onde são ministrados cursos de formação de condutores e de pilotagem em vários estilos, além de eventos voltados para a imprensa.

Lá também fica o charmoso Museu Honda (foto que abre essa matéria), com uma exposição permanente de muitos dos modelos que marcaram a história da Honda no país. Aliás, por falar em modelos marcantes, escolhemos sete deles (e que escolha difícil!) para o caro leitor relembrar suas interessantes histórias:

Sete modelos marcantes dos 50 anos de Honda

1. CG 125

A primeira CG foi fabricada no Brasil em 1976. Desde então é a moto mais vendida do país
Crédito: Divulgação
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Primeiro modelo feito pela Honda nos seus 50 anos no país, logo virou best-seller e é a moto mais vendida do Brasil há exatamente 45 anos. Está em sua nona geração e recebeu um face-lift há poucos dias, conforme noticiamos aqui. O motor 125 virou 150 e depois 160, teve várias versões - Today, Turuna etc - e é literalmente o modelo que fez o Brasil aprender a andar em duas rodas.

2. CB 400

Bonita, elegante e confortável, a CB 400 ainda por cima andava bem com seu motor bicilíndrico de 48 cv
Crédito: Divulgação
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Chegou ao Brasil em 1980, ainda importada, e assim ficou até o ano seguinte. Em 1982 ganhou produção nacional. Desde o começo - e pode-se dizer que até hoje - era uma moto cobiçada pelo conforto, elegância, status e desempenho proporcionado pelo motor bicilíndrico de 48 cv. Foi a "primeira moto nacional grande". A da foto é uma 1980 "japonesa", com partida elétrica e por quique, para-lama dianteiro cromado, rodas "estrela" e a inconfundível cor vermelha sólida.

3. CBX 750

Lançada em 1986, a "sete-galo" tinha um desempenho fortíssimo. Logo virou objeto de desejo dos mais abonados
Crédito: Divulgação
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Com motor de quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 82 cv de potência, velocidade máxima superior a 200 km/h e um ronco instigante vindo dos escapamentos, a CBX 750  tornou-se objeto de desejo dos endinheirados da época. É valorizada até hoje em suas mais variadas versões, mas comprar uma usada exige cuidado: é preciso garimpar bastante para achar uma bem conservada. Foi lançada em 1986 e saiu de linha em 1995. O apelido "sete-galo" aludia à cilindrada, e o "50" remetia à nota de 50 "cruzeiros" da época.

4. NX 350 Sahara

Boa evolução da XL 350R, a Sahara tinha partida elétrica, carenagens e para-brisa
Crédito: Divulgação
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Produzida entre 1989 e 1999 a simpática Sahara foi uma evolução da XL 350R, uma trail legítima que tinha muito torque e passava por qualquer pirambeira. Mas a XL só tinha partida por quique, que possuía uma tremenda pressão inclusive no retorno - o que deu à moto o apelido de "quebradora de canelas". A Sahara - ainda bem - já veio com partida elétrica e uma carenagem com para-brisa que proporcionava alguma proteção aerodinâmica. E manteve a força: o motor monocilíndrico tinha 31,5 cv de potência a 7.500 rpm e 3,1 kgf.m de torque a 6.500 rpm.

5. C 100 Biz

A C 100 Biz mudou para ser vendida no Brasil e agradou. E lá se vão mais de 4 milhões de unidades entregues
Crédito: Divulgação
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Lançada em 1998, a pequena CUB foi um sucesso desde seu lançamento. Já existia lá fora, mas sofreu alterações para o mercado brasileiro - ganhou linhas mais harmoniosas e o prático espaço sob o banco. Já vendeu mais de 4 milhões de unidades no país e segue firme e forte em duas versões, com motores de 110 cm³ e 125 cm³.

6. NX4 Falcon

Vai e volta: a Falcon foi lançada em 1999, saiu de linha em 2008, voltou em 2012 e se despediu de novo em 2015
Crédito: Divulgação
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A Falcon pode parecer um modelo menos importante, mas foi muito procurada por sua versatilidade e ainda hoje é cobiçada, por ter se tornado uma moto usada de ótima relação custo-benefício. Caso atípico nas fileiras da Honda, foi lançada em 1999, saiu de linha em 2008 e voltou em 2012 com mudanças como injeção eletrônica no lugar do antigo carburador. Mas não resistiu muito mais: só durou até 2015.

Linda, veloz, confortável e versátil: a Blackbird é uma das melhores motos de todos os tempos
Crédito: Divulgação
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7. CBR 1.100 XX Blackbird

Provavelmente uma das melhores motos do mundo em seu tempo, a Blackbird quebrou paradigmas quando foi lançada. Tinha aerodinâmica desenvolvida em túneis de vento, um desempenho assombroso e um equilíbrio fora do comum - você podia andar com ela no trânsito como se estivesse em uma CG 125. Foi lançada em 1996 com motor quatro-em-linha carburado de 134 cv, mas foi em 1999, já com injeção eletrônica, que quebrou o recorde de velocidade para motos de produção: chegou a 290km/h e tomou o título da então campeã Kawasaki Ninja ZX-11.

A linha do tempo dos 50 anos da Honda no Brasil:

1971 - Começa a funcionar a Honda Motor do Brasil Ltda, responsável pela importação e distribuição dos produtos Honda no País. No início, apenas motocicletas, dois anos mais tarde, também produtos de força.

1976 - É inaugurada a fábrica de motocicletas Honda em Manaus (AM) e nasce a primeira moto Honda "Made in Brazil" - a Honda CG 125.

1981 - Nasce o Consórcio Honda para facilitar o acesso da população às motocicletas da marca.

1987 - Início das atividades da Seguros Honda.

1992 - Chegavam ao País os primeiros automóveis importados da Honda. O primeiro modelo que desembarcou por aqui foi o Honda Accord.

1997 - É inaugurada a fábrica da Honda Automóveis do Brasil em Sumaré, interior de São Paulo. A empresa iniciou suas operações com a produção do Honda Civic.

1998 - Para contribuir com uma pilotagem mais segura para os motociclistas, a empresa inaugurou, em 1998, o 1º Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP).

2000 - Fundação do Banco Honda.

2006 - Honda amplia sua presença no País e inaugura novas unidades em Recife (PE): Centro de Treinamento para a rede de concessionárias, o Centro de Distribuição de Peças e o segundo Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH).

2008 - Inauguração do PowerTrain de automóveis, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes dos motores.

2013 - Em Manaus, é inaugurada a terceira unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e o novo Centro de Desenvolvimento e Tecnologia (CDT) de motocicletas.

2014 - Inauguração do parque eólico da Honda Energy do Brasil, em Xangri-Lá (RS). O projeto é o primeiro do grupo Honda no mundo e do setor automotivo nacional.

2014 - Em Sumaré, é inaugurado novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de automóveis Honda.

2015 - É inaugurada a nova sede da Honda South America, em Sumaré, no mesmo complexo produtivo da Honda Automóveis do Brasil.

2019 - Inauguração da nova fábrica de automóveis da Honda em Itirapina-SP

2020 - Honda alcança o marco de 25 milhões de motocicletas e 2 milhões de automóveis produzidos em solo nacional

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