Honda Monkey: de brinquedo a opção de moto urbana

Divertido e econômico, modelo que surgiu nos anos 60 e teve várias gerações acaba de ganhar linha 2022 no Reino Unido

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Roberto Dutra
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A Honda Monkey é uma das motocicletas mais curiosas, exóticas e até divertidas da história. Literalmente: nasceu no Japão como uma espécie de brinquedo motorizado em versões com motores de 50 cm³ e 100 cm³ e, com o tempo, se tornou uma opção de mobilidade urbana barata e econômica por lá.

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Honda Monkey é um modelo exótico, curioso e divertido
Crédito: Divulgação
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A minimoto saiu de linha em 2017, mas já no ano seguinte voltou a ser produzida. Com o tempo, foi além de sua terra natal e passou a ser vendida em outros países - com o mesmo sucesso. Tanto que uma nova geração, bem modernizada, acaba de ser lançada na Inglaterra.

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A Monkey é leve e ágil, e ainda tem suspensões altas, rodas de liga leve e pneus de uso misto
Crédito: Divulgação
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Essa Monkey moderninha - Gorilla e Ape são nomes usados em outros mercados - tem peso e medidas enxutas. Com 104 quilos para seus 1,71 m de comprimento e 1,03 m de altura, pode ser pilotada até por adultos sem sofrimento.

Aliás, o banco é 1,5 cm mais baixo que o de uma CG 160 - e a best-seller nacional é 32 cm mais comprida. entre suas várias especificações atraentes estão as suspensões altas, as rodas de liga leve, os pneus de uso misto, o guidão custom e o banco confortável. Quem não gostaria de ter um brinquedo assim em casa?

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O painel é minimalista como a própria moto: apenas um mostrador - porém digital e com moldura cromada
Crédito: Divulgação
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A linha 2022 tem motor de 125 cm³ e 9,4 cv de potência e também ganhou uma nova caixa com cinco marchas no lugar da anterior, de quatro marchas - que lhe dá uma tocada mais suave e ainda mais econômica por trabalhar em giros mais baixos.

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A moto é pequena, mas o acabamento é de gente grande: banco sofisticado e na moldura cromada da lanterna
Crédito: Divulgação
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Esse motor, ainda por cima, é adequado à rigorosa legislação de emissões Euro 5. Isso quer dizer que, nesse quesito, se encaixaria perfeitamente nas leis brasileiras de emissões. Infelizmente, a Monkey nunca foi vendida por aqui oficialmente, pois seria uma ótima opção - em termos de tamanho - aos limitados scooters de 50 cm³ que têm mercado cativo no país.

Sim, o preço de venda certamente seria bem mais alto que os das cinquentinhas. Até porque, em muitas cidades do interior, estas sequer são emplacadas. Na Inglaterra, a Monkey é importada e custa o equivalente a R$ 27 mil, em conversão direta. Claro que aqui, com produção ou montagem local, seria vendida por bem menos. Mas não conseguiria custar menos de R$ 10 mil, como uma Shineray Jet 50, por exemplo.

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O nome "Monkey" aparece na tampinha lateral esquerda. Até o logotipo da motoquinha é divertido
Crédito: Divulgação
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Por outro lado, o consumo seria convidativo: segundo a Honda, a Monkey faz mais de 65 km/l! E a velocidade máxima não deixa a desejar já que se trata de um veículo fundamentalmente urbano - 91 km/h.  Já imaginou olhar para o trânsito e ver um monte de Honda Monkey? A vida seria bem mais divertida!

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