Haojue completa sete anos de operações no Brasil

Marca chinesa já teve altos e baixos, e atualmente vive bom momento com crescimento nas vendas e expectativas otimistas

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Roberto Dutra
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O tempo passou, a gente nem viu e a Haojue completa, neste mês de setembro, sete anos de atividades no mercado brasileiro. A marca chinesa é representada por aqui pela JTZ Motos, que também comercializa os scooters da sul-coreana Kymco e os quadriciclos da conterrânea Hisun. Tudo controlado pela J. Toledo da Amazônia, que representa no Brasil a japonesa Suzuki.

Parece uma salada, e é mesmo. Mas é tudo estratégico: lá em 2017 a J. Toledo vendia um extenso line-up de modelos Suzuki, com motos de baixa, média e alta cilindrada. Mas aí resolveu enxugar essa linha e focar apenas nos modelos de alta cilindrada.

Haojue Chopper Road 150
Em 2017, a bonitinha Chopper Road 150 foi uma das primeiras Haojue no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
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Porém, para não ficar de fora do segmento de baixa, que sempre vendeu bem por aqui, e também do então promissor segmento de scooters, a J. Toledo pegou a representação da Haojue e da Kymco (a Hisun veio apenas no ano passado).

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Apesar do mercado de scooters ter crescido vertiginosamente nos últimos anos, as vendas da Kymco ainda são incipientes. Já a Haojue se consolidou bem: embora tenha vivido altos e baixos nestes sete anos, sua trajetória pode ser considerada vencedora - principalmente se levarmos em conta que sua rede de concessionários é relativamente pequena e que seus modelos enfrentam best-sellers das gigantes Honda e Yamaha.

A DK 150 é a moto mais vendida pela Haojue no Brasil - responde por 30% das vendas da marca
Crédito: Divulgação
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A Haojue teve seus dias de glória pouco depois de chegar ao mercado brasileiro. Já em 2018, seu primeiro ano completo no país, foi a quarta maior vendedora. No ano seguinte, 2019, chegou ao terceiro lugar, atrás apenas de Honda e Yamaha. Em 2020 voltou à quarta posição, em 2021 caiu para a sexta posição e, em 2022, desceu mais ainda, para a sétima posição - nestes dois anos a Royal Enfield cresceu, a Bajaj surgiu e a Shineray disparou. Mas, ano passado, a Haojue subiu para a quinta posição. Porém, mais que o quinto lugar, a marca viu suas vendas reaquecerem de forma sólida.

Em 2023, a Haojue registrou 15.992 motos e scooters vendidos. Esse volume representou um crescimento de mais de 90% em relação ao de 2022, quando a marca havia emplacado apenas 8.913 unidades. Segundo o diretor Comercial da Haojue, Ricardo Kato, a expectativa para este ano é ainda mais otimista. "Mais que dobrar o número de emplacamentos registrado em 2023", diz ele.

Isso representaria vendas superiores a 30 mil motos - um número que ainda está bem distante. Mas a marca se mantém como a quinta no ranking nacional.

Quais são os modelos Haojue vendidos no Brasil?

Atualmente a linha é composta pelos seguintes modelos, com os respectivos preços:

  • DK 150 - R$ 14.865
  • DK 160 - R$ 16.621
  • DR 160 - R$ 20.479
  • Master Ride 150 - R$ 17.618
  • Chopper Road 150 - R$ 14.580
  • NK 150 - R$ 18.580
  • Lindy 125 - R$ 13.438
  • VR 150 - R$ 15.812
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