Himalayan mais perto de ganhar motor de 650 cm³

Esquentam os rumores de que a trail da Royal Enfield terá uma versão com o bicilíndrico de Interceptor e Continental GT

  1. Home
  2. Motos
  3. Himalayan mais perto de ganhar motor de 650 cm³
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os rumores de que a Royal Enfield Himalayan ganharia uma versão maior, equipada com o mesmo motor de dois cilindros em linha e 650 cm³ das "twins" (gêmeas) Interceptor e Continental GT não são de agora.

Royal Enfield Himalayan 650 Iab Rendering Alta
Na projeção do site indianaautosblog.com, a versão crescida Himalayan com o motor bicilíndrico: ficou até mais bonita!
Crédito: Reprodução
toggle button

Revelada ao mundo em 2015 e lançada na Índia em 2016, a Himalayan ganhou sua primeira projeção de computador do que seria essa versão crescida já em 2017, no site indiano Indian Autos Blog. De lá para cá o assunto apareceu e sumiu seguidas vezes, mas agora voltou a aquecer - e parece que de forma definitiva.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Haveria vários motivos para isso.  O primeiro é que a versão original, com motor monocilíndrico de 411 cm³, já está há tempo suficiente no mercado e, como novidade, já passou. O segundo é a boa aceitação que a moto teve em vários países do mundo - inclusive no Brasil, apesar de aqui ter registrado alguns problemas mecânicos em seus primeiros meses de vida.

O terceiro é a opinião unânime de que a Himalayan corresponde bem à sua proposta de moto de uso misto, inclusive com capacidades satisfatórias de transitar por estradinhas pouco convidativas, mas que lhe faltam motor, potência e torque. A imprensa internacional, inclusive, já a comparou seguidas vezes aos antigos Land Rover Defender - ambos são capazes de chegar a praticamente qualquer lugar, mas sempre vão muito devagar.

Com seus parcos 411 cm³ e ainda por cima refrigerado a ar - a eficiência é menor que a dos motores arrefecidos a água -, o monocilíndrico da Himalayan rende modestos 24 cv de potência a 6.500 rpm e apenas razoáveis 3,2 kgf.m de torque a 4.500 rpm. É força suficiente para um uso urbano normal e até para viagens curtas on e off-road sob condução bem civilizada, mas pouca para quem gosta de torcer o cabo e de aventuras mais radicais.

Himalayan 650
Nesta montagem, a Himalayan original aparece com o motor de 650 cm³ e sem outras mudanças. Menos atraente...
Crédito: Reprodução
toggle button

Já o motor bicilíndrico de 648 cm³ das "twins", embora também seja refrigerado a ar, tem um radiador de óleo para dar uma moral - e chega em 47 cv a 7.250 rpm com torque de 5,3 kgf.m a 5.250 rpm. É quase o dobro de potência e torque e, ainda que o peso da moto - de 191 quilos em ordem de marcha - aumente com o motor maior, indo para pouco mais de 200 quilos, certamente seu desempenho melhoraria muito. Uma Interceptor pesa 202 quilos pronta para rodar e seu motor não sofre.

Para os sempre atentos sites MotorBean e VisorDown, a Himalayan está mais perto do que nunca de ganhar o dois-em-linha. Para reforçar essa teoria, ambos afirmam que a Himalayan 650 estaria sendo em fase de aperfeiçoamento não na Índia, mas no centro de desenvolvimento de produtos da marca na Inglaterra - e, justamente por isso, fotos de protótipos ou "mulas" (modelos em testes que usam peças de outros como disfarce) são bem mais difíceis de serem vistos.

Sendo assim, ao que tudo indica, podemos esperar essa trail crescida de pequena para média já no ano que vem. O nome? Por enquanto é chamada informalmente de Himalayan 650, mas "Hunter" e "Sherpa" também têm sido bem ventilados - o primeiro significa "caçador" em inglês, e o segundo faz referência a uma etnia que habita a região montanhosa do Nepal, país que faz fronteira com a Índia.

Comentários