Em março último mostramos aqui imagens que vazaram na internet das novas Harley-Davidson CVO que estariam para ser lançadas. Em abril, revelamos mais um pouco, com novas fotos vindas da Austrália, e logo depois as primeiras fotos oficiais das novas Road Glide e Street Glide da divisão de preparação Custom Vehicle Operation (CVO).
Agora, a Harley-Davidson americana finalmente apresentou os dois modelos. E, embora já tivéssemos mostrado bastante coisa, as motos realmente surpreendem.
A começar pelo visual remodelado: as duas exibem novas carenagens frontais que prometem ser polêmicas e - aposta minha - serão um sucesso. Isso porque, embora quebrem paradigmas, apontam para um necessário futuro de uma marca que, apesar de ser relativamente conservadora, não pode ficar parada no tempo.
A bagger surge com farol de LED quase quadrado coadjuvado por dois filetes também de LED que embutem os piscas. A carenagem ficou mais agressiva e aerodinâmica e ganhou um pequeno para-brisa fumê - na verdade é quase um defletor de ar.
De maneira geral, formas mais retas e quadradas substituíram o design sempre sinuoso e cheio de curvas da moto, mas a identidade da moto está lá: baús rígidos, frente alta e traseira baixa, e tanque em forma de gota - agora com 22,7 litros.
Por fim, o para-lama dianteiro ganhou novo formato, com certa proeminência na parte dianteira, e o tanque ainda tem a forma de gota, mas parece mais curto. As tampas laterais, por sua vez, ficaram menores, enquanto o mata-cachorro ficou mais estreito na altura e as rodas agora têm raios que pegam nas extremidades externas dos aros.
Lá atrás, lanternas verticais, que parecem dois colchetes, dão um inesperado charme modernoso. O conjunto ficou bonito.
Chamada pela Harley-Davidson de "grand american touring", a Road Glide CVO deve causar mais polêmica entre os harleyros mais tradicionalistas. O amado farol dianteiro duplo foi substituído por um conjunto ótico totalmente novo, que exibe uma enorme lente única horizontal com "rabichos" nos cantos superiores.
Na parte mecânica, a Street Glide CVO e a Road Glide CVO têm os mesmos conjuntos de freios Brembo com disco duplo na frente e simples atrás, suspensão dianteira Showa com garfos invertidos e dois escapes.
Novidade mais interessante, mesmo, é a nova capacidade cúbica do motor das duas motos. Com 121 polegadas cúbicas, são 1.977 cm³, que rendem forçudos 115 cv de potência com 19,2 kgf.m de torque.
E como se não bastasse esses motores - que ainda são da família Milwaukee-Eight - serem quase 2.0 litros, têm outras novidades: comando de válvulas variável e sistema de refrigeração recalibrado.
A parte eletrônica de assistências à pilotagem nunca foi lá um grande destaque nas Harley-Davidson, mas isso tem mudado. Estas CVO, por exemplo, têm ABS e controle de tração e estabilidade com atuação em curvas e quatro modos de pilotagem.
Por fim, vale destacar que o peso das motos foi reduzido significativamente - 14 quilos na Street Glide e 15,8 quilos na Road Glide. São números que fazem diferença na pilotagem de motos grandes como essas.
As duas motos também ganharam novo painel, que agrega as funções de multimídia. Agora, são 12,3 polegadas com alta definição. O conjunto tem reconhecimento de voz, conexão Bluetooth compatível com dispositivos Apple e Android e tomada USB-C.
O sistema é fornecido pela Rockford Fosgate, chamado de Stage II e tem nada menos que 500 Watts de potência.
"Com os novos modelos, nossa missão é ampliar cada aspecto da experiência de pilotar uma Grand American Touring. Esses modelos estabelecem um novo padrão de desempenho, tecnologia e estilo, acelerando a revolução da marca" - disse ”, disse Jochen Zeitz, Chairman, Presidente e CEO da Harley-Davidson.
As novas Harley-Davidson Road Glide CVO e Street Glide CVO serão oficialmente apresentadas ao público americano durante as comemorações do 120 anos da marca, entre os dias 13 e 16 de julho, no "Festival Homecoming", em Milwaukee.
Algumas unidades virão para o Brasil em 2024. Os preços aqui, claro, só serão definidos quando do lançamento. Lá nos Estados Unidos, cada uma custa 43 mil dólares, o equivalente a uns R$ 210 mil em conversão direta.



Email enviado com sucesso!