Guia de compra - Honda Twister 250

Conheça as principais dicas para comprar a street da marca japonesa
  1. Home
  2. Motos
  3. Guia de compra - Honda Twister 250
Paulo Sousa
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Na semana passada o Guia de compra trouxe a Honda CBX Strada. Agora é a vez da sua sucessora, a Honda Twister 250. Ao contrário da sua antecessora, o grande chamariz da Twister é o desempenho. Outro ponto positivo desta motocicleta é o visual esportivo, esboçado por carenagens que formam triângulos pontiagudos.

A Twister foi lançada em 2001. Na época, a marca japonesa fez uma revolução no segmento street de baixa cilindrada com o modelo. Entre as novidades estavam a adoção da suspensão monoamortecida a gás e a balança em alumínio. O conjunto oferece dirigibilidade elevada e excelente estabilidade. Outra novidade para a época era o painel eletrônico, muito mais preciso que os tradicionais ponteiros analógicos.

A Twister é uma motocicleta que precisa trabalhar em alta rotação. Ela é equipada com um moderno motor de quatro tempos monocilíndrico de 249 cm³ alimentado por carburador, que oferece 24 cv de potência e torque de 2,48 kgm.

Em 2005, a Twister recebeu uma reestilização. A mudança não foi tão radical e assegurou a paixão daqueles que a amam. Para este ano ela também deve mudar, tanto que o WebMotors publicou uma matéria que flagra a nova Twister.

Pontos positivos: O estilo "naked" agrada a todos consumidores do segmento street. O acabamento é excelente e o seu valor de revenda é elevado. Outra vantagem perante a concorrência é que a Twister passa uma impressão de moto maior. A configuração do motor com cabeçote do tipo DOHC, com quatro válvulas, proporciona uma performance superior à de motores convencionais de mesma cilindrada. O câmbio de seis marchas oferece ótimo rendimento e aproveita bem a potência do motor.

Pontos negativos: Quando o motor fica cansado é necessário fazer um ajuste na folga das válvulas. Esse tipo de manutenção exige mão de obra especializada. Apesar de o serviço não ser tão freqüente, o custo é mais salgado devido à complexidade e à necessidade de substituir as pastilhas. Elas são as responsáveis por eliminar a folga e, conseqüentemente, o ruído das válvulas batendo. Nos motores tradicionais, este trabalho é muito simples e não exige a substituição de peças. O índice de roubo da Twister é altíssimo. Ela está entre as preferidas dos ladrões.

Para acertar na hora da compra

Fique atento na hora da compra, pois algumas informações estão relacionadas ao histórico da moto. Por exemplo, verifique se todas as revisões preventivas foram feitas. Neste modelo, elas devem ser feitas a cada 3.000 km, inclusive fora do período de garantia.
Nas concessionárias ou em oficinas especializadas, as revisões estão identificadas por carimbos no manual do proprietário.

Outra observação que deve ser levada em conta é com relação ao uso de peças não originais. Por exemplo, um escapamento esportivo geralmente mais barato que uma peça genuína pede uma regulagem especial do carburador. Como não é um componente original, poucos têm a informação necessária para ajustar o funcionamento do motor.

Segurança é investimento, então os freios devem estar em dia! É sempre importante utilizar pastilhas e sapatas originais, pois a Twister é uma motocicleta de desempenho. Os valores das duas peças citadas são elevados, por isso, muitos recorrem ao mercado paralelo. A diferença é que o rendimento fica menor, assim como a durabilidade.

Antes de bater o martelo veja o alinhamento da moto. Ele deve estar impecável, pois é um pré-requisito para quem pretende acelerar bastante e com segurança.

Quer manter sua motocicleta em ordem: Cadastre-se no programa Agenda da Moto e tenha um monte de vantagens.

Gosta de motos street de média e alta cilindrada?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

Honda CB 600F Hornet

Kasinski Comet 250

Suzuki Bandit N 600

Leia também:

Guia de compra – Honda CBX 200


Guia de compra – Honda CG - I

Guia de compra – Honda CG - II


Guia de compra - Yamaha Ténéré

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors