A Honda prometeu o Forza para o mercado brasileiro lá em 2020, mas a chegada do scooterzão atrasou devido a vários motivos. No meio do caminho surgiram a pandemia mundial de Covid-19, a paralisação das fábricas em todo mundo, o início da retomada com falta de insumos, a alta do dólar e a mudança na motorização do modelo - que passou de 300 cm³ para 350 cm³ -, entre outros.
Mas agora, conforme antecipamos em janeiro último, o Forza está confirmadíssimo para o mercado brasileiro e a Honda confirmou ao WM1 que o modelo será apresentado "até o final deste ano" - o que dá a entender que chegará mais para o último bimestre, provavelmente como linha 2023. Enquanto isso, o scooter acaba de ser apresentado na Índia, onde as vendas começam já na primeira semana de agosto.

A chegada do modelo ao mercado indiano é um bom sinal: indica que a produção vai de vento em popa e que há volume significativo - vale lembrar que o mercado indiano de motocicletas e scooters é, atualmente, o maior do mundo. Se não houvesse capacidade produtiva, a Honda não lançaria o Forza por lá. Nem o confirmaria para cá.
Lá fora o Forza 350 é vendido em duas versões, standard e Roadsync. Esta segunda leva esse nome porque incorpora a tecnologia Roadsync, que permite o acesso a recursos inteligentes como o Honda Smartphone Voice Control System (HSVCS). O HSVCS permite que um piloto atenda chamadas e mensagens, use a navegação do GPS do smartphone e também ouça música em movimento através do controle de voz via conectividade Bluetooth.
Nas duas versões o Forza 350 é empurrado pelo mesmo motor monocilíndrico de 329,6 cc com refrigeração líquida, que produz 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e 3,2 kgf.m de torque a 5.250 rpm. Ambas também têm suspensão traseira bichoque (a dianteira é convencional), freios a disco nas duas rodas de liga leve - 15 polegadas na dianteira e 14 polegadas na traseira -, pneus sem câmara, controle de tração e ABS nas duas rodas.
O bonito painel de instrumentos tem dois relógios analógicos separados por uma tela central de LED com fundo azul. As funções ali exibidas são alternadas por teclas de função no comutador esquerdo - a tela informa consumo médio de combustível, hodômetros total e parciais e até alertas de manutenção.
Para completar, o Forza 350 tem sinal de parada de emergência (ESS) - o pisca-alerta é acionado automaticamente nas frenagens mais severas -, iluminação totalmente em LED, para-brisa com ajustes elétricos (varia a altura em até 18 cm), tomada USB no porta-luvas e espaço sob o banco para dois capacetes integrais.
No mercado brasileiro o Forza 350 vai enfrentar os modelos Yamaha XMax 250 (R$ 27.990), Dafra Citycom HD 300i (R$ 27.490), Kymco Downtown 300i (R$ 32.400) e Kymco People GTi 300 (R$ 25.950). Para se dar bem, terá que ter preço competitivo.