Honda CB 1.300 Super Four: viva e forte no Japão

Vendido no Brasil em 2007 e 2008, lindo modelo retrô chega a 2021 com toques de modernidade que não ofuscam seu charme

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Roberto Dutra
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A Honda CB 1.300 Super Four foi vendida no Brasil apenas nos anos 2007 e 2008. Apesar de ser um motaço com direito a eco (motaço-aço-aço), seu sucesso foi limitado pelo preço então muito alto - e, na mesma leva, vieram e logo foram embora a big trail XL 1.000V Varadero e a furiosa custom VTX 1.800.

Quem comprou, comprou. Hoje, pela tabela Fipe, uma CB 1.300 Super Four 2007 vale em torno de R$ 28 mil e uma 2008, uns R$ 29 mil. Mas, no estoque WebMotors, uma raridade com baixa quilometragem bate nos R$ 38 mil!

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É triste lembrar da curta vida da Super Four no Brasil. No Japão, porém, a alegria continua e a Honda acaba de lançar a Super Four 1.300 2021 em quatro versões - Super Four, Super Four SP, Super Bol D’or e Super Bol D’or SP.

A Super Four 2021 remete ao modelo vendido no Brasil em 2007 e 2008
Crédito: Divulgação
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Apesar do tempo que passou, a moto deste ano remete aos modelos que vimos aqui e também à primeira da família, a CB 1.000 Super Four, nascida em 1992 como a primeira Honda com motor de quatro cilindros em linha refrigerado a água.

O escape quatro-e-um promete aquele ronco encorpado que parece coisa de Fórmula 1
Crédito: Divulgação
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A herança aparece no estilo retrô do desenho e no desempenho arrebatador. O visual clássico é para quem gosta de moto com cara de moto: farolzão redondo, tanque gorducho, banco bonito e rabeta sexy. As Super Four são nakeds completas, enquanto as Bol D’Or têm carenagem parcial (superior) - alguém aí lembrou de algumas CBX 750? Pois é. As Super Four têm freios Nissin e suspensões Showa, enquanto as SP recebem freios italianos Brembo e suspensões e amortecedores da grife sueca Öhlins.

As versões Bol D´or têm uma carenagem parcial (superior) que lembra as da CBX 750F vendida no Brasil nos anos 90
Crédito: Divulgação
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Todas usam o mesmo motor quatro-em-linha de 1.284 cm³ com 16 válvulas e duplo comando no cabeçote, que rende 111 cv de potência máxima a 7.750 rpm e 11,4 kgf.m de torque a 6.250 rpm. O câmbio tem seis marchas

O modelo atual tem modernidades com luzes full-LED e DLR
Crédito: Divulgação
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No modelo atual estão modernidades necessárias como farol e lanterna com LEDs, luzes de posição DLR, piscas com LEDs, embreagem assistida e deslizante, acelerador eletrônico, controle de tração, três modos de pilotagem (standard, esportiva e chuva), piloto automático e quickshifter.

Até o painel é clássico: dois relógios separados por um discreto display digital. Coisa linda!
Crédito: Divulgação
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Até o painel é classicão: são dois relógios analógicos, um com velocímetro e o outro com o conta-giros. No meio, vai um display digital com informações complementares - indicador de marcha, relógio e nível de combustível, entre outros.

As vendas no Japão começam em março com preços que partem do equivalente a R$ 80 mil. Infelizmente não há planos para a Super Four voltar ao Brasil - aqui, vamos de CB 1.000R Neo Sports Cafe.

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