Harley muda planos para modelo de baixa cilindrada

Vazam na internet fotos de um novo projeto, que tem motor em V e visual claramente inspirado no das Sportster

  1. Home
  2. Motos
  3. Harley muda planos para modelo de baixa cilindrada
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Desde 2019 sabe-se que a Harley-Davidson desenvolve um modelo de baixa cilindrada que seria voltado para os mercados asiáticos. Fruto de parceria com a Benelli italiana e com a Zhejiang Qianjiang Motorcycle Group Co. chinesa (que não por acaso é dona da Benelli), o desenvolvimento da moto estava na reta final. Mas, agora, tudo mudou: vazaram na internet fotos de um modelo bem diferente dos protótipos que vimos até agora.

Assim será a QJ SRV 300, ou a Harley-Davidson de baixa cilindrada. Parece uma Sportster em escala reduzida
Crédito: Divulgação
toggle button

O modelo que vinha sendo badalado era uma espécie de naked baseada na Benelli 302s. Era chamado de HD 338R - o número alude ao tamanho do motor e faz lembrar a capacidade cúbica dos motores das Sportster, 883, só que invertido. O projeto também daria luz a uma irmã gêmea chinesa, a QJ 350.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O motor seria um dois cilindros em linha refrigerado a água com 38 cv de potência. O chassi seria o mesmo da 302s, mas a "roupa" proposta era diferente - tanque, banco, farol, lanterna, laterais, rabeta. O projeto nasceu na gestão anterior da Harley, e parece que a atual - capitaneada pelo CEO alemão Jochen Zeitz - não curtiu e não quis compartilhar.

As fotos vazadas - junto com documentos que mostram que a matriz de Milwaukee aprovou o novo projeto - são de uma outra Harley-Davidson de baixa cilindrada, agora com pegada mais custom e motor de dois cilindros em V e 300 cm³. A princípio, a moto se chamará QJ Motor SRV 300, mas em certos mercados poderá surgir com um "H-D" estampado no tanque.

A HD 338R estava praticamente pronta e ainda tem chances de ser produzida
Crédito: Divulgação
toggle button

Harley de baixa cilindrada tem design de Sportster

Por falar em tanque, ele é bem gorducho e harmonioso com o resto da moto. A SRV 300 surge com farol redondo, rodas de liga leve com aros polidos de 16 (dianteiro) e de 15 polegadas (traseiro) dois escapes, banco solo, suspensão dianteira invertida e transmissão secundária por correia. Parece uma Sportster em escala reduzida.

A escolha do motor V2 também se deve à possibilidade da moto ser vendida como Harley-Davidson em alguns mercados, pois remete à configuração tradicional dos motores de suas motos maiores. É refrigerado a ar, tem 296 cm³ e rende 2,3 kgf.m e 30,3 cv de potência, capaz de levar a moto de 163 quilos à velocidade máxima de 129km/h.

Esta é a Benelli 302s, que deu à luz a HD 338R
Crédito: Divulgação
toggle button

O projeto da 338R, porém, não pode ser considerado completamente descartado. Como estava praticamente pronto, nada impede que a Qianjiang bote as duas na linha de produção - e a Harley já manifestou interesse no fortalecimento de sua parceria com a chinesa para aumentar sua presença nos países asiáticos.

Comentários