A Honda Fireblade é uma lenda entre as motos esportivas, inclusive no Brasil. É motivo de comemoração, então, que a marca tenha acabado de anunciar que a linha 2023 da CBR 1000 RR-R Fireblade SP será vendida por aqui.
Mas a festa tem duplo motivo: a Fireblade virá na versão Special Edition 30th Anniversary, que é uma série especial numerada comemorativa dos 30 anos da moto, cuja primeira encarnação foi lançada em 1992.
Essa série especial reproduz o layout da Fireblade pioneira, além do grafismo "Grand Prix Red" inspirado nas cores da Honda Racing Corporation (HRC). Aliás, a atual versão da Fireblade foi desenvolvida justamente sob supervisão da HRC.
A Fireblade 2023 (que lá fora é de 2022) não tem aperfeiçoamentos técnicos ou mecânicos em relação ao modelo 2021, ano em que surgiu esta mais recente geração.
Porém, sofreu algumas mudancinhas para otimizar as características do motor, a maneabilidade e a aerodinâmica - e, assim, oferecer uma performance ainda melhor em pista. Afinal, os circuitos são os melhores lugares para explora o poder dessa máquina.
Nesta versão 2023, o motor de quatro cilindros em linha manteve a potência de 217,5 cv a 14.500 rpm e o torque máximo de 11,5 kgf.m a 12.500 rpm. E também características como os pistões de alumínio forjado e as bielas de titânio.
Mas a caixa do filtro e os canais das tomadas de ar que a alimentam foram redesenhados para otimizar os fluxos, e os dutos de admissão foram ajustados para aumentar a velocidade do fluxo de ar.
O mesmo ocorreu com os dutos dos gases de escape, que chegam ao catalisador de modo mais eficiente. Isso foi obtido pelo novo desenho da parte intermediária do sistema de escape 4-2-1. Com essas mudanças, a moto passa a oferecer respostas melhores em baixas e médias rotações, o que beneficia as acelerações em saída das curvas.
E há mais: o controle de tração está mais afinado, o que resulta em maior sensibilidade no acelerador. Já a carga da mola de retorno do sistema TBW do acelerador eletrônico foi reduzida, o que em conjunto com o ajuste do controle de tração dá ao piloto uma conexão mais precisa entre punho do acelerador e roda traseira.
Os modos quatro modos de pilotagem foram mantidos - combinam quatro parâmetros: potência (P), freio-motor (EB), anti-wheeling (W) e sistema HSTC (T). Além disso, o controle de largada também regulável e o quickshifter foram revisados.
As outras importantes especificações da moto continuam como antes. Caso da fixação do conjunto mola-amortecedor Öhlins TTX36 Smart-EC totalmente regulável na parte traseira do motor,da balança de alumínio e da suspensão dianteira semi-ativa Öhlins NPX com tubos de 43 mm de diâmetro. Os freios, claro, são Brembo Stylema com ABS que prevê ajuste para uso em pista.
A moto ainda tem amortecedor de direção eletrônico, sistema que reduz a propensão da roda traseira se levantar do solo em frenagens fortes (rear lift control), painel com tela de TFT de cinco polegadas personalizável, chave presencial.
Por ser um modelo comemorativo dos 30 anos de lançamento da primeira Fireblade, a moto será oferecida em duas combinações de cores. Uma é a clássica tricolor, que reproduz o grafismo das Fireblade usadas no Campeonato Mundial de Superbike pela equipe HRC.
A outra é que reproduz em versão atualizada os grafismos e cores da versão pioneira de 1992, em uma versão comemorativa com aplicação do logo “30th Anniversary” no tanque, na chave presencial e na ponteira de escape Akrapovic de titânio - além de numeração gravada na mesa superior da suspensão dianteira.
As duas versões da Fireblade 2023 chegarão às concessionárias em fevereiro, com os seguintes preços (base Distrito Federal):
. Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP: R$193.500
. Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP 30th Anniversary: R$ 198.500



Email enviado com sucesso!