Harley aposta em moto elétrica que não tem chassi

Sob a marca LiveWire, o próximo modelo, cujo nome deverá ser Del Mar, tem os periféricos integrados no conjunto motriz

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Roberto Dutra
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A Harley-Davidson está mesmo disposta a investir no segmento de motocicletas elétricas. Primeiro lançou a LiveWire, que apesar de ser interessantíssima e ótima de pilotar, se tornou uma espécie de moto exótica e não foi um sucesso de vendas, mas está em linha até hoje. Depois, transformou o nome LiveWire em sub-marca, e através dela apresentou um segundo modelo - a One, uma LiveWire aprimorada e mais barata.

Harley Del Mar 1 elétrica Harley-Davidson
Projeção que circula na internet mostra uma elétrica estilo Flat Track. A Del Mar será diferente
Crédito: Reprodução da internet
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Os passos seguintes foram anunciar a abertura do capital da empresa na bolsa americana e divulgar os planos de ter "famílias" de motos elétricas, com plataformas distintas (S2, S3 e S4). E o primeiro produto dessa nova era parece prestes a chegar: a Del Mar. O nome não foi confirmado oficialmente, mas tem sido falado pela mídia especializada internacional.

Nesta ilustração é possível ver, separadamente, as peças que são conectadas ao conjunto motriz
Crédito: Divulgação
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A Del Mar seria primeira moto da linha LiveWire S2. E já traz uma interessante mudança de conceito, por se tratar de uma motocicleta: a chamada "arquitetura Arrow" ("flecha", em inglês). Ou seja, a moto não tem chassi! Repare nas imagens que ilustram essa matéria que quem faz a função de chassi - ou quadro - da moto é o próprio conjunto motriz. Composto por partes eletrônicas, bateria e motor elétrico, o conjunto é totalmente integrado e forma uma espécie de "corpo único".

A imagem mostra como o conjunto motriz é compacto: motor, bateria, radiador e partes eletrônicas
Crédito: Divulgação
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Na parte da frente desse "corpo" são acopladas as mesas superior e inferior, que por sua vez recebem as bengalas da suspensão e, lá embaixo, a roda dianteira. Na parte traseira do "corpo", vai instalado o braço oscilante (balança), com um monochoque na parte superior. Simples, compacto e leve.

Na LiveWire original e na One, e na maioria dos modelos elétricos de outros fabricantes, a bateria, o motor e todos os elementos periféricos e de suspensões ficam presos a um chassi clássico, como nas motos movidas por motores a combustão.

A One é uma evolução da LiveWire original, a primeira elétrica da Harley-Davidson. Custa US$ 22.000
Crédito: Divulgação
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A bateria, um dos elementos mais importantes em modelos elétricos, poderá ter de 50 volts a 400 volts. E a refrigeração poderá ser a ar ou líquida, de acordo com o modelo e da tensão escolhida.

Ao que tudo indica, essa nova moto elétrica LiveWire S2 Del Mare será lançada ainda este ano, provavelmente no segundo trimestre. Seu preço deverá ser inferior ao da One (que atualmente custa US$ 22.000 nos Estados Unidos, ou cerca de R$ 115.500 em conversão direta), e se tornará mais um degrau na "escadinha".

Mais à frente a Harley-Davidson (ou seja, a LiveWire) lançará os modelos S3, ainda mais baratos e feitos em parceria com a Kymco coreana, e os S4, que curiosamente deverão ser mais sofisticados, pesados, completos e caros.

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