Honda CRF 1100L Africa Twin 2026 chega em janeiro

Principal novidade é a roda dianteira de 19 polegadas na Adventure Sports DCT, opção mais indicada para uso no asfalto

  1. Home
  2. Motos
  3. Honda CRF 1100L Africa Twin 2026 chega em janeiro
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Honda CRF 1100L Africa Twin 2026 chegará às lojas em janeiro

- Versão Adventure Sports ganha roda dianteira aro 19, melhor para uso no asfalto do que com aro 21

- Preços parte de R$ 85.500 e chegam a R$ 116.513

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

A linha 2026 da Honda CRF 1100L Africa Twin já está chegando às concessionárias. E a principal novidade aplicada no modelo é a opção da roda dianteira com aro de 19 polegadas - até agora a moto só era equipada cm aro de 21 polegadas.

    Pode parecer pouco, mas é algo que faz muita diferença em uma moto, principalmente se o uso for predominantemente em estradas asfaltadas. Mesmo em se tratando de uma big trail - é mais do que comprovado que a maioria dos compradores desse tipo de moto no Brasil raramente parte para o off-road, mesmo que leve.

    A Honda CRF 1.10L Africa Twin ganha roda dianteira de 19 polegadas na versão Adventure Sports
    A Honda CRF 1100L Africa Twin ganha roda dianteira de 19 polegadas na versão Adventure Sports
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Mudanças em 2019 e em 2021

    A moto ganhou Importantes atualizações técnicas em 2019, quando inclusive passou a ter a versão topo de linha Adventure Sports, que tem tanque maior de 24,8 litros (18,8 litros nas demais) e suspensões de curso estendido. Naquele mesmo ano a big trail recebeu acelerador eletrônico, o que possibilitou também a chegada de modos de pilotagem e demais recursos vinculados à sofisticação eletrônica, como controle de tração e ABS com diferentes níveis de interferência.

    Em 2021 o motor cresceu para 1.084 cm³ e passo a ter a opção do câmbio automatizado DCT. Além disso, passou a ter pneus sem câmara e suspensões Showa Electronically Equipped Ride Adjustment (EERA), os modos de pilotagem foram aprimorados e veio uma nova unidade de medição inercial (Inertial Measurement Unit - IMU). A partir de 2023, a versão com a tecnologia DCT passou a ser produzida na planta da Honda de Manaus (AM) - antes, era feita apenas no Japão.

    A Honda CRF 1100L Africa Twin é vendida com câmbio convencional ou automatizado DCT
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    Mecânica continua a mesma de antes

    Todas as versões da Honda CRF 1100L Africa Twin usam o mesmo motor de 1.084 cm³, que entrega 99,3 cv de potência a 7.500 rpm e 10,9 kgmf de torque a 5.250 rpm. A transmissão pode ser convencional de seis marchas ou DCT, também com seis marchas.

    O chassi é de aço, a balança da suspensão traseira é de alumínio - derivada da usada na CRF 450R, modelo de uso em competições de motocross. A unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos monitora o controle de tração de sete níveis, o sistema antiempinamento de três níveis, o ABS com atuação em curvas (que pode ser ajustado para uso em off-road), o controle de elevação traseira e o câmbio automatizado DCT com detecção de curvas.

    Com roda dianteira de 19 polegadas, a Africa Twin Adventure Sports fica ainda mais adequada ao uso em estradas asfaltadas
    Crédito: Divulgação
    toggle button

    A moto tem seis modos de pilotagem, sendo dois personalizáveis:

    • Tour - potência (P) plena, freio-motor (EB) 2, ABS “road”, controle de tração (T) 7, wheelie control 3.
    • Urban - potência (P) 2, freio-motor (EB) 2, ABS "road", controle de tração (T) 7 e wheelie control 3.
    • Gravel - potência (P) 4, freio-motor (EB) 3, ABS "off-road" (ABS traseiro não pode ser desligado), controle de tração (T) 7 e wheelie control 3.
    • Off-road - potência (P) 3, freio-motor EB 3, ABS "off-road' (ABS traseiro pode ser desligado), controle de tração (T) 7 e wheelie control 3.
    • User 1 e 2 - Permite selecionar e salvar configurações de todos os parâmetros
    • O câmbio automatizado DCT tem diferentes modos de atuação, que decorrem de diferentes condições de uso. Confira abaixo as opções:

      • Modo MT - controle do câmbio através dos botões +/– no punho esquerdo.
      • Modo D - mudanças automáticas, ideal para uso urbano.
      • Modo S - mudanças automáticas (três níveis diferentes). Uso esportivo.
      • Mesmo nos modos D e S o condutor pode operar as teclas "+" e "-", de acordo com sua preferência, a qualquer tempo. A ativação do "G" Switch no painel de TFT, em qualquer um dos modos de atuação do sistema, determina uma conexão mais imediata entre acelerador e roda, resultando em tração mais efetiva e melhor controle da moto em uso fora de estrada.

