Honda Biz deverá mudar para atender ao Promot 5

Criada com participação de piloto de ralis e exclusiva do Brasil, motoneta poderá ganhar o motor da nova Pop 110

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Roberto Dutra
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Muita gente não percebe, mas a Honda Biz é um fenômeno. Em todo o ano passado, vendeu quase 217 mil unidades. Este ano, mantém média de 23 mil emplacamentos por mês. Para se ter uma ideia do que isso significa, a Biz é o terceiro veículo de duas rodas mais vendido do país - fica atrás apenas da CG 160 e da NXR 160 Bros, ambas também da Honda, seguida pela Pop 110i, a quarta mais vendida.

Pois a Biz, assim como boa parte da linha Honda, terá que passar por mudanças ao longo deste ano. O objetivo é chegar a 2025 já atendendo às normas da legislação de emissões Promot 5. Dependendo do modelo, isso costuma exigir desde alterações leves em componentes como motor e escape até mudanças profundas, incluindo a adoção de um novo motor, por exemplo.

Honda Biz 110 (21)
A Honda Biz é o terceiro veículo de suas rodas mais vendido do país, com média de 23 mil por mês
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Pois é exatamente isso que deverá acontecer com a Biz. Atualmente a moto é vendida em duas versões, com motor de 110 cm³ ou de 125 cm³. O motor de 110 cm³ é diferente daquele que vinha sendo usado na Pop, que também tinha 110 cm³, e também é diferente do atual, apresentado na semana passada, que mantém essa mesma capacidade cúbica, mas é completamente diferente do anteriormente usado.

Sim, na conta geral são três motores de 110 cm³, e a Honda tinha e tem dois motores do mesmo tamanho, mas diferentes, equipando dois modelos distintos. Isso exige linhas de montagem diferentes, peças diferentes e pós-venda mais complexo, entre outros aspectos. Com a chegada desse novo bloco à pop 110i - que atende ao Promot 5 -, isso provavelmente será resolvido: é que o novo motor de 110 cm³ também poderá ser usado na Biz.

Caso isso aconteça - e tudo indica que acontecerá -, a Honda resolverá dois problemas com uma única solução: a Biz 110 passará a atender ao Promot 5 e a fábrica aplicará um novo motor em dois modelos, o que enxugará a logística industrial e reduzirá custos.

Honda Biz 125 1
A Honda Biz é vendida no mercado brasileiro com motor de 110 cm³ ou de 125 cm³ - caso destas, acima
Crédito: Divulgação
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Como é o novo motor da Honda Pop 110i?

Apresentamos o novo motor da Pop 110i aqui, na semana passada. A capacidade cúbica aumentou discretamente, de 109,1 cm³ para 109,5 cm³. É que as medidas de diâmetro e curso mudaram, de 47,0 mm x 63,1 mm para 50 mm x 55,6 mm.

A escolha por aumentar o curso em vez do diâmetro do pistão no novo motor deu ao motor medidas "subquadradas". No mundo real, isso significa privilegiar torque, melhorar o aproveitamento da queima de combustível e, ao mesmo tempo, fornecer um funcionamento mais suave.

O novo motor da Pop 110i mantém a capacidade cúbica e passa a atender ao Promot 5
Crédito: Caio Mattos/Divulgação
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Junto com o novo motor, veio uma nova "tubulação", fininha, que sai do tanque e devolve à câmara de combustão os gases evaporativos da gasolina armazenada lá.

O resultado disso tudo foi um ganho de potência de 6% (de 7,9 cv para 8,4 cv, sempre a 7.250 rpm) e um discreto aumento de 5% no torque (de 0,90 kgf.m para 0,94 kgf.m, sempre a 5.000 rpm). Vale lembrar que este motor, assim como o anterior, é injetado e refrigerado a ar.

Junto com o novo motor, a Honda Pop 110i 2025 também ganhou transmissão semiautomática rotativa - aliás, como é a da Honda Biz atual, por exemplo. Ou seja, nesse caso os compradores de Biz não encontrariam nenhuma diferença, o que é positivo.

Como funciona o câmbio semiautomático rotativo?

Com o novo câmbio, a Pop abandonou o manete de embreagem e a troca das quatro marchas tem outra dinâmica: depois da quarta, dê mais um toque para baixo que entra o neutro. Mais um toque para baixo, e começa tudo de novo: primeira, segunda etc.

Sim, todas as marchas são para baixo. Antes, para voltar ao neutro, era preciso tocar o pedal para cima, na sequência 4-3-2-1-N. Pode parecer complicado, mas eu garanto que em coisa de cinco minutos você se habitua. E caso precise reduzir marcha, o contrapedal ficou mais alto, e está mais fácil usar o calcanhar para acioná-lo.

Voltando à Honda Biz...

A Honda Biz é um sucesso no mercado brasileiro. E só existe aqui: foi criada exclusivamente para cá. E o curioso é que sua criação e desenvolvimento teve até a participação de um piloto de ralis - Luiz Eduardo Fonseca Mingione, que inclusive venceu o Dakar, em 2002, na categoria "Super Production" até 250 cm³.

A Biz surgiu em 1998. Foi desenvolvida no Brasil tendo como base a C 100 Dream, uma "cub" legítima e de origem japonesa, que foi vendida aqui no país entre 1993 e 1997. E a Dream, por sua vez, foi inspirada na Super Cub, um modelo de 1958 que inaugurou a categoria "cub" (Category Upper Basic – categoria básica superior, em português). Hoje, a Dream virou uma raridade, inclusive bem valorizada.

Esta foi a primeira Honda Biz lançada no mercado brasileiro: tinha 100 cm³ e já era simpática
Crédito: Divulgação
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Para se adequar ao gosto do brasileiro, a Biz recebeu aprimoramentos importantes, como as linhas arredondadas e o espaço sob o banco para guardar um capacete ou objetos diversos. E, também as rodas com aros de 17 polegadas na frente e de 14 polegadas atrás.

Atualmente a Biz é vendida com motor de 110 cm³ ou 125 cm³. Cada uma tem uma única versão. A "menor" tem rodas raiadas, freios a tambor com CBS, exatos 109,1 cm³, 8,3 cv de potência a 7.250 rpm, 0,89 kgf.m de torque a 5.500 rpm e 97 quilos de peso a seco.

Já a versão "maior" tem rodas de liga leve, freio dianteiro a disco e traseiro a tambor também com CBS, 124,9 cm³, 9,2 cv a 7.500 rpm, 1,04 kgf.m a 3.500 rpm e 100 quilos de peso a seco.

O motor da "nova" Pop 110i, como dissemos lá em cima, tem 8,4 cv a 7.250 rpm e 0,94 kgf.m a 5.000 rpm. Ou seja, é até mais fortinho que o atual motor da Biz 110. Vale lembrar que, por ser mais simples e despojada que a Biz (não tem nem espaço sob o banco), a Pop 110i é mais barata - custa R$ 9.690.

A Pop 110i foi o primeiro modelo "linha 2025" a ser lançado pela Honda este ano embaixo
Crédito: Caio Mattos/Divulgação
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