Estradeira nata, a Gold 1800 conta com três compartimentos de bagagem (duas malas laterais e um top case) que, juntos, tem capacidade para 150 litros. Para um maior nível de segurança, o modelo conta ainda com suspensão ajustável e sistema de freios – ABS (Antilock Brake System) e DCBS (Dual Combined Brake System), que evitam o travamento das rodas e distribui eletronicamente a força de frenagem. Vale ressaltar que a Gold Wing é a única motocicleta equipada com sistema air-bag.
O motorzão tem seis cilindros opostos, 12 válvulas e 1.832 cm³ de capacidade, que gera 118 cv a 5.500 rpm, com torque máximo de 17 kgf.m a 4.000 rpm. O propulsor trabalha liso, de forma bastante linear. Mas quando o motociclista quiser acordar a “fera” basta girar o acelerador com vontade. Assim, a estradeira esbanja muita e potência e torque para “empurrar” seus 387 quilos.
A saga da Gold Wing
Aproveitando o lançamento da série comemorativa de 40 anos da Honda Gold Wing, voltamos ao passado para contar como esta famosa touring evoluiu com o passar dos anos. Aliás, a primeira Gold Wing não foi pensada originalmente para ser um modelo touring. A ideia da Honda era apenas construir “a melhor motocicleta de todos os tempos”.
O primeiro projeto da Glod Wing nasceu no início da década de 70, quando ainda era um segredo classificado como “top secret” pela marca. Isso aconteceu em 1972 e o projetista Soichiro Irimajiri pensava em construir uma motocicleta voltada ao turismo e que alcançasse grandes distâncias. Confira a seguir evolução de cada versão do modelo.
1975: GL1000 Gold Wing – a primeira
Com um motorzão de 999cm³, refrigeração líquida e quatro cilindros opostos fixado horizontalmente, a primeira GL 1000 Gold Wing combinava uma excelente velocidade de cruzeiro com um conforto nunca antes experimentado em duas rodas com seus 80 cavalos de potência máxima. O modelo foi o primeiro de série da Honda equipado com transmissão final por eixo-cardã – uma característica que permanece até hoje.
Sua primeira aparição aconteceu no Salão de Motos de Colônia, na Alemanha, no final de 1974. Em pouco tempo a Gold Wing ganhou fama também por sua confiabilidade, que a acompanha até hoje. Seu sucesso foi tanto que, já em 1976, a Honda lançou uma série especial da GL1000, mostrando que a moto realmente foi bem aceita no mercado. Em 1979, a fabricante japonesa abre sua primeira fábrica na América do Norte, pois 80% da produção da Gold Wing era exportada para os Estados Unidos.
1980: GL 1100 Gold Wing e GL 1100 Gold Wing Interstate
Enquanto a GL 1000 desafiava a segmentação com sua mistura de potência esportiva com conforto touring, a GL 1100, lançada cinco anos depois, estabeleceu o modelo como uma grã-turismo por excelência. O motor maior – de 1085 cm³ – foi desenvolvido para oferecer mais torque do que potência e a maior distância entre-eixos garantiu mais estabilidade ao conjunto e amplo espaço para piloto e garupa. A suspensão a ar também estabeleceu novos parâmetros para a pilotagem de motocicletas. No mesmo ano, foi lançada a versão Interstate, que introduziu a ideia de uma grã-turismo de fábrica já pronta para longas viagens com sua carenagem, malas laterais e top case como itens de série.
1982: GL1100 Gold Wing Aspencade
A mais luxuosa Gold Wing até aquela data oferecia inúmeros itens e equipamentos de série, que iam de um painel com tela de LCD, rádio amador e compressor de ar na moto.
1985: GL1200 Limited Edition
A posição da Gold Wing no mercado foi reforçada com a aposentadoria da versão standard GL 1200 sem carenagem e o lançamento da GL 1200 Limited Edition (edição limitada). Completa, a edição limitada tinha injeção eletrônica de combustível, sistema de som com quatro alto-falantes, piloto automático, suspensão traseira ajustável, computador de bordo e pintura metálica na cor dourada.
1988: GL1500 Gold Wing
O objetivo do projeto de 1988 era quase impossível: a nova Gold Wing tinha de ser mais silenciosa, mais suave, confortável e ainda melhor nas curvas. Para isso, a equipe de desenvolvimento testou 15 diferentes configurações em mais de 60 protótipos. Nascia assim a GL 1500 com seis cilindros que, por uma década, definiu os parâmetros de motocicletas grã-turismo de luxo.
2001: GL1800 Gold Wing
Foram necessários nada menos do que oito anos de desenvolvimento para que a GL 1800 levasse a família Gold Wing a um patamar antes inimaginável. Um dos grandes responsáveis por isso foi Masanori Aoki, líder do projeto e responsável por desenvolver diversos sucessos da Honda, entre eles a CBR600F3. Muitas configurações de motores foram testadas e rejeitadas até que em 2001, a primeira GL 1800 foi lançada com um motor de seis cilindros contrapostos fixado horizontalmente a um quadro de alumínio. Seu baixo centro de gravidade garantia estabilidade e maneabilidade impressionantes na estrada para uma moto de 1800 cc.
2006: O primeiro air-bag em motos
O modelo de 2006, lançado primeiramente nos Estados Unidos, trazia o primeiro air-bag de série do mundo em uma motocicleta. Além disso, o modelo teve lanternas traseiras remodelados e um painel renovado.
2012: Renovada
A Gold Wing passou por um bom face-lift. Além disso, a linha de produção passou a ser Kumamoto, no Japão. O modelo atual mantém essa identidade visual, mas ganhou aperfeiçoamentos em seu sistema de som, como conexão para iPod e entrada USB.
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