        A seleção da modalidade de câmbio no sistema DCT (D, S1, S2, S3 ou MT) independe do modo de pilotagem escolhido, o que proporciona combinações múltiplas e máximas possibilidades.

        Todas as versões da Africa Twin usam o mesmo motor de 1.084 cm³, 99,3 cv de potência e 10,9 kgmf de torque
        Crédito: Divulgação
        toggle button

        Confira outras especificações e características importantes da moto:

        • Luzes de rodagem diurnas (DRL) duplas
        • Cruise control
        • Painel de TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque e com conexão com Apple CarPlay ou Android Auto via Bluetooth ou cabo USB
        • Para-brisa e carenagem frontal protetivos
        • Tanque para 18,8 litros ou 28,8 litros (na versão Adventure Sports)
        • Banco do ppiloto com regulagem de altura: pode variar entre 85 cm e 870 cm do solo. Na versão Adventure Sports. a altura do assento em relação ao solo pode variar entre 83,5 cm e 85,5 cm
        • Protetores de mão
        • Aquecimento de manoplas nas versões CRF 1.100L Africa Twin DCT e CRF 1.100L Africa Twin Adventure Sports
        • Piscas com cancelamento automático
        • Alerta de frenagens de emergência (ESS)
        • Suspensão dianteira Showa invertida com tubos de 45 mm e curso de 23 cm 45 mm, regulável na pré-carga da mola e na extensão e compressão
        • Amortecedor traseiro Showa com curso de 22cm e reservatório externo. Ajustes na carga da mola, na extensão e na compressão.
        • Distância livre do solo de 25 cm
        • Freio dianteiro com disco duplo tipo wave com 310 mm, cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial
        • Freio traseiro com disco simples tipo wave com 256 mm e cáliper de pistão simples.
        • Pneus 90/90 R21 na frente e 150/70 R18 atrás,
        • Pneus sem câmaras 110/80 R19 e 150/70 R18 M/C na versão Adventure Sports
        • Cursos menores, de 21 cm na frente e 20 cm atrás, e distância livre do solo de 22 cm, na versão Adventure Sports
        • Nas versões Africa Twin DCT e Africa Twin Adventure Sports, as suspensões Showa EERATM têm controle eletrônico, que atua ajustando o sistema às mais diferentes condições de utilização, proporcionando conforto em baixas velocidades e estabilidade em velocidades elevadas.

          O piloto pode ajustar a suspensão Showa EERATM nos seguintes parâmetros:

          • Mid - meio-termo entre rígido e o macio, para uma ampla gama de situações de pilotagem. É padrão no modo de pilotagem Urban
          • Hard - amortecimento mais firme para viagens com garupa e/ou carga total. Padrão no modo de pilotagem tour
          • Soft - menor força de amortecimento para maior conforto em estradas acidentadas. Padrão no modo de pilotagem Gravel
          • Off-road - desempenho ideal em terra, com amortecimento da suspensão dianteira aumentando gradualmente conforme aumenta a velocidade e amortecimento mais firme no amortecedor traseiro. Padrão no modo de pilotagem Off-road
          • Enquanto as configurações de suspensão acima são selecionadas automaticamente de acordo com o modo de pilotagem selecionado, nos modos User 1 e 2 o piloto pode ajustar a pré-carga da mola em 24 níveis na dianteira e na traseira.

            O painel de instrumentos é de TFT, com 6,5 polegadas e sensível ao toque
            Crédito: Divulgação
            toggle button

            Preços, cores e garantia

            Atualmente a Africa Twin é vendida no mercado brasileiro em três versões. Confira abaixo os preços públicos sugeridos - base São Paulo (SP) -, que não incluem frete e seguro:

            • CRF 1100L Africa Twin com câmbio convencional (somente na cor preto): R$ 85.500
            • CRF 1100L Africa Twin com câmbio automatizado DCT (somente na cor branca perolizada): R$ 96.346
            • CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports com câmbio automatizado DCT (na cores cinza fosca e branca perolizada): R$ 116.513
            • As Honda CRF 1100L Africa Twin 2026 chegarão às concessionárias em janeiro de 2026. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance pelo período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

              O intervalo de manutenções é de 6.000 quilômetros ou seis meses após a primeira revisão, que deve ser feita 1.000 quilômetros ou seis meses.

              Veja também

                Comentários