Honda CG 160 já custa o mesmo que motos maiores

Modelo mais vendido do país encosta nos R$ 21 mil, e com essa grana você pode pensar em boas opções novas e usadas

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Roberto Dutra
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A Honda CG 160 é a moto mais vendida do mercado brasileiro há décadas. Isso não é novidade para ninguém. Mas, atualmente, pouca gente sabe - provavelmente só os compradores - que o preço do modelo já pode encostar nos R$ 21 mil.

A CG 160 é vendida em quatro versões. A mais barata é a Start, que custa R$ 16.440. Logo acima vêm a Cargo, que é voltada para o trabalho e parte de R$ 17.430; a Fan, de R$ 17.990; e a topo de linha Titan, que começa em R$ 19.520. Some a cada um desses valores o frete e o seguro do frete e, no caso da Titan, você terá um preço total perto de R$ 21 mil.

Honda Cg 160 Titan 2025 (1)
A versão topo de linha da Honda CG 160, a Titan, já custa mais de R$ 20 mil
Crédito: Divulgação
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Vale a pena comprar a Honda CG 160?

Dependendo do que você busca, vale a pena - mesmo pagando um preço aparentemente fora da realidade. Afinal de contas, R$ 21 mil em uma moto de baixa cilindrada parece ser um pouco demais, certo?

Mas é preciso relevar certos aspectos. A Honda CG 160 é uma moto absolutamente confiável, robusta, sem histórico de problemas crônicos e cuja eficiência para os corres do dia a dia - ou apenas para a mobilidade urbana - é mais do que comprovada.

Além disso, o modelo atual é suficientemente moderno, seguro e ainda por cima tem um comportamento dinâmico que nenhuma outra moto da mesma faixa de cilindrada consegue igualar.

A Honda CG 160 Titan é cara? Sim, é. Mas tem muitas virtudes - ou não seria líder absoluta do mercado
Crédito: Divulgação
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Com motor monocilíndrico, injetado e flex, que entrega 14,4/14,7 cv de potência e 1,4 kgf.m de torque (só a Start não é flex), a CG 160 tem desempenho satisfatório. Não é um foguete, mas anda bem - mais do que parece -, freia bem e curva bem. E ainda tem painel completinho e oferece razoável nível de conforto.

Para completar isso tudo, há a questão do pós-venda. Mostramos aqui recentemente que as revisões da CG 160 no período da garantia de três anos pode ser bem cara - a de 24 mil quilômetros ou 30 meses custa quase R$ 1.500! -, mas lembre-se de que, nesse período, a Honda oferece o Honda Assistance 24 horas e óleo grátis em sete revisões. Já é alguma coisa.

Mas, para muita gente, o mais importante no aspecto pós-venda são as peças de reposição. Aqui, nada a temer: a Honda CG é a moto para a qual existem mais peças disponíveis, tanto originais na enorme rede de quase 800 concessionárias quanto paralelas de boa qualidade em milhares de lojas de motopeças. No final das contas, é um bom "pacote" - caro, mas bom.

Não quer a Honda CG 160? Pois saiba que existem outras opções na mesma faixa de preço, inclusive de estilo diferente e com motores maiores. Confira algumas delas:

Bajaj Dominar 200

A estrela no line-up da marca indiana tem sido a Dominar 400, cujo custo/benefício é realmente muito atraente: custa R$ 26 mil. Mas como está bem distante dos R$ 21 mil definidos aqui como linha de corte aproximada, vale a pena conhecer a Dominar 200. É uma naked urbana com motor monocilíndrico de 199 cm³, que entrega 24 cv de potência, 1,8 kgf.m, e ainda tem ABS nas duas rodas e câmbio de seis marchas.

A Bajaj Dominar 200 é mais potente e torcuda do que a Honda CG 160 - e custa quase o mesmo
Crédito: Divulgação
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Na comparação, a CG tem 10 cv e 0,4 kgf.m a menos, ABS só na roda dianteira (e apenas na versão Titan) e câmbio de cinco marchas. A Dominar 200 custa R$ 20.500. Inclua frete seguro e chegará perto dos R$ 22 mil. Ou seja, você terá uma moto bem superior por apenas mil reais de diferença.

