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Harley-Davidson renova registro do nome "Bronx"

Modelo naked que foi descartado anteriormente pode apenas a espera da hora certa para ser lançado. Seria em 2023?

por Roberto Dutra

Os últimos anos foram bem movimentados para a Harley-Davidson. Saiu o antigo CEO, Matt Levatich, e com ele foi-se embora o plano estratégico "More Roads to H-D" que previa a ampliação da linha de modelos e uma certa "popularização" da marca, e chegou o alemão Jochen Zeitz com o novo plano "Rewire", que fez o contrário - enxugou a linha, tirou a Harley-Davidson de alguns países e deu-lhe um novo posicionamento mais "premium".
Nesse meio tempo, até vimos o surgimento de novos modelos e versões, e principalmente do novo motor Revolution Max, que hoje está na big trail Pan America em configuração de 1.250 cm³, na Sportster S, com o mesmo tamanho, e na Sportster Nightster, em volume reduzido para 975 cm³. Mas dançou um modelo que já estava na boca do forno - a Bronx, que usaria justamente o Revolution Max nesta menor configuração.
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A questão é que a Bronx, além de parecer praticamente pronta naquela época - foi até exibida como "conceito" em alguns salões mundo afora, como o de Milão em 2019 -, era uma moto que prometia: de certa forma ocuparia o lugar que um dia pertenceu à XR 1.200X, uma Sportster com pegada mais esportiva e jeitão de naked. Por isso, a Bronx inclusive seria bem adequada ao gosto do mercado europeu, que ama as naked.

A moto foi para a gaveta, mas quem prestou atenção a uma declaração de Jochen Zeitz feita em 2020, quando o projeto foi arquivado, deve ter notado que isso poderia não ser definitivo. O CEO disse que a moto "não seria lançada no ano seguinte". Ou seja, em 2021. Mas nada foi dito sobre encerrar de vez o projeto, o que deixou uma porta aberta para seu surgimento mais diante.

Eis, então, que a Harley-Davidson, agora, renovou seu direito sobre o nome "Bronx" nos Estados Unidos - lá, se uma marca for registrada e não for usada comercialmente em um prazo de três anos, o proprietário deve renovar o registro, ou corre o risco de perder os direitos sobre o nome.

A renovação, em si, não é um evidência concreta de que a Bronx será lançada. Mas é um forte indício de que a dúvida não deve ser sobre "se" a moto será lançada, mas "quando". Afinal, se somarmos a declaração do CEO lá trás, a exibição da moto em salões de motos, sua adequação ao mercado europeu e, agora, a renovação do registro, podemos realmente pensar a Bronx está a caminho.
E que seria um equívoco da Harley-Davidson não apostar nela, que é diferente do resto do line-up atual, além de ser uma moto agressiva, bonita e moderna. Apostamos em 2023!

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