- Honda CRF 1100L Africa Twin 2026 chegará às lojas em janeiro
- Versão Adventure Sports ganha roda dianteira aro 19, melhor para uso no asfalto do que com aro 21
- Preços parte de R$ 85.500 e chegam a R$ 116.513
A linha 2026 da Honda CRF 1100L Africa Twin já está chegando às concessionárias. E a principal novidade aplicada no modelo é a opção da roda dianteira com aro de 19 polegadas - até agora a moto só era equipada cm aro de 21 polegadas.
Pode parecer pouco, mas é algo que faz muita diferença em uma moto, principalmente se o uso for predominantemente em estradas asfaltadas. Mesmo em se tratando de uma big trail - é mais do que comprovado que a maioria dos compradores desse tipo de moto no Brasil raramente parte para o off-road, mesmo que leve.

A moto ganhou Importantes atualizações técnicas em 2019, quando inclusive passou a ter a versão topo de linha Adventure Sports, que tem tanque maior de 24,8 litros (18,8 litros nas demais) e suspensões de curso estendido. Naquele mesmo ano a big trail recebeu acelerador eletrônico, o que possibilitou também a chegada de modos de pilotagem e demais recursos vinculados à sofisticação eletrônica, como controle de tração e ABS com diferentes níveis de interferência.
Em 2021 o motor cresceu para 1.084 cm³ e passo a ter a opção do câmbio automatizado DCT. Além disso, passou a ter pneus sem câmara e suspensões Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA), os modos de pilotagem foram aprimorados e veio uma nova unidade de medição inercial (Inertial Measurement Unit - IMU). A partir de 2023, a versão com a tecnologia DCT passou a ser produzida na planta da Honda de Manaus (AM) - antes, era feita apenas no Japão.
Todas as versões da Honda CRF 1100L Africa Twin usam o mesmo motor de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e 10,9 kgmf de torque a 5.250 rpm. A transmissão pode ser convencional de seis marchas ou DCT, também com seis marchas.
O chassi é de aço, a balança da suspensão traseira é de alumínio - derivada da usada na CRF 450R, modelo de uso em competições de motocross. A unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos monitora o controle de tração de sete níveis, o sistema antiempinamento de três níveis, o ABS com atuação em curvas (que pode ser ajustado para uso em off-road), o controle de elevação traseira e o câmbio automatizado DCT com detecção de curvas.
O câmbio automatizado DCT tem diferentes modos de atuação, que decorrem de diferentes condições de uso. Confira abaixo as opções:
Mesmo nos modos D e S o condutor pode operar as teclas "+" e "-", de acordo com sua preferência, a qualquer tempo. A ativação do "G" Switch no painel de TFT, em qualquer um dos modos de atuação do sistema, determina uma conexão mais imediata entre acelerador e roda, resultando em tração mais efetiva e melhor controle da moto em uso fora de estrada.
A seleção da modalidade de câmbio no sistema DCT (D, S1, S2, S3 ou MT) independe do modo de pilotagem escolhido, o que proporciona combinações múltiplas e máximas possibilidades.
Nas versões Africa Twin DCT e Africa Twin Adventure Sports, as suspensões Showa EERATM têm controle eletrônico, que atua ajustando o sistema às mais diferentes condições de utilização, proporcionando conforto em baixas velocidades e estabilidade em velocidades elevadas.
Enquanto as configurações de suspensão acima são selecionadas automaticamente de acordo com o modo de pilotagem selecionado, nos modos User 1 e 2 o piloto pode ajustar a pré-carga da mola em 24 níveis na dianteira e na traseira.
Atualmente a Africa Twin é vendida no mercado brasileiro em três versões. Confira abaixo os preços públicos sugeridos - base São Paulo (SP) -, que não incluem frete e seguro:
As Honda CRF 1100L Africa Twin 2026 chegarão às concessionárias em janeiro de 2026. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance pelo período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
O intervalo de manutenções é de 6.000 quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ser feita 1.000 quilômetros ou seis meses.