Com isso, o ADV ficou mais potente: agora, são 16 cv de potência a 8.500 rpm com torque de 1,46 kgf.m a 6.500 rpm. Antes eram 13,2 cv a 8.500 rpm 1,38 kgf.m a 6.500 rpm.
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O motor pertence à geração eSP+, sigla para enhanced Smart Power Plus. Isso quer dizer que tem não só maior capacidade cúbica, mas também cabeçote de quatro válvulas (o motor de 150 cm³ tinha duas). Essa tecnologia também reduz o atrito interno e, com isso, o motor tem mais eficiência energética. Em resumo, é mais potente, torcudo e econômico, e menos poluente - inclusive é adequado ao Promot 5, que entra em vigor no início de 2025.
A maior capacidade cúbica (de 149,3 cm³ para 156 cm³) veio do aumento no diâmetro do cilindro, de 57,3 mm para 60,0 mm. Já o curso teve redução, de 57,9 mm para 55,5 mm. Foi justamente o menor curso do pistão que criou o espaço para o novo cabeçote de quatro válvulas. A taxa de compressão também mudou, de 10,6:1 passou a 12,0:1.
Ainda na parte mecânica, o sistema de admissão de ar foi aperfeiçoado, e do filtro de ar até o tubo de admissão que leva ao corpo da borboleta – que passou de 26 mm para 28 mm de diâmetro – o percurso do ar agora está mais uniforme. E o sistema de exaustão também foi aperfeiçoado, com uma nova ponteira de escape que abriga o catalisador.
E tem mais: um novo virabrequim, mais rígido, permite alcançar rotações elevadas e maior potência com reduzidas vibrações e ruídos. Um sistema que direciona um jato de óleo na parte interna do pistão, tecnologia já usada no motor da trilheira CRF 450R, permite melhor arrefecimento e avanço do ponto de ignição, favorecendo a entrega de potência e durabilidade.
O motor da ADV 160 ainda tem um tensor hidráulico da corrente do comando que reduz as vibrações internas, reduzindo o consumo de combustível e a eficiência do motor em geral. Por fim, a transmissão continua CVT, claro.
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Outras novidades no Honda ADV
Mas as mudanças nãos e limitaram ao motor. O ADV, que foi lançado em 2021 como scooter "aventureiro" com suspensão elevada e pneus de uso misto, ficou mais moderno em vários detalhes.Por exemplo, passou a ter controle de tração. Além disso, o chassi foi redesenhado e ficou mais resistente, e as suspensões ganharam novas calibragens. Mas continuam com telescópios convencionais na frente, com 13 cm de curso, e sistema bichoque atrás, com 11 cm de curso e reservatórios externos de gás. Os freios também não mudaram, com ABS na roda dianteira. As rodas, aliás, são de liga leve e os pneus, nas medidas 110/80 R14 na frente e 130/70 R13 atrás.
Mudanças visuais fora discretas
No design, o Honda ADV ganhou um novo para-brisa mais protetivo, mas que permanece com dois níveis de regulagem - que alteram em 7,5 cm a altura, da posição mais baixa à mais alta. Também veio um novo banco mais baixo (78 cm, contra 79,5 cm de antes) e estreito, que facilita a movimentação das pernas e o alcance dos pés no solo, mais espaço sob o banco (29 litros contra 27 de antes: cabe um capacete integral e uma capa de chuva, por exemplo), e carenagens redesenhadas.Outra mudança bacana é o novo painel de LCD, mais bonito e completo - e que quase parece ser de TFT. Tem fundo blackout, computador de bordo, hodômetros total e dois parciais, conta-giros, velocímetro, indicador de combustível voltímetro, temperatura do ar e aviso para troca do óleo. Nas partes superior e inferior, enfileiradas, ficam as luzes-espia.
Estas monitoram o funcionamento do controle de tração (que pode ser desligado), a temperatura do motor, o ABS, a chave presencial e o sistema start/stop, entre outras funções. Um comando multifuncional posicionado entre guidão e painel permite selecionar diferentes operações como ligar e desligar o controle de tração ou acessar o menu de configurações.
O comando de abertura do banco é uma tecla posicionada à direita do escudo frontal, logo abaixo do comutador da trava de guidão e partida. Essa tecla aciona também a portinhola de acesso ao bocal do tanque de combustível, centralizada logo à frente do piloto, na base do escudo frontal
Vale destacar que a chave presencial pode acionar também um alarme antifurto. Quer mais? Um prático porta-luvas na parte esquerda do escudo frontal tem dois litros de capacidade e tomadinha USB para facilitar a recarga de smartphone.
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O Honda ADV 160 2025 chegará às concessionárias em janeiro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com óleo grátis em sete revisões (a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é a cada seis mil quilômetros ou seis meses após a primeira revisão - que deve ser feita com mil quilômetros ou seis meses.
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