Honda Lead 110 esbanja conforto e praticidade

Recém-chegado às concessionárias, scooter da marca japonesa tem um bom conjunto ciclístico e autonomia para rodar até 200 km
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Agência Infomoto
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- No Brasil, o mercado de scooters está em franco crescimento. É dominado pelo Suzuki Burgman 125 e pelo Yamaha Neo CVT que, juntos, já venderam mais de 51 mil unidades desde 2008. Depois de anos sem nenhum produto na categoria, a Honda lançou o Lead 110, modelo mundial que está em sua quarta geração. Sua missão é clara: formar uma nova geração de motociclistas e abocanhar uma fatia desse mercado.

Para a marca, o Lead 110 ajuda a disseminar a cultura de duas rodas no país. Atributos não lhe faltam, como, por exemplo, agilidade no trânsito, facilidade de condução, economia, segurança e muito espaço para transportar pequenos objetos, além de uma pitada de tecnologia. O novo scooter está equipado com injeção eletrônica, sistema de freios CBS Combined Brake System e transmissão automática CVT. O modelo está desembarcando nas concessionárias com preço sugerido de R$ 6.250.

Antes de abordar os aspectos técnicos e impressões ao pilotar, temos que destacar no Lead 110 sua funcionalidade e conforto. No anteparo do escudo frontal há espaço suficiente para carregar a carteira, celular, óculos e até um MP3. Há também uma alça para levar uma pequena sacola de supermercado. Sob o banco, mais espaço. No compartimento é possível transportar até dois capacetes ou pequenas comprar, material escolar etc.

Outro ponto positivo para o Lead é que o bocal do tanque de gasolina fica na parte externa, perto do assoalho, em vez de estar sob o assento. Ou seja, o condutor não precisa levantar o banco para completar o tanque. Além disso, o reservatório de combustível de 6,5 litros sob o assoalho abaixa o centro de gravidade, o que se reflete em um melhor equilíbrio do modelo.

Motor e ciclística

O Honda Lead 110 conta com um motor monocilíndrico de 108 cm³, OHC comando simples no cabeçote, com arrefecimento líquido. O propulsor gera potência máxima de 9,2 cv a 7.500 rpm e torque de 0,97 kgm a 6.000 rpm. O pequeno propulsor está equipado com sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI. Além de atender com folga o Promot 3 Programa de Controle de Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares, o Lead é econômico. Rodando exclusivamente no trânsito de São Paulo, o scooter da Honda teve uma média de consumo de 33,4 km/l. Ou seja, o modelo tem autonomia para rodar cerca de 200 km.

Para facilitar a vida dos “marinheiros de primeira viagem”, o scooter apresenta transmissão automática CVT transmissão continuamente variável. Em vez de o piloto trocar de marcha, basta dar o “start” e acelerar. Como em outros modelos, o Lead só liga se um dos manetes de freio for acionado. Em razão de seu torque, o scooter Honda larga na frente dos carros quando o farol abre. Já a velocidade máxima não passa dos 90 km/h.

“Urbanóide” por vocação, o Lead 100 encara com bastante desenvoltura o trânsito carregado. Porém não vá esperar o mesmo desempenho de uma 150 cm³. O scooter da Honda não foi projetado para o trabalho, mas sim como meio de transporte ágil e dinâmico. O condutor com experiência na condução de uma motocicleta sentirá falta do câmbio para reduzir marchas quando o Lead encarar uma subida mais acentuada.

Na dianteira o Lead conta com garfo telescópico com 90 mm de curso e disco simples de 190 mm de diâmetro da marca Nissin. Já na traseira, suspensão monoamortecida com 84 mm de curso e freio a tambor de 130 mm. Como grande diferencial frente à concorrência, o Lead está equipado com o exclusivo sistema de freios combinados. Na prática, ao acionar o freio traseiro manete esquerdo, o dianteiro entra em funcionamento simultaneamente, diminuindo o tempo de frenagem e aumentando a segurança. Em razão de sua ciclística, o Lead consegue mudar de direção com muita facilidade. Característica fundamental para sua grande agilidade.

Outro diferencial está na roda dianteira de 12’’ e de 10’’ na traseira, calçadas com pneus feitos em Taiwan, da marca Cheng Shin. Como comparação, o Suzuki Burgman tem rodas de 10 polegadas na frente e atrás. Aliado ao grande e confortável assento, as suspensões, pneus e banco contribuem também para uma melhor absorção dos impactos. Resumindo, o conjunto de suspensão e freios está de acordo com a proposta urbana do veículo. Porém, se o asfalto for muito ondulado, o scooter – e o piloto – sofrerá um pouco.

Design e conforto

Pouca gente sabe, mas Lead 110 é o scooter Honda mais vendido no mundo. O modelo tem mais de 20 anos de “estrada”. Construído sobre um chassi monobloco underbone, o modelo tem linhas clássicas traduzidas pelo escudo frontal e guidão com farol, além dos piscas integrados à lanterna. Completo, o painel de instrumentos é composto por velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível e indicador da temperatura do motor, além de luzes-espia da injeção eletrônica, piscas e farol alto.

Além do espaçoso assento, o escudo frontal e o assoalho oferecem maior conforto e segurança para pernas e pés. Para a garupa, o Lead 110 conta com pedaleiras de alumínio retráteis e alças em alumínio, integradas ao bagageiro, que pode receber ainda um pequeno bauleto.

A expectativa da Honda é vender 18 mil unidades até o final do ano ao preço público sugerido de R$ 6.250. Porém, na prática, o valor cobrado na concessionária é bem diferente. Nas concessionárias Honda pesquisadas na capital paulista, o Lead 110 tem preço entre R$ 6.990 e R$ 7.200. O modelo tem um ano de garantia, sem limite de quilometragem.

FICHA TÉCNICA – Honda Lead 110

MOTOR Quatro tempos, monocilíndrico, OHC, duas válvulas por cilindro, arrefecido a líquido, 108 cm³
POTÊNCIA9,2 cv a 7.500 rpm
TORQUE0,97 kgm a 6.000 rpm
ALIMENTAÇÃOInjeção eletrônica
CÂMBIO CVT V-Matic
PARTIDA Elétrica e a pedal
RODAS Dianteira de aro 12” e traseira de aro 10”, em liga-leve
PNEUS Dianteiro 90/90-12 44j; traseiro 100/90-10 56 j
CHASSI Monobloco, underbone, com comprimento de 1.838 mm, largura de 668 mm, entreeixos de 1.274 mm, altura de 1.125 mm, altura do assento de 740 mm e peso a seco de 109 kg
TANQUE6,5 l
SUSPENSÃO Dianteira com garfo telescópico com 90 mm de curso; traseira monoamortecida com 84 mm de curso
FREIOSDianteiro com disco simples de 190 mm de diâmetro; traseiro com tambor de 130 mm de diâmetro
COR Não divulgada
PREÇO R$ 6.250

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