Sim, a rede de concessionárias é infinitamente menor e não há peças de reposição paralelas. É o preço que se paga por comprar uma moto de marca novata. Mas, no bolso, vale a pena.

Royal Enfield Hunter 350

A naked Hunter 350 compõe uma "família" com as irmãs Classic 350 e Meteor 350 - uma retrô e uma custom. Já se tornou o modelo mais vendido da Royal Enfield no Brasil, e isso se deve fundamentalmente ao custo/benefício. Tem porte, é bonita, é confortável e ainda é pouco visada.

Modelo mais vendido pela Royal Enfield no Brasil,  a Hunter 350 tem porte de moto média
Crédito: Reprodução/Webmotors
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O desempenho é modesto, pois o motor de 349 cm³, mono e injetado entrega apenas 20 cv de potência - para uma moto com 181 quilos (a CG 160 Titan pesa 120 quilos). Mas o torque de 2,7 kgf.m compensa um pouco essa falta de potência. Com ABS nas duas rodas e câmbio de cinco marchas, a Hunter 350 é adequada à mobilidade urbana, mas não à ralação diária, e delivery, por exemplo.

A rede de concessionárias da Royal Enfield está em expansão, mas ainda são apenas 36 no país. E, claro, peças paralelas ainda são raras. Notícia ruim? Pois saiba que a Hunter 350 custa 19.990 - já com frete incluso. Você gasta quase R$ 2 mil a menos que em uma CG 160 e tem uma moto "maior". Mas, alertamos novamente, não é moto para trabalhar com entregas.

Yamaha Fazer FZ 25

A naked da Yamaha é uma belíssima moto. Modelo consagrado no mercado brasileiro, tem várias versões - com diferentes grafismos. E com os mesmos R$ 21 mil da Honda CG 160, você consegue comprar uma FZ 25 ano 2022 com baixa quilometragem. Duvida? Clica no link aí embaixo para conferir.

A Yamaha Fazer FZ 25 exibe bom desempenho, design bacana e boa rede Yamaha para assistência
Crédito: Divulgação
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Vale lembrar que a FZ 25 tem um robusto motor de 249 cm³, flex, que entrega até 21,5 cv de potência com 2,3 kgf.m de torque (com etanol) - números bem superiores aos da Honda CG 160. Para completar, a Yamaha tem uma boa rede de concessionários, peças paralelas existem em bom número para o modelo e seu desempenho é divertido e muito satisfatório.

Honda CB 500F

Se você quer uma naked e também faz questão de comprar uma Honda, calma! Uma opção interessante pode ser a CB 500F - que, acredite, você encontra até por R$ 20 mil a R$ 22 mil. Naturalmente serão as mais "antigas" (mas não é a "italiana" dos anos 90), com quilometragem provavelmente alta. Você terá que garimpar para encontrar uma em bom estado e que não vá te dar problema.

A Honda CB 500F é, até hoje, uma das melhores motos à venda no mercado brasileiro
Crédito: Divulgação
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Se encontrar, levará para casa um autêntico "motão". A CB 500F tem motor bicilíndrico, injetado e refrigerado a água, que entrega cerca de 50 cv de potência e 4,5 kgf.m de torque. As mais antigas não têm ABS, então tome cuidado porque já aceleram forte. Para quem quer uma moto forte sem gastar muito, a CB 500F é uma excelente opção!

Kawasaki Z300

Outra boa oppção de naked urbana, que curiosamente pouca gente lembra, é a Kawasaki Z300. É uma moto bonita, moderna - mesmo as mais "antigas" - e com desempenho de gente grande.

O motor de 296 cm³, bicilíndrico e refrigerado a água, rende 39 cv de potência com 2,8 kgf.m de torque. A transmissão tem seis marchas, mas as mais antigas - que se encaixam na nossa faixa de preço - ainda não tinham ABS.

Quer desfilar bonito pagando preço de CG? Pense em uma uma Kawasaki Z300
Crédito: Divulgação
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Vale a pena pesquisar a Z300 - você encontra unidades ano/modelo 2015/2016 e até 2017/2018 com baixa quilometragem na faixa dos R$ 22 mil. A Kawasaki tem rede de concessionárias relativamente pequena - 36 lojas - e há poucas peças paralelas. Mas "desfilar" de Kawasaki é outra parada...

 

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