Quando foi lançada no mercado brasileiro, no hoje distante ano de 2023, a Yamaha YZF R15 parecia fadada a ser apenas mais uma moto de baixa cilindrada presente no país. Afinal de contas, um modelo com motor de 150 cm³ não poderia mesmo ter muitas pretensões esportivas - e muito menos querer disputar mercado com diversos outros modelos na mesma faixa de cilindrada e com preços, em teoria, mais acessíveis.
Mas a pequena R15 surpreendeu. Claro que não compete com os modelos procurados pela turma do delivery, mas com especificações de alto nível, design muito bem resolvido e um desempenho divertido, tornou-se a "esportiva" mais vendida no país. E disparada: vende quase seis vezes mais que a segunda colocada, outra Yamaha - a YZF R3. Este ano, até novembro, foram mais de 9 mil unidades.

E o preço também colaborou para esse sucesso. Agora, a R15 chega à linha 2026 e mantém essas características. Inclusive o preço interessante, de R$ 23.390 (mais frete) independentemente da cor - é oferecida nas opções preta fosca e azul metálica, esta aquela famosa Racing Blue da Yamaha. Esse valor é muito próximo ao pedido, no mundo real, por modelos muito menos glamourosos.
Se o caro leitor curte motos esportivas e busca uma moto com esse estilo e pegada, mas para sua mobilidade urbana, a R15 é uma excelente opção. E não é de hoje que falamos isso. Não acredita? Então confira nos links abaixo:
As novidades na linha 2026 são apenas as cores e os grafismos. De resto, a moto continua a mesma. E isso é bom: estão lá o forte quadro Deltabox e o elástico motor monocilíndrico, que tem sistema de atuação de válvula variável e refrigeração líquida. Rende 8,8 cv a 10.000 rpm e o torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm.
E que, além de tudo, é econômico: segundo a Yamaha, a R15 pode fazer até 54,7 km/l em trajetos urbanos. Com tanque para 11 litros de gasolina, a a autonomia chega a 600 quilômetros - número aferido em testes realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia.
Outras especificações importantes são a embreagem assistida e deslizante, a balança traseira em alumínio, as rodas de liga leve com pneus nas medidas 100/80 R17 na frente e 140/70 R17 atrás e os freios com ABS nas duas rodas.
E, claro, as carenagens com estruturas em camadas desenvolvidas em túnel de vento, que reduzem a turbulência, otimizam a aerodinâmica e ainda dão à moto um design cheio de personalidade. Para completar, a luz de rodagem diurna, o farol e a lanterna são de LED, enquanto o painel tem shift light - a luzinha que indica o momento certo de trocar a marcha. Em resumo, uma pequena grande moto.